PUBLICIDADE
Essa erva é bastante utilizada para conter o fluxo menstrual excessivo entre mulheres, tratamento de feridas entre outras.
A agrimônia tem efeito calmante, cicatrizante, diurética, hipoglicêmica, tônica, vermifuga.
Seu uso também é indicado ao tratamento de cistite, cólicas, conjuntivites, diarreia, doença do sangue, faringite, gota, gastrite.
A planta em forma de chá é muito utilizada.
A planta também é muito utilizada da forma de floral de bach.
O uso de qualquer planta deve ser orientado por um médico especialista da área. A auto medicação pode ser perigosa para sua saúde.
Como usar
Internamente, a agrimônia pode ajudar a curar a icterícia, melhorar a função hepática, aliviar a constipação e servir como diurético para quem retém água.
O remédio herbal pode ser bebido como um chá, um tônico ou uma decocção concentrada. Um chá pode ser feito como descrito para a compressa de ervas. Para fazer uma decocção, um fitoterapeuta pode ferver uma parte das folhas secas e raízes em três partes de água. A mistura deve continuar a ferver até engrossar e o líquido é reduzido em dois terços; as ervas devem então ser coadas do líquido.
Quais são os efeitos benéficos do nosso corpo?
Geral: Tem efeitos antibióticos e anti-inflamatórios, não afeta a flora intestinal normal.
Sistema digestivo: Supressor de fígado, disfuncional e profilático, supressor de apetite.
Também previne as pedras nos rins.
Respiratório: Anti-inflamatório.
A agrimónia eupatoria L. é uma planta herbácea, frequentemente, encontrada em todos os terrenos, em especial, nos argilosos desde que bem expostos ao sol.
Cresce em solos úmidos moderadamente secos, sendo vulgarmente encontrada em áreas montanhosas (Paquistão, Pérsia, Sibéria, Java, América do Norte, Roma e Índia).
A planta pertence à família de Rosaceae, uma erva perene peluda; caule ereto, folhas pinadas e dentadas
com os lados de baixo aveludados e formada por flores amarelas no terminal em cacho. As folhas
de cor verde-escuro, estão cobertas de pelos sedosos e macios. Quando ligeiramente feridas exalam um odor aromático peculiar, mas agradável.
Atividade farmacológica
A ação farmacológica e terapêutica de qualquer substância vegetal depende dos constituintes químicos presentes na planta. Na composição da planta destaca-se a presença de taninos, de flavonóides (hiperósido, quiercitrina) de compostos triterpénicos, de constituintes amargos e de mucilagens.
Neste contexto, o perfil farmacológico pode descrever-se como antidiarreico, adstringente, purificador do sangue, estimulante da contração vesicular, diurético, tônico hepático e digestivo, dermatológico, anti-inflamatório oral, anti-disfonia, tratamento de hemorroidas externas e protetor hepático.
Fonte: www.wisegeek.com/honlap.hu/bibliotecadigital.ipb.pt
Redes Sociais