PUBLICIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA UNIDADE
Proteger e preservar amostra dos ecossistemas ali existentes, assegurar a preservação de seus recursos naturais, proporcionando oportunidades controladas para o uso público, educação e pesquisa científica.
Tem como objetivos preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, viabilizando pesquisas científicas, educação ambiental, recreação ao ar livre e ecoturismo.
A unidade de conservação é apoiada pelo Programa de Áreas Protegidas da Região Amazônica.
DECRETO E DATA DE CRIAÇÃO: Foi criado pelo decreto s/n de 29 de abril de 1998.
ANTECEDENTES LEGAIS: O Parque foi criado por força de convenção internacional, da qual o Brasil é signatário, que prevê a destinação de 10% dos ecossistemas existentes para Unidades de Conservação.
ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS
A área da unidade foi doada ao IBAMA pelo Ministério do Exército.
É uma das regiões de maior diversidade biológica da Amazônia, por ser uma zona de transição entre dois biomas distintos, formada por terrenos sazonalmente alagáveis da bacia do Rio Branco e trechos de terra firme sobre rochas Pré-Cambrianas.
As belezas cênicas da serra existente no local deu nome ao Parque.
Ao noroeste, a unidade faz interface com a reserva dos povos indígenas Yanomami.
ÁREA, LOCALIZAÇÃO E ACESSOS
O parque abrange partes dos municípios de Barcelos, Amazonas e Caracaraí, Roraima.Contígua à Terra Indígena Yanomami ao norte
O noroeste do parque tem um complexo de montanhas isoladas de outras cadeias das Guianas.
As altitudes variam de 100 a 1.700 metros. Contém pequenos riachos sinuosos cobertos por floresta de terra firme, áreas úmidas, rios com propriedades químicas e biológicas distintas (Rio Catrimani e Rio Água Boa do Univini) e várzeas aluviais.
Algumas das zonas húmidas são de natureza estritamente sazonal. A precipitação média anual é de 2.000 metros. As temperaturas variam de 24 a 36 °C com uma média de 28 °C.
Possui uma área de 350.960 ha. Está localizado no estado de Roraima, no município de Caracaraí. O acesso é feito através da BR-174, partindo-se de Boa Vista e percorrendo-se 130 Km de estrada asfaltada até Caracaraí. A partir daí, pela margem direita do rio Branco até o rio Água Boa do Univini, navega-se por aproximadamente 5 horas de barco.
CLIMA
O clima da unidade pode apresentar pequena estação de seca, com maiores quedas pluviométricas no outono, é constantemente úmido, sendo que tanto com as temperaturas como com as chuvas, sofre um mínimo de variação anual e mantém-se em nível elevado.
Parque Nacional da Mocidade
Parque Nacional da Mocidade
O QUE VER E FAZER (ATRAÇÕES ESPECIAIS)/ÉPOCA IDEAL PARA VISITAÇÃO
A unidade é nova e está em fase de implantação, não estando ainda aberta à visitação pública.
RELEVO
Parque Nacional da Mocidade
Superfícies pediplanadas, áreas de acumulação inundáveis e Inselbergs.
As superfícies pediplanadas são superfícies de aplainamento conservadas, elaboradas em litologias Pré-Cambrianas e Cenozóicas.
As áreas de acumulação inundáveis são áreas aplainadas com cobertura arenosa, periódica e/ou permanentemente alagadas, com drenagem fechada ou precariamente incorporada à rede fluvial.
Os Inselbergs são formas de relevo residual resultante do processo de pediplanação, isoladas em superfície de aplainamento conservada
VEGETAÇÃO: Floresta Amazônica e Cerrado.
FAUNA
Ainda é pouco conhecido, mas há várias espécies de aves migrantes do Hemisfério Norte que sazonalmente se deslocam para a América do Sul.
Fonte: www.brasilturismo.com
Redes Sociais