PUBLICIDADE
Miosite – Definição
A miosite é uma condição rara que afeta os músculos. O termo miosite significa “inflamação dos músculos”.
A miosite faz com que seu sistema imunológico ataque seus músculos. Dependendo do tipo de miosite que você tem, você terá dificuldade em se mover ou usar os músculos afetados. Não há cura para a miosite, mas na maioria dos casos, o tratamento pode colocá-la em remissão.
Os principais sinais são fraqueza muscular, músculos doloridos ou doloridos, tropeços ou quedas e cansaço extremo após andar ou ficar de pé. Se tiver algum destes sintomas, deverá ir ver o seu médico.
A miosite geralmente é causada por um problema subjacente com o sistema imunológico, onde, por engano, ataca o tecido saudável.
Em síntese: O termo “miosite” refere-se a uma inflamação geral ou inchaço do músculo. Muitas pessoas experimentaram músculos doloridos após exercícios vigorosos, uma condição que é temporária e melhora com o repouso.
Outras condições que podem causar fraqueza muscular e dor incluem infecção, lesão muscular causada por medicamentos, doenças hereditárias, desequilíbrios eletrolíticos e doenças da tireoide.
Mais frequentemente, no entanto, o termo miosite é usado para se referir a uma doença que envolve inflamação crônica dos músculos, muitas vezes ocorrendo junto com outros sintomas.
Esta condição também é conhecida como miopatia inflamatória idiopática.
Miosite – O que é
Miosite é uma palavra ampla para inflamação geral dos músculos voluntários ou esqueléticos, que são usados para o movimento corporal e são conscientemente controlados.
As causas da miosite são muito variadas e podem variar desde a causa mais provável, distúrbios autoimunes, até outras fontes, como infecções e lesões simples.
Outra causa menos comum é a ingestão de drogas hipolipemiantes, estatinas e fibratos, que podem produzir sintomas de miosite.
A presença de miosite no corpo pode ser indicada por níveis elevados de creatina quinase, ou CPK, no sangue. A CPK é uma enzima que estimula reações bioquímicas. Normalmente, adiciona fosfatos à creatina, um ácido orgânico natural do corpo que fornece energia aos músculos. Quando os músculos são danificados, suas células quebram e liberam CPK na corrente sanguínea, causando esses níveis elevados.
Existem quatro causas principais e comuns de miosite corporal. Uma causa, a miopatia inflamatória idiopática, inclui vários subtipos.
O tratamento de miosite de cada paciente irá variar dependendo da causa da inflamação.
Fibrodisplasia ossificante progressiva, uma doença autoimune rara, envolvendo malformação do esqueleto. Geralmente afeta atletas que sofrem uma lesão contundente.
Os pacientes com FOP são encorajados a descansar e recebem medicação anti-inflamatória. A cirurgia raramente é necessária, mas pode ser realizada se a condição impedir o movimento.
A fibromialgia é uma doença crônica, mas sem risco de vida, caracterizada por dores generalizadas nos músculos esqueléticos e nos tecidos moles, bem como problemas de sono, enxaquecas, fadiga e outros sintomas.
Normalmente, isso afeta as costas, ombros, pescoço, mãos e região pélvica do paciente. Embora a causa permaneça desconhecida, as mulheres são muito mais propensas a desenvolver a doença do que os homens.
Os tratamentos podem incluir medicamentos antidepressivos, anti-inflamatórios não esteróides, exercícios, técnicas de relaxamento e fisioterapia.
As miopatias inflamatórias idiopáticas são doenças que afetam o tecido conjuntivo, causando fraqueza muscular e inflamação constante.
Dermatomiosite é uma miopatia inflamatória idiopática que também inclui uma erupção cutânea. Embora não tenha cura, pode ser tratada com fisioterapia, medicamentos, repouso, órteses e terapia de calor.
A forma juvenil de dermatomiosite, que afeta crianças, envolve muitos dos mesmos tratamentos, mas também depende fortemente de medicamentos esteroides, suporte nutricional e uso de protetor solar.
Polimiosite
Outra miopatia inflamatória idiopática, a polimiosite, é uma doença rara e incurável que, além da fraqueza muscular e inflamação, pode ser caracterizada pela incapacidade de engolir.
Pode ser tratada com medicamentos e fisioterapia; outros tratamentos possíveis, incluindo radioterapia, permanecem sob investigação.
A miosite esporádica por corpos de inclusão, uma miopatia inflamatória idiopática que se caracteriza por um enfraquecimento lento e desintegração dos músculos, geralmente afeta pessoas idosas, homens mais frequentemente do que mulheres.
Também rara e incurável, seus sintomas podem ser controlados com medicamentos e fisioterapia; os pacientes geralmente requerem um auxílio para caminhar após a progressão da doença.
Miosite – Tipos
Miosite
A Miosite significa inflamação dos músculos que você usa para mover seu corpo. Uma lesão, infecção ou doença auto-imune pode causar isso.
Dois tipos específicos são: polimiosite e dermatomiosite.
A polimiosite causa fraqueza muscular, geralmente nos músculos mais próximos do tronco do seu corpo.
Dermatomiosite causa fraqueza muscular, além de uma erupção cutânea.
Existem diferentes tipos de miosite que afetam os músculos, incluindo:
Polimiosite – que afeta muitos músculos diferentes, particularmente os ombros, quadris e músculos da coxa; é mais comum em mulheres e tende a afetar pessoas de 30 a 60 anos
Dermatomiosite – que, além de afetar os músculos, provoca erupções cutâneas; também é mais comum em mulheres e afeta adultos e crianças
miosite reativa pós-infecciosa – que você pode obter após algumas infecções virais e faz com que os músculos fiquem inflamados; este tipo de miosite é geralmente leve e se instala sem tratamento
Miosite do corpo de inclusão (IBM) – que causa fraqueza muscular no quadríceps (músculos principais da coxa), fraqueza nos músculos do antebraço que flexionam os dedos e fraqueza nos músculos abaixo do joelho, o que pode causar queda do pé, dificultando o levantamento a parte da frente do seu pé e dos pés e fazendo com que o pé se arraste no chão ao caminhar. A Miosite do corpo de inclusão (IBM) é mais comum em homens e tende a ocorrer após os 50 anos de idade
Miosite – Causas
A miosite pode ser provocada por uma lesão, infecção ou doenças auto-imunes, tais como artrite reumatóide e lúpus. Os vírus, incluindo o resfriado comum, a gripe e o vírus da imunodeficiência humana (HIV), também estão associados à miosite. Certos medicamentos (como as estatinas) e drogas ilegais (como a cocaína) também podem causar miosite.
Os especialistas não sabem ao certo o que causa a miosite. Pode ocorrer por conta própria, mas às vezes é desencadeado por outras condições de saúde.
A miosite é uma doença autoimune. As doenças autoimunes são o resultado de seu sistema imunológico atacando acidentalmente seu corpo em vez de protegê-lo.
Não está claro por que seu sistema imunológico faz isso.
Algumas pessoas com outras doenças autoimunes são mais propensas a desenvolver miosite, incluindo:
Lúpus.
Artrite reumatoide.
Esclerodermia.
Algumas pessoas desenvolvem miosite após terem uma infecção viral, incluindo:
O frio comum.
Influenza (a gripe).
HIV.
Miosite – Sintomas
Miosite
Os sintomas de miosite incluem:
Fraqueza muscular.
Dor articular ou muscular.
Fadiga após andar ou ficar de pé.
Tropeçar ou cair.
Inchaço.
Dificuldade para respirar ou engolir.
Arritmia (se a miosite afetar seu coração).
Durante um episódio de sintomas, você pode ter problemas para se mover ou fazer certas atividades que normalmente consegue. Você pode se cansar mais rápido ou sentir que não consegue controlar seus braços, mãos ou pernas.
Diferentes tipos de miosite têm sintomas diferentes. Seu médico lhe dirá o que esperar e quais sintomas você experimentará.
Os médicos podem usar um exame físico, exames laboratoriais, exames de imagem e uma biópsia muscular para diagnosticar a miosite. Não há cura para essas doenças, mas você pode tratar os sintomas.
A polimiosite e a dermatomiosite são primeiramente tratadas com altas doses de um corticosteróide. Outras opções incluem medicamentos, fisioterapia, exercícios, terapia de calor, dispositivos auxiliares e descanso.
Miosite – Diagnóstico
Um profissional de saúde diagnosticará miosite com um exame físico e testes. Eles examinarão seus sintomas e perguntarão como se sente quando você faz certos movimentos ou movimentos.
Você pode precisar de alguns testes, incluindo:
Exames de sangue.
RM (ressonância magnética).
EMG (eletromiografia).
Uma biópsia muscular.
Miosite – Tratamento
Miosite
Não há cura para miosite, mas os sintomas podem ser gerenciados. Normalmente, o tratamento começa com altas doses de corticosteróides para reduzir rapidamente a inflamação. No entanto, miosite varia de pessoa para pessoa, por isso é importante tratar a causa subjacente da doença, seja antibióticos para infecções ou drogas anti-reumáticas modificadoras da doença (DMARDs – drogas Modificadoras de Atividade da Doença) para doença auto-imune.
Drogas imunossupressoras modificadoras da doença, como azatioprina e metotrexato, podem ser usadas quando os corticosteroides não funcionam. A imunoglobulina intravenosa também pode ser usada.
Os tratamentos típicos para miosite incluem:
Corticosteróides.
Imunossupressores.
Imunoglobulina intravenosa.
Seu médico ou fisioterapeuta lhe dará alongamentos e exercícios para manter os músculos afetados flexíveis e fortes. Isso pode ajudar a reduzir a dor e a rigidez e o quanto você é afetado por episódios futuros.
Miosite – Prevenção
Não há nada que você possa fazer para prevenir a miosite. Como os especialistas não sabem ao certo o que a causa, não há como saber quem a desenvolverá ou quando você sentirá os sintomas pela primeira vez.
Miosite Viral – O que é
A miosite viral é uma complicação rara de uma infecção viral que causa inflamação, enfraquecimento e dor nos músculos esqueléticos.
Uma pessoa pode ter dor muito isolada em um único grupo muscular, como músculos ao redor do quadril ou do ombro, ou a condição pode causar desconforto em muitos lugares diferentes do corpo de uma só vez.
Os sintomas tendem a se desenvolver rapidamente, e um indivíduo pode se ver incapaz de sair da cama nos últimos estágios da miosite viral.
O tratamento consiste tipicamente em um curso de drogas antivirais, fluidos para prevenir a desidratação, esteróides para reduzir a inflamação e um longo período de repouso no leito.
Infecção muscular e inflamação não são comuns com a maioria das infecções virais.
A maioria dos casos de miosite está relacionada a condições autoimunes em que o sistema imunológico ataca fibras nervosas e musculares saudáveis por engano, agindo como se fossem patógenos perigosos.
No caso da miosite viral, no entanto, o ataque do sistema imunológico não é equivocado. Patógenos virais realmente representam uma ameaça para o corpo.
O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é a causa mais comum de miosite. Infecções agudas de coxsackievirus, influenza e vários outros patógenos também podem levar à inflamação muscular.
Uma pessoa que desenvolve miosite provavelmente sentirá dor, fraqueza e inchaço em um ou mais músculos. O quadríceps nas pernas e músculos da parte inferior das costas são os locais mais comuns.
A inflamação também pode afetar os ombros, braços e pescoço. A miosite pode ser acompanhada por sintomas mais gerais de febre, fadiga e dores no corpo inteiro.
Em casos graves, os pulmões, os rins ou o coração também podem ser afetados, levando a complicações potencialmente fatais.
Um médico pode diagnosticar a miosite viral com um exame físico e exames de sangue.
O médico fará perguntas sobre a história e os sintomas do paciente e examinará diferentes músculos para localizar locais sensíveis. Testes de imagem, como ultra-sonografias e raios X, ajudam a confirmar o inchaço e a inflamação nos músculos. Amostras de sangue são rastreadas para a presença do HIV ou outro vírus que pode ser responsável pelos sintomas.
O tratamento da miosite depende em grande parte do tipo de vírus envolvido e da gravidade dos sintomas.
Pacientes com dor menor e febre baixa são prescritos medicamentos antivirais e instruídos a descansar bastante até que os sintomas desapareçam. Se uma pessoa tem desconforto significativo, ela pode ser hospitalizada para que antivirais, fluidos e corticosteróides possam ser administrados por via intravenosa.
Indivíduos com HIV-positivos tipicamente requerem tratamento inicial mais agressivo e terapia médica contínua ao longo da vida para suas condições.
A maioria dos casos de miosite viral pode ser resolvida ou pelo menos melhorada com tratamento cuidadoso.
Fonte: www.ninds.nih.gov/www.wisegeek.org/my.clevelandclinic.org/www.nhs.uk/www.arthritis.org/understandingmyositis.org