Poesia Épica

PUBLICIDADE

Etimologia épico

É imperativo saber sobre a etimologia da palavra épico.

A palavra épico foi derivada de uma palavra grega epikos, o que significa uma palavra, música ou discurso.

Um épico é bem definido como uma longa história em verso que habita sobre um tema importante em um estilo e linguagem mais elegante. Épico é um longo poema narrativo em um estilo digno sobre os feitos de um herói ou heróis tradicional ou histórico; tipicamente um poema como a Ilíada ou a Odisséia com certas características formais.

Um épico é absolutamente parecido com uma balada (poema) praticamente em todas as suas características, no entanto, apenas uma coisa que diferencia épico de uma balada (poema) é o seu comprimento. Um épico é uma longa narrativa em verso, enquanto a balada (poema) é uma história curta em verso.

Definição de Poesia épica

Um poema épico é um poema longo e narrativo que geralmente é sobre atos heróicos e eventos que são significativos para a cultura do poeta. Muitos escritores antigos usaram poesia épica para contar histórias de aventuras intensas e realizações heróicas. Algumas das obras-primas literárias mais famosas do mundo foram escritas sob a forma de poesia épica.

Os poemas épicos eram particularmente comuns no mundo antigo porque eram ideais para expressar histórias oralmente. Estes trabalhos continuam a ser considerados hoje. Muitos estudantes do ensino médio lêem exemplos famosos de poesia épica, como Gilgamesh e A Ilíada.

Definição de Poema Épico

Tradicionalmente, um poema épico é uma narrativa longa, séria e poética sobre um evento significativo, muitas vezes com um herói. Antes do desenvolvimento da escrita, os poemas épicos foram memorizados e desempenharam um papel importante na manutenção de um registro dos grandes atos e da história de uma cultura. Mais tarde, eles foram escritos e a tradição para esse tipo de poema continuou.

Épicos, muitas vezes apresentam o seguinte: um herói que encarna os valores de uma cultura ou grupo étnico; algo vital que depende do sucesso das ações do herói; um amplo cenário, às vezes englobando o mundo inteiro; intervenção de seres sobrenaturais. Exemplos de épicos incluem Gilgamesh, Odisseia e Beowulf.

O que é Poesia Épica?

A poesia épica é a poesia que tem um tema amplo, um amplo cenário, um comprimento substancial e várias outras características que o parecem “maiores do que a vida” quando comparados a outras obras literárias. Alguns que são experientes com este tipo de trabalho se referem a tipos épicos de poesia como “góticos” no sentido de que ambas as palavras indicam uma grandiosidade de estilo. A palavra épica, bem como a palavra epistólica, que se refere à escrita de uma carta, vem da palavra grega para “escrever” ou “palavra / história escrita”.

Especialistas linguísticos e literários podem identificar algumas categorias básicas da poesia épica. Uma delas são poemas épicos que são atribuídos a um autor específico. O outro não está ligado a um autor específico, mas se desenvolve dentro de uma sociedade ao longo do tempo.

Ao olhar para a última forma de poesia épica, os especialistas podem identificar épicos que as sociedades pré-alfabetizadas geraram através da tradição oral ou verbal. Alguns dos principais exemplos desta forma de poesia épica tentam explicar uma cosmologia ou identificar vários deuses ou divindades. Outro tipo, que tem uma origem mais específica, ainda pode ser visto como poesia épica que se originou dentro de um contexto societal geral. Por exemplo, o poema épico Parsifal, atribuído a Chrétien de Troyes, pode ser visto como uma tentativa de revelar um amplo conjunto de idéias relacionadas ao nascimento do que chamamos de civilização ocidental. Outra épica que é comumente estudada no contexto da evolução cultural em inglês é o Beowulf épico, escrito em inglês antigo.

O que é um poema épico?

Um poema épico é uma longa narrativa composta em verso e não a forma de poesia em prosa mais curta.

A poesia épica é uma das mais antigas tradições literárias da civilização humana, existente desde a época da Mesopotâmia antiga e continuamente produzida nos tempos modernos. Estes poemas geralmente contêm contos de significado histórico ou cultural e muitas vezes seguem as aventuras de um herói ou grupo de heróis.

Os primeiros poemas épicos podem ter servido para reforçar valores culturais compartilhados dentro de uma nação e fornecer uma história mítica para um povo.

Os épicos clássicos antigos contêm referências a deuses e magias e muitas vezes apresentam um herói acossado por forças místicas.

Muitos poemas posteriores imitam essas obras anteriores e podem usar convenções literárias semelhantes, dependendo da cultura.

Os primeiros poemas baseados em tradições orais são freqüentemente chamados de épicos primários, enquanto os trabalhos posteriores são chamados épicos secundários ou literários.

Os povos antigos da Mesopotâmia, Grécia e Índia produziram vários épicos importantes que continuaram a influenciar o desenvolvimento e o estudo da literatura há milhares de anos. Os poemas antigos surgiram pela primeira vez como uma tradição oral para serem redirigidos pelos contadores de histórias em toda a cultura. O desenvolvimento da escrita nessas áreas permitiu que essas histórias fossem escritas e preservadas para gerações posteriores.

A Epopéia de Gilgamesh, A Ilíada, a Odisseia, e Mahabharata são os primeiros exemplos. As últimas civilizações romanas e outras continuaram esta tradição literária através do resto da era clássica.

Os primeiros épicos medievais continuaram principalmente como uma tradição oral.

Beowulf, Canção de Rolando e Poema do Cid são épicos europeus bem conhecidos compostos como canções para bardos ou Menestrel.

À medida que a alfabetização se tornou mais comum, o poema épico passou gradualmente para uma forma escrita na era medieval e no início da era moderna.

Alguns desses épicos, como A Divina Comédia, são importantes artefatos culturais, mas também ajudaram a definir a linguagem escrita dos países emergentes.

Os poemas épicos continuaram a ser uma importante tradição literária através da era moderna, embora gradualmente perdessem o poder de definir uma história nacional e um sistema de valores. Alguns épicos modernos procuram imitar formas clássicas anteriores, enquanto outras funcionam dentro das tendências poéticas de seu período de tempo.

Paraíso Perdido, Don Juan e A Rainha das Fadas são épicos significativos de diferentes pontos da era moderna.

Enquanto a poesia perdeu muito seu significado cultural nos séculos XX e início do século XXI, os escritores continuam a produzir e publicar épicos notáveis em uma variedade de gêneros literários.

A Epopéia de Gilgamesh

A história épica do herói babilônico Gilgamesh é um dos primeiros exemplos registrados de um poema épico. Gilgamesh foi escrito em tábuas de argila em cuneiforme por um sacerdote chamado Sin-Leqi-unninni. Muitos estudiosos acreditam que Sin-leqi-unninni foi inspirado em histórias babilônicas e sumérias sobre um rei da vida real que governou entre 2700 e 2500 aC.

.De acordo com o poema, Gilgamesh era um governante arrogante e inexperiente. Os deuses babilônicos estavam descontentes com a forma como Gilgamesh tratado seu povo, então eles enviaram um herói chamado Enkidu para orientar Gilgamesh e ajudá-lo a se tornar um líder melhor. Enkidu e Gilgamesh inicialmente lutaram; no entanto, Gilgamesh logo percebeu que Enkidu era um homem mais forte e um guerreiro melhor. Os dois se tornaram amigos rapidamente e passaram muitas aventuras juntos.

Um dia, a deusa babilônica Ishtar viu Gilgamesh, e ela ficou tão apaixonada pelo belo governante que pediu que ele se casasse com ela. Ishtar ofereceu ouro a Gilgamesh, jóias e os demônios da tempestade para puxar a sua carruagem. Ela prometeu que todos os reis da terra se curvariam diante dele. Apesar de todas essas promessas, Gilgamesh não estava interessado. Ele lembrou a Ishtar que matou ou mutilou todas as suas amantes anteriores.

Ishtar ficou irado e enviou o Touro do Céu contra Gilgamesh. Com a ajuda de Enkidu, Gilgamesh derrotou o touro e confrontou Ishtar. Enkidu estava especialmente irritado por Ishtar ter tentado matar seu amigo e ele amaldiçoou a deusa. Poucos dias depois, Enkidu ficou doente e morreu como resultado de sua maldição sobre a deusa sagrada.

Gilgamesh ficou devastado com a morte de seu companheiro e começou a temer sua própria morte. Gilgamesh procurou Utnapistim, que havia sobrevivido ao grande dilúvio que varreu a Mesopotâmia. Utnapistimdisse a Gilgamesh que a grande inundação tinha sido causada por um deus irritado que queria afogar o clamor da humanidade. O deus Ea ficou angustiado com a idéia de que todos os humanos se afogariam, então ele disse a Utanapishtim que ele deve construir um grande barco e reunir todos os animais para sobreviver ao dilúvio.

Depois que ele sobreviveu ao dilúvio, os deuses deram Utnapistim e a vida eterna de sua esposa. Embora Utnapistim não tenha podido dar vida eterna a Gilgamesh, suas histórias ajudaram Gilgamesh a se tornar um governante mais sábio. Suas aventuras com Enkidu e o conhecimento que ele ganhou de Utnapistim ajudaram a transformar um jovem arrogante em um governante sábio e compreensivo.

A transição de um jovem herói para um governante sábio é um tema comum em poesia épica. Outro tema comum em muitos poemas épicos é o conto de uma inundação. Muitas culturas antigas no Oriente Médio tiveram uma história de inundação. Os historiadores acreditam que pode ter havido uma verdadeira inundação na área que inspirou histórias de inundações na mitologia babilônica, na mitologia da Suméria e na Bíblia.

A Ilíada

A Ilíada é outro exemplo de um poema épico. A Ilíada, e seu companheiro de trabalho A Odisséia, provavelmente se basearam em eventos da vida real que ocorreram na Grécia antiga. Homero, um escritor grego, geralmente é creditado com a escrita de poemas épicos.

Características gerais

Um épico pode lidar com assuntos tão diversos como mitos, lendas heróicas, histórias, edemas religiosos edificantes, histórias de animais ou teorias filosóficas ou morais. A poesia épica tem sido e continua a ser usada por povos de todo o mundo para transmitir suas tradições de uma geração para outra, sem a ajuda da escrita. Essas tradições freqüentemente consistem em narrativas lendárias sobre os atos gloriosos de seus heróis nacionais. Assim, os eruditos muitas vezes identificaram “épico” com um certo tipo de poesia oral heróica, que vem a existir nas chamadas eras heróicas.

Tais idades foram experimentadas por muitas nações, geralmente em uma fase de desenvolvimento em que eles tiveram que lutar por uma identidade nacional.

Este esforço, combinado com outras condições como uma cultura material adequada e uma economia suficientemente produtiva, tendem a produzir uma sociedade dominada por uma nobreza poderosa e guerreira, constantemente ocupada com atividades marciais, cujos membros individuais procuram, acima de tudo, fama eterna para si mesmos e para suas linhagens.

Poesia Épica
A Ilíada e A odisseia são atribuídos ao poeta grego antigo Homero.

Poesia Épica
Epico como o Poema do Cid da Espanha refletem os valores das sociedades que os produziram.

Poesia Épica
O poeta inglês John Milton escolheu um tema religioso para o seu épico Paraíso Perdido.

Poesia Épica
Beowulf é um dos poemas épicos mais famosos.

Fonte: www.poets.org/etterpile.com/study.com/www.wisegeek.org/www.britannica.com/www.chegg.com/

 

Veja também

Tipografia

PUBLICIDADE A Tipografia, design ou seleção de formulários de letras a serem organizados em palavras …

Ilusionismo

PUBLICIDADE Definição Ilusionismo é uma técnica de usar métodos pictóricos para enganar o olho. Ilusionismo éo uso …

Neoconcretismo

Neoconcretismo

PUBLICIDADE O que foi o Neoconcretismo? No Brasil, pioneiramente em São Paulo, vigorava o concretismo, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.