Paisagem Natural

PUBLICIDADE

Definição

ecologia da paisagem é um campo de estudo que examina a variação espacial na paisagem. Ele examina todos os aspectos que afetam as paisagens, incluindo fatores físicos ou geomorfológicos, fatores biológicos e fatores sociais ou humanos

O que é Paisagem Natural?

Uma Paisagem Natural é quando uma área de terra e os elementos que estão nele não são diretamente mudados, alterados ou movidos por seres humanos.

Esses tipos de elementos podem ser não-vivos ou vivos, e podem incluir rochas, água, plantas ou árvores. Geralmente, a vida selvagem não é considerada parte da paisagem porque os animais têm a capacidade de ir e sair da área por conta própria.

Embora os seres humanos não possam mudar uma paisagem e permanecerem naturais, ela pode ser alterada por natureza. O vento pode explodir as árvores, o fogo pode destruir a vegetação, ou as águas da inundação podem remover rochas e colinas. Todas essas coisas podem fazer com que a área seja alterada, mas é o fator humano de envolvimento que faz a diferença. Os contornos de uma costa, causados pelo fluxo do oceano, é um bom exemplo de uma paisagem natural, apesar de a terra ser grãos de areia em vez de pedras e sujeira. Basicamente, qualquer tipo de área topográfica que permanece em um estado intocado é considerada natural.

Este termo não deve, contudo, ser confundido com paisagismo natural. Com o paisagismo, os seres humanos muitas vezes movem ou reorganizam a terra e seus elementos para serem mais esteticamente agradáveis aos olhos. Em muitos casos, é mesmo possível que a paisagem tenha sido quase completamente alterada ou a terra nivelada para acomodar a construção de uma casa ou outro tipo de estrutura.

Uma vez que a construção está completa, pode haver um desejo de retornar a terra ao que originalmente parecia antes de ser alterada. Para alcançar esse aspecto, os paisagistas muitas vezes imitarão a topografia da área circundante e podem criar colinas artificiais ou encostas para dar à terra um aspecto natural.

Eles também podem optar por embelezá-lo adicionando cachoeiras ou lagoas em miniatura que não estavam originalmente lá.

Paisagem Natural
Uma série de cachoeiras em uma floresta

A popularidade do paisagismo verde – a idéia de usar espécies de plantas que são originárias de uma determinada área – ajudou a desfocar a linha entre o que é uma verdadeira paisagem natural e o que é feito pelo homem. Essas plantas e árvores nativas não só ajudam o meio ambiente, reduzindo o uso de pesticidas e melhorando a qualidade do ar, mas também incentivam a vida selvagem e insetos benéficos a retornar às áreas que podem ter deixado uma vez. À medida que essa tendência para o paisagismo verde continua, existe a possibilidade de as futuras gerações humanas não poderem dizer a diferença entre paisagens naturais e fabricadas.

O que é Paisagem?

A palavra paisagem vem de uma palavra holandesa que une as palavras que significam “terra” e “condição ou estado”. Como a paisagem marinha, à qual está relacionada, refere-se a uma visão única ou perspectiva. Um paisagista é alguém que projeta, cuida ou melhora a paisagem. Geralmente, uma grande parte do trabalho envolve plantas, grama e árvores.

Um paisagista pode trabalhar para uma empresa ou ser trabalhador por conta própria. A terra em que se trabalha é muitas vezes, mas nem sempre, de propriedade privada. Os locais incluem casas, escolas e propriedades comerciais, e o trabalho da pessoa é muitas vezes limitado a gramados e jardins e as estruturas ou corpos de água dentro deles. Ou seja, eles normalmente não funcionam dentro ou dentro de residências ou outros grandes edifícios e grandes corpos de água ou florestas, por exemplo, mas funcionam nas áreas de piscinas, lagoas, paredes, pátios, decks, estaleiros, jardins, calçadas e entradas. Embora existam arquitetos paisagistas e engenheiros, esses especialistas tendem a se identificar como arquitetos e engenheiros com especialidade em paisagismo.

Normalmente, é suposto que alguém chamado “paisagista” não possui experiência em arquitetura ou engenharia.

Uma área em que um paisagista pode trabalhar ou se especializar está em design. Isso pode ser feito quando um prédio foi construído pela primeira vez ou foi reconstruído se um proprietário da propriedade quiser algo novo. O paisagismo é sempre feito dentro de um conjunto de restrições, incluindo a zona climática, solo e sol disponíveis na propriedade; a quantidade de cuidados que os proprietários estão dispostos a fornecer para a sua manutenção; o custo; a presença de crianças ou animais que possam interagir com plantações; e solicitações especiais, como esquemas de cores particulares, precisão histórica, etc. Adicionando iluminação ou água corrente e cercas ou paredes para dividir áreas da propriedade são características especiais que podem ser solicitadas. No século 21, os empregadores também podem ter sentimentos fortes sobre os tipos de pesticidas que eles estão dispostos a usar em suas propriedades.

Um paisagista também pode se concentrar em cuidar de propriedades nas quais as plantas já foram estabelecidas. Isso pode incluir tarefas que são semanais, sazonais, anuais e realizadas conforme necessário. Tais trabalhos podem incluir irrigação, fertilização, remoção de toco de árvore, neve arar, plantar bulbos ou anuários, cortar arbustos, dar forma a árvores e cortar gramados.

O que queremos dizer com “paisagem”?

Vale observar que, apesar de moda, o uso do termo ‘paisagem’ é muitas vezes aplicada de maneira pouco rigorosa, e podem incluir:

Um foco de atenção, e uma qualidade percebida com freqüência baseada em estética, e. “Planejamento paisagístico”, áreas de caracteres paisagísticos, vista paisagística.
Uma escala espacial e extensão expressa em termos geográficos, e. “Escala de paisagem”, vários quilômetros quadrados.
Uma arena dentro da qual a ação alvo, e. projetos voltados para a restauração da paisagem florestal.
Uma entidade com elementos estruturais de patch, mosaico e corredor, refletindo uma mistura de ecossistemas e habitats.

Muitos ecologistas consideram a “paisagem” como o último ponto, qualquer unidade da Terra que contenha heterogeneidade: na estrutura da vegetação, tipo de habitat, tipo de solo ou qualquer outro atributo que possa significar que os organismos possam reagir de forma diferente às diferentes partes.

Ecologia da paisagem

ecologia da paisagem é o estudo das causas e conseqüências ecológicas do padrão espacial em paisagens. Embora não exista uma extensão espacial específica que defina uma paisagem, a maioria dos ecologistas da paisagem está interessada em grandes áreas que variam de alguns quilômetros quadrados a continentes inteiros. Dentro das paisagens, geralmente é possível definir uma série de diferentes tipos de ecossistemas que ocorrem como remendos na maior paisagem.

Por exemplo, em uma paisagem agrícola, os remendos podem ser campos diferentes, bosques, sebes, edifícios e lagoas. O objetivo de um ecologista de paisagem é entender e descrever a estrutura da paisagem; como essa estrutura influencia o movimento de organismos, materiais ou energia em toda a paisagem; e como e por que a estrutura da paisagem muda ao longo do tempo.

Princípios da ecologia da paisagem

ecologia da paisagem é o estudo do padrão e da interação entre os ecossistemas dentro de uma região de interesse e a forma como as interações afetam os processos ecológicos, especialmente os efeitos únicos da heterogeneidade espacial nessas interações.

Perspectiva histórica

Ao longo da história da ecologia, os cientistas observaram variabilidade ao longo do tempo e do espaço nos componentes abióticos e bióticos dos ecossistemas.

Mas os primeiros ecologistas não tinham a tecnologia ou os conceitos para lidar explicitamente com a heterogeneidade espacial, então houve uma tendência para desenvolver explicações agrupando organismos em unidades uniformes e reconhecíveis. Por exemplo, os cientistas foram atingidos pelas associações relativamente consistentes de espécies de plantas e vegetação agrupada em tipos comunitários (Mueller-Dombois e Ellenberg, 1974). Em comparação com a vegetação, onde a mudança observada era bastante lenta, as observações de populações flutuantes que variam de bactérias e protozoários no laboratório para lebres de rapé (Lepus americanus) na floresta boreal levaram os cientistas a teorias matemáticas que se concentraram explicitamente na dinâmica temporal (Kingsland, 1995). Mas os modelos resultantes trataram o ambiente como espacialmente homogêneo. Tais pontos de vista da natureza e a teoria sobre a dinâmica levaram a conceitos de “equilíbrio” (maio de 1973) que dominaram o pensamento ecológico da década de 1920 até a década de 1980.

Durante a década de 1980, avanços na acessibilidade da computação, imagens satelitais e aéreas de sensoriamento remoto, desenvolvimento de sistemas de informação geográfica (GIS, ARC / INFO foi lançado pela primeira vez em 1982) e métodos estatísticos espaciais (Fortin & Dale 2005), permitiram que os ecologistas observessem e analisem a heterogeneidade espacial, desde habitats locais até continentes inteiros. A tecnologia aumentou a mudança de paradigma que ocorreu na ecologia e o surgimento da ecologia da paisagem como uma subdisciplina dentro da ecologia (Wu & Loucks, 1995). A ecologia da paisagem reconhece especificamente que o distúrbio, seja antropogênico ou causado por processos naturais, cria heterogeneidade espacial que é a condição normal dos ecossistemas. Na ecologia da paisagem, em particular, surgiu uma visão de “não equilíbrio”, que relaciona o distúrbio no tempo e no espaço com a estrutura e função do sistema em laços de feedback que influenciam a ecologia e trajetórias evolutivas nos ecossistemas.

Fonte: www.forestry.gov.uk/www.wisegeek.org/www.nature.com/www.biologyreference.com

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.