PUBLICIDADE
O que é corrente contínua?
A corrente contínua (CC) é unidirecional, portanto o fluxo de carga está sempre na mesma direção. Ao contrário da corrente alternada, a direção e amperagem da corrente contínua não mudam. É usado em muitos eletrônicos domésticos e em todos os dispositivos que usam baterias.
Propriedades
A corrente contínua é definida pelo fluxo constante de elétrons (veja a figura 1) de uma área de alta densidade eletrônica para uma área de baixa densidade eletrônica. Em circuitos envolvendo baterias, isso é ilustrado pelo fluxo constante de carga do terminal negativo da bateria para o terminal positivo da bateria.
É muito mais caro e difícil mudar a tensão da corrente contínua em oposição à corrente alternada, tornando-a uma má escolha para a transmissão de alta tensão da eletricidade. No entanto, para distâncias muito longas, a transmissão HVDC pode ser mais eficiente que a corrente alternada.
Usos
A corrente contínua é usada em qualquer dispositivo eletrônico com uma bateria para uma fonte de energia.
Ele também é usado para carregar baterias, então dispositivos recarregáveis como laptops e telefones celulares, aplicações automotivas, aplicações de aeronaves e outras aplicações de baixa tensão e baixa corrente. Todos os painéis solares hoje em dia produzem corrente contínua. Aplicações comuns com corrente contínua no setor fotovoltaico são sistemas solares portáteis e outros dispositivos fora da rede.
Vantagens e Desvantagens da Corrente Contínua
Atualmente, para a distribuição de energia elétrica, a corrente alternada é usada principalmente, pois possui vantagens significativas sobre a corrente contínua na transmissão e na transformação.
Uma das maiores vantagens da CC é sua capacidade de ser usada em aplicações especiais.
Sempre que a transmissão de CA não for praticamente viável ou possível em longas distâncias, a energia CC é usada. Uma dessas aplicações são as linhas de transmissão CC sub-mar de alta tensão.
Fonte: Portal São Francisco
Redes Sociais