PUBLICIDADE
As tendências da Globalização Econômica, Política e Sociocultural
As tendências da globalização se fortalecem no passar dos séculos, onde a cadeia global se desenvolve cada vez mais, seguindo um padrão político e econômico estruturado na ideia do capital, no qual, submete muitas nações em situações de desgaste humano e natural, sinteticamente, em sua maioria, são os países localizados ao sul do globo terrestre, como o Brasil, país que foi colônia de diversos países europeus, predominantemente dos portugueses, ainda é submetido a várias formas de exploração e extinção: da cultura, da natureza e da nação, marcando um dos aspectos de sua contradição, pautada nesse modelo que desmonta o estado do bem estar social, não formula políticas fiscais de taxação progressiva com vistas à melhor distribuição de rendas, emprego, saúde, educação, moradia e seguro social. Não fiscaliza e controla os setores chaves da economia.
Mas o Estado abre suas fronteiras às finanças internacionais, desregulamentando ferramentas que permitem a proteção integral da economia nacional ou garantia dos trabalhadores, sempre em benefícios das grandes corporações, que ajudam, sobretudo, a difundir esse pensamento globalitário, como diria Milton Santos. Privatizam, consumem e exploram, onde a vida se torna uma mera manifestação da natureza, em que, os que não podem consumir, são alijados do sistema, compondo a imagem do fracasso.
Como diria Darcy Ribeiro: A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista. Ela é que encandece, ainda hoje, em tanta autoridade brasileira predisposta a torturar, seviciar e machucar os pobres que lhes caem às mãos. (RIBEIRO, 1996, p.120).
Qual é o desafio da América Latina, como indaga Eduardo Galeano: Vamos nos converter a triste caricatura do norte? Ou vamos gerar outro mundo diferente? Essas indagações pode-se levar a reflexão em todas as nações do sul global.
E também a reflexão ao norte, pois as mudanças também podem ser coletivas, visto que, os ditos países desenvolvidos também passam por problemas relacionados à extrema pobreza social, econômica, natural, etc. Nova Iorque possui 60 mil moradores de rua, 25 são crianças. Portanto, a perfeição nortenha, só se encontra nas telenovelas, séries e filmes.
Gean Alef Cardoso
Redes Sociais