PUBLICIDADE
O que é intemperismo?
O intemperismo é a deterioração de rochas, solos e minerais , bem como madeira e materiais artificiais através do contato com água, gases atmosféricos e organismos biológicos. O intemperismo ocorre in situ (no local, com pouco ou nenhum movimento), e não deve ser confundido com a erosão , que envolve o transporte de rochas e minerais por agentes como água , gelo , neve , vento , ondas e gravidade.
Os processos de intemperismo são divididos em intemperismo físico e químico . O intemperismo físico envolve a quebra de rochas e solos através dos efeitos mecânicos do calor, água, gelo ou outros agentes. O intemperismo químico envolve a reação química da água, gases atmosféricos e produtos químicos produzidos biologicamente com rochas e solos. A água é o principal agente por trás do intemperismo físico e químico, embora o oxigênio atmosférico e o dióxido de carbono e as atividades dos organismos biológicos também sejam importantes. O intemperismo químico por ação biológica também é conhecido como intemperismo biológico.
Todos os elementos da paisagem natural estão suscetíveis a modificações ao longo do tempo geológico e histórico. Estas modificações são relatadas e documentadas por diversas cientistas a fim de entender completamente a dinâmica do planeta e evitar qualquer destruição em escala às atividades desenvolvidas pelos seres humanos na Terra.
Um fenômeno ou processo bem marcante nesta análise refere-se ao que se conhece por Intemperismo, também chamado de Meteorização. Mas o que de fato ele é? O que atinge e como atinge?
O intemperismo ou meteorização consiste em linhas gerais, na alteração ou modificação das estruturas físicas e químicas das rochas e dos minerais que as formam, tratando-se, portanto, de um importante e constante processo de formação de solos e esculturação das formas de relevo.
Basicamente existem dois tipos de intemperismo relatados nos anais científicos:
– Intemperismo físico: Que consiste na desintegração das rochas, não havendo alterações químicas nos minerais que as formam. Logo, este intemperismo é responsável por desagregar os fragmentos mais friáveis da rocha, aumentando a sua superfície de contato e abrindo caminho para que as alterações químicas dos minerais haja mais intensamente. Ocorrendo principalmente em regiões de clima árido e semiárido. E podem ser causados por diversos agentes, como a vegetação e a água.
– Intemperismo químico: Esta forma de intemperismo ocorre principalmente em regiões tropicais e intertropicais, ou seja, que possuem maior índice pluviométrico, vegetacional e animal. Em linhas gerais, trata-se da quebra das estruturas mineralógicas ou químicas dos minerais que formam a rocha.
Para que haja o intemperismo, é necessária a dinâmica integral da paisagem, dentre eles, pontua-se os principais: O clima, considerado o principal agente do intemperismo, uma vez que, é capaz de influenciar o índice pluviométrico que cairá e atingirá a rocha, alterando seus minerais, além dos ventos e outras nuances que o envolvem. E o relevo que influencia diretamente no escoamento superficial e na infiltração da água no solo. Além disto, há influencia do tempo geocronológico e da rocha-mãe.
Fonte: en.wikipedia.org/Gean Alef Cardoso
Redes Sociais