PUBLICIDADE
O Parque Nacional de Jericoacoara é um parque nacional do Brasil, localizado no município de Jijoca de Jericoacoara, estado do Ceará.
Em sua orla está localizada a famosa Praia de Jericoacoara.
A palavra Jericoacoara vem do tupi (língua indígena) e significa “covil das tartarugas”. É uma cidade e uma praia do Ceará, assim como o nome do parque nacional criado em seu entorno. Jericoacoara é um local com condições favoráveis para a prática de windsurf e sandboard.
Este exótico Parque Nacional no Brasil é difícil de soletrar, mais difícil de pronunciar e certamente não é um lugar muito fácil de encontrar. Rodeado por uma linda areia branca, lagos e belezas naturais, este epítome do paraíso é encontrado no extremo norte do Brasil.
Parque Nacional de Jericoacoara – Objetivo
Proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar oportunidades controladas para uso público, educação e pesquisa científica.
DECRETO E DATA DE CRIAÇÃO: Foi criado pelo Decreto s/n de 04 de fevereiro de 2002.
ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS
Parque Nacional de Jericoacoara
Um fato de grande relevância histórica é o relato de Vicente Yanes Pizon (Capitão da Nau Nina, da frota de Cristovão Colombo), que ancorou na enseada de Jericoacoara em 1499.
Porém tal fato não foi oficializado em sua época por consequência do Tratado de Tordesilhas, que entrara em vigor no mesmo ano.
ÁREA, LOCALIZAÇÃO E ACESSOS
Parque Nacional de Jericoacoara – Pedra Furada
Possui uma área de 8.416,08 Ha.
Localizada a 300 km ao norte de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, Jericoacoara é uma das praias mais internacionais de todo o litoral brasileiro, reunindo um acervo de muitas e variadas belezas no Parque Nacional, Nordeste do Brasil.
CLIMA
O clima da região é caracterizado como quente e úmido, com chuvas do verão ao outono (Koepen), com temperaturas médias oscilando entre 35 ° C e 22 °C e com o período de seca variando de 5 a 6 meses.
A média anual pluviométrica é de 1364mm (Governo do Ceará).
QUE VER E FAZER (ATRAÇÕES ESPECIAIS)/ÉPOCA IDEAL PARA VISITAÇÃO
Os maiores atrativos turísticos da região são: os campos de dunas, prais e o singular afloramento rochoso do substrato cristalino denominado Serrote.
RELEVO
O ambiente costeiro apresenta-se extremamente vulnerável e composto por paisagens distintas: Serrote, Restinga, Dunas, Lagoas, Tabuleiro, Manguezal, Gramados Halofíticos e praias.
VEGETAÇÃO
Possui bioma costeiro.
A vegetação é caracterizada por diversas fitofisionomias, como cerrado, caatinga.
Vegetação de porte herbáceo e gramíneas.
FAUNA
A fauna desta região é representada principalmente pela avifauna, ictiofauna e cetáceos, porém há relatos e evidências de mamíferos de pequeno e médio porte. Há 38 famílias de aves no local, sendo que várias espécies são raras ou estão ameaçadas de extinção.
USOS CONFLITANTES QUE AFETAM A UNIDADE E SEU ENTORNO
O mangue, um dos mais destacados ecossistemas ocorrentes nesta região, está fortemente pressionado pela ocupação humana em suas bordas, com destaque para o assentamento do INCRA em Mangue Seco.
Fonte: www.brasilturismo.com/traveltriangle.com/heroesofadventure.com
Redes Sociais