Economia Fechada

PUBLICIDADE

Conceito

A economia fechada é aquele que não tem atividade de comércio com economias externas. Uma economia fechada é auto-suficiente, o que significa que nenhuma importação entra no país e nenhuma exportação sai do país. A intenção de uma economia fechada é fornecer aos consumidores domésticos tudo o que precisam dentro das fronteiras do país.

Economia fechada – significado

Uma economia fechada é um país que não importa nem exporta. Uma economia fechada se vê como auto-suficiente e afirma que não quer negociar internacionalmente. Na verdade, acredita que não precisa negociar.

Em uma economia completamente fechada, não há importações ou exportações. O país afirma que produz tudo o que seus cidadãos precisam. Também nos referimos a esse tipo de economia como isolacionista ou autárquica.

Uma economia fechada é o oposto de uma economia aberta ou de uma economia de mercado livre. As economias abertas negociam com outras nações; eles importam e exportam bens e serviços. Por isso, também os chamamos de nações comerciais.

Manter uma economia fechada é mais difícil hoje do que há duzentos anos.

Certas matérias-primas são vitais para a produção de muitos produtos. Por exemplo, sem petróleo, um país não poderia funcionar hoje. Muitos países, como o Japão, precisam importar quase todas as suas matérias-primas.

O que é uma Economia Fechada?

Economia fechada

Economia Fechada

Considerada uma anomalia no mundo de hoje, uma economia fechada é uma estratégia que concentra todas as transações econômicas para dentro, e não para fora.

A idéia por trás da economia fechada é atender a todas as necessidades dos consumidores com a compra e venda de bens e serviços que são produzidos internamente.

Além de atender às necessidades e desejos de todos os consumidores da economia, o método também exclui a possibilidade de exportar bens e serviços. Assim, a economia é considerada completamente auto-suficiente.

Quando o conceito de economia fechada é aplicado a uma localização geográfica, como um país, o sistema é normalmente chamado de autarquia.

Essencialmente, uma autarquia faz grandes esforços para evitar o comércio com outros países. Usando os recursos naturais e os talentos combinados da população, o país procurará atender a todos os desejos e necessidades do país, através do desenvolvimento e aplicação de todos os materiais localizados dentro dos limites geográficos da nação.

As economias fechadas são o oposto das economias abertas.

Com uma economia aberta, muitos dos bens e serviços produzidos no país são exportados para clientes em todo o mundo.

Ao mesmo tempo, a economia aberta encoraja ativamente a importação de quaisquer bens ou serviços que não possam ser produzidos internamente a preços competitivos. A economia aberta motiva a interação em uma comunidade global, enquanto uma economia fechada é definitivamente construída sobre o conceito de isolamento de outros países.

No mundo de hoje, a ideia de uma economia fechada tornou-se cada vez menos prática.

Quase todos os países do mundo funcionam com a ajuda de bens importados de algum tipo.

Ao mesmo tempo, a maioria dos países procura ativamente desenvolver bens e serviços que possam ser produzidos a baixo custo e vendidos em outro lugar com um lucro substancial.

Mesmo em comunidades religiosas que já foram capazes de manter uma economia fechada dentro de uma sociedade agrária, a tendência é incluir algum grau de interação econômica com a comunidade em geral.

O que é uma economia privada fechada?

Uma economia privada fechada é aquela em que um país não permite que as economias externas afetem as práticas econômicas domésticas.

O ambiente cada vez mais global dificulta a existência desse tipo de economia.

Nenhum comércio existe entre a economia doméstica e as nações ao seu redor; todas as mercadorias vêm de dentro das fronteiras de um único país. O problema aqui é quando um país não fornece os recursos necessários para o crescimento da economia interna. O resultado é muitas vezes uma economia subdesenvolvida com cidadãos que não podem se elevar acima de um certo estilo de vida ou nível econômico.

As economias são geralmente o resultado de entidades governamentais ou indivíduos que residem dentro das fronteiras de um país.

Em alguns casos, uma economia privada fechada pode ter os fundamentos de uma economia de mercado, capitalista ou de comando.

Em alguns casos, o último pode ser o resultado, porque não há recursos econômicos suficientes para todos os cidadãos. A entidade governamental – ou uma designada pelos cidadãos – distribuirá os recursos conforme necessário. A entidade governamental também pode impor restrições pesadas às da economia, a fim de evitar o comércio com outros países.

A autarquia é uma característica comum em uma economia privada fechada. Indivíduos que vivem no país devem ser auto-suficientes, garantindo que suas ações ajudem a aumentar a economia como um todo. Este termo também pode ser aplicado à nação como um todo, onde as ações da entidade governamental ou do corpo diretivo criam um ambiente auto-suficiente para toda a economia. Isso pode levar a algumas situações diferentes em uma economia privada e fechada, como o chauvinismo ou o patriotismo. Estes são dois conceitos que podem ser a base de uma mentalidade para a economia da nação.

O chauvinismo é um conceito que significa que uma nação só pode alcançar objetivos econômicos através do menosprezo de outras nações. Por exemplo, um país pode construir sua economia dizendo a seus cidadãos que os recursos de outras nações são inferiores.

Essas observações depreciativas tornam difícil para o país expandir sua economia fechada privada porque os cidadãos não acreditam que outras economias valham a pena.

Restrições políticas podem não ser necessárias aqui devido à mentalidade de cidadãos individuais, uma vez que impede a interação com outros países por razões econômicas.

O patriotismo é um pouco menos prejudicial do que o chauvinismo em termos econômicos. É uma crença que a nação tem a capacidade de ter sucesso economicamente sem o uso de outras nações. A liberdade é muitas vezes uma parte central desta economia privada fechada. Um senso de nacionalismo ajuda a economia a ter sucesso entre todos os outros.

Problemas podem existir com essa mentalidade, mas eles podem ser menos prejudiciais do que o chauvinismo.

Por que fechar uma economia?

Uma economia completamente aberta corre o risco de ficar excessivamente dependente das importações, ou os produtores domésticos podem sofrer porque não podem competir a preços internacionais baixos. Portanto, os governos usam controles como tarifas, subsídios e cotas para apoiar empresas nacionais. Embora as economias fechadas sejam raras, um governo pode fechar uma indústria específica da concorrência internacional. Alguns países produtores de petróleo têm um histórico de proibir as empresas petrolíferas estrangeiras de fazer negócios dentro de suas fronteiras.

QUEBRANDO a “Economia Fechada”

Manter uma economia fechada é difícil na sociedade moderna, porque as matérias-primas, como o petróleo bruto, desempenham um papel vital como insumo para os bens finais. Muitos países não possuem matérias-primas naturalmente e são forçados a importar esses recursos. As economias fechadas são contra-intuitivas à moderna teoria econômica liberal, que promove a abertura dos mercados domésticos aos mercados internacionais para capitalizar as vantagens comparativas e o comércio. Especializando-se em trabalho e alocando recursos para suas operações mais produtivas e eficientes, empresas e indivíduos podem aumentar sua riqueza.

Não há economias completamente fechadas. Como proporção do PIB, o Brasil importa a menor quantidade de mercadorias no mundo e é a economia mais fechada do mundo. As empresas brasileiras enfrentam desafios em termos de competitividade, incluindo valorização do câmbio e políticas defensivas do comércio. No Brasil, apenas as maiores e mais eficientes empresas com economias de escala significativas podem superar as barreiras à exportação.

O Brasil foi considerado por um longo tempo como uma economia fechada, já que a maioria dos produtos eram produzidos diretamente no país e importava pouco ou nada dos países externos.

Fonte: www.investopedia.com/www.wisegeek.org/marketbusinessnews.com/www.investorwords.com/www.weforum.org

Veja também

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na planície …

Neolítico

PUBLICIDADE Neolítico – O que é O termo Período Neolítico refere-se ao último estágio da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.