PUBLICIDADE
Quais são as Equações de Maxwell?
As quatro Equações de Maxwell descrevem os campos elétricos e magnéticos resultantes das distribuições de cargas e correntes elétricas e como esses campos mudam no tempo.
Eles foram a destilação matemática de décadas de observações experimentais dos efeitos elétricos e magnéticos de cargas e correntes, além da profunda intuição de Michael Faraday.
A contribuição de Maxwell para essas equações é apenas o último termo da última equação – mas a adição desse termo teve consequências dramáticas. Tornou evidente pela primeira vez que campos elétricos e magnéticos variados poderiam se alimentar uns aos outros – esses campos poderiam se propagar indefinidamente pelo espaço, longe das cargas e correntes variáveis de onde se originaram.
Anteriormente, esses campos tinham sido imaginados como ligados às cargas e correntes que os originavam. O novo termo de Maxwell (chamado de corrente de deslocamento) os libertou para se mover pelo espaço de forma auto-sustentável, e até previu sua velocidade – era a velocidade da luz!
Equações
1) Lei de Gauss para campos elétricos
A integral do campo elétrico de saída sobre uma área que envolve um volume é igual à carga total no interior, em unidades apropriadas.
2) A fórmula correspondente para campos magnéticos
Não existe carga magnética: não há “monopólos”.
3) Lei de Faraday da indução magnética
O primeiro termo é integrado em torno de uma linha fechada, geralmente um fio, e dá a mudança total de voltagem ao redor do circuito, que é gerado por um campo magnético variável que passa pelo circuito.
4) Lei de Ampère mais a corrente de deslocamento de Maxwell
Isto dá a força magnética total em torno de um circuito em termos da corrente através do circuito, mais qualquer campo elétrico variável através do circuito (que é a corrente de deslocamento).
Fonte: Portal São Francisco
Redes Sociais