Caldeira

PUBLICIDADE

O que é uma Caldeira?

As caldeiras são sistemas projetados para aquecer ar ou água para produzir calor ou energia. Eles podem ser incrivelmente simples ou bastante elaborados, mas os modelos básicos são compostos de um recipiente fechado onde o calor é aplicado à água, que é então circulada em todo o sistema sob a forma de água quente ou vapor. A água deve ser fervida para criar vapor, dando o nome do dispositivo.

Muitos sistemas de aquecimento doméstico e aquecedores de água que usam caldeiras na verdade não ferram a água, no entanto. Em vez disso, a água geralmente é aquecida a temperaturas em algum lugar entre 140 ° e 200 ° F (42,14 ° a 93,3 ° C), embora algumas pessoas baixem as configurações para economizar energia e dinheiro.

Muito parecido com um forno típico aquece o ar, as caldeiras aquecem a água ou outros fluídos de aquecimento. O líquido aquecido, em seguida, passa através de tubos em vez de canalização para um dispositivo de aquecimento particular, como um radiador, para desembolsar calor.

Caldeira

Com sistemas de aquecimento radiante, às vezes designados por pisos aquecidos, os tubos podem ser colocados no chão ou no teto. A água é aquecida e, em seguida, movido através dos tubos, que distribuem o calor em todo o espaço em vez de no final de uma linha através de alguma outra forma de dispositivo de aquecimento.

O ar usado por um forno é re-circulado, sendo aquecido e resfriado novamente e novamente. O mesmo acontece com a água ou o fluido utilizado em uma caldeira, embora os métodos e equipamentos utilizados para aquecer os materiais sejam diferentes.

Os fornos dependem de ventiladores, enquanto as caldeiras dependem de bombas. Eles devem estar conectados ao sistema de encanamento em uma casa ou propriedade comercial para que a água possa ser fornecida ao sistema de aquecimento. Os modelos mais recentes também podem incluir um recurso de segurança que os desliga se o nível da água for muito baixo.

Algumas outras características incluem válvulas de controle de pressão para evitar que a pressão se acumule demais, pois a água está sendo aquecida. Muitos também têm um tanque maior que é usado para segurar a água à medida que se expande durante o aquecimento. Embora esses aparelhos possam ser simples e eficazes, eles também devem ser usados com segurança, e muitos projetos modernos estão equipados com muitos recursos de segurança.

As caldeiras também têm o benefício adicional de não exigir filtros de ar, portanto, limpar e substituir filtros de ar não é necessário. Eles normalmente possuem recursos para manter a água dentro do sistema retornando à fonte de água.

O sistema de caldeira é composto por:

1. Sistema de alimentação de água
2. Sistema de vapor
3. Sistema de combustível

O sistema de água de alimentação fornece água para a caldeira e regula-a automaticamente para atender a demanda de vapor. A água fornecida à caldeira que é convertida em vapor é chamada de água de alimentação.

As fontes de água de alimentação são:

1. Vapor condensado ou condensado retornado dos processos
2. A água de composição, que é a água em bruto que deve vir de fora os processos sala de aquecimento e de plantas.

O sistema de vapor recolhe e controla o vapor produzido na caldeira. O vapor é direcionado através de um sistema de tubulação ao ponto de uso. Em todo o sistema, a pressão do vapor é regulada usando válvulas e verificada com manômetros de pressão de vapor.

O sistema de combustível inclui todo o equipamento utilizado para fornecer combustível para gerar o calor necessário. Os equipamentos necessários no sistema de combustível dependem do tipo de combustível utilizado no sistema.

Caldeira (geração de energia)

Uma caldeira ou um gerador de vapor é um dispositivo usado para criar vapor aplicando energia térmica à água. Embora as definições sejam um pouco flexíveis, pode-se dizer que os geradores de vapor mais antigos eram comumente chamados de caldeiras e trabalhavam em baixa a média pressão (7-2,000 kPa ou 1-290 psi), mas, em pressões acima disto, é mais comum falar de um gerador de vapor.

É utilizada uma caldeira ou um gerador de vapor onde seja necessária uma fonte de vapor.

A forma e o tamanho dependem da aplicação: máquinas a vapor móveis, como locomotivas a vapor, motores portáteis e veículos rodoviários a vapor, geralmente utilizam uma caldeira menor que faz parte integrante do veículo; as máquinas a vapor estacionárias, as instalações industriais e as centrais elétricas geralmente terão uma instalação maior de geração de vapor separada conectada ao ponto de uso por tubulação. Uma exceção notável é a locomotiva sem fogo equipada com vapor, onde vapor gerado separadamente é transferido para um receptor (tanque) na locomotiva.

As caldeiras

As caldeiras são a base básica de aquecimento e água quente doméstica em muitas instalações comerciais, industriais, institucionais e educacionais. O termo “caldeira” pode ser enganador porque, em muitas aplicações, a caldeira não produz água a temperaturas de ebulição de 212 F (100 ° C)ou acima.

Existem dois tipos de eficiências com caldeiras a combustível: eficiência de combustão e eficiência térmica. A eficiência da combustão é a porcentagem de energia potencial química do combustível que é convertida durante o processo de combustão para produzir energia térmica.

A eficiência térmica é simplesmente declarada como a porcentagem de energia de combustível potencial que é convertida em energia térmica deixando a caldeira sob a forma de água aquecida ou vapor. É a eficiência térmica que o engenheiro especificador de consultoria deve se preocupar mais no processo de seleção de equipamentos.

As caldeiras, em termos gerais, se enquadram em duas categorias principais com cada categoria principal com vários tipos com base no tipo e finalidade de cada projeto. As principais categorias são água quente e vapor.

Fonte: www.wisegeek.org/www.forbesmarshall.com/en.wikipedia.org/www.csemag.com

Veja também

Anticongelante

PUBLICIDADE Anticongelante – Definição Anticongelante é um líquido, tipicamente à base de etileno glicol, que pode …

Silicato de Alumínio

PUBLICIDADE Silicato de Alumínio – Definição O silicato de alumínio (Al2Si2O5) também é conhecido como caulim, ou silicato …

Ácido Tânico

Ácido Tânico

PUBLICIDADE Ácido Tânico – Definição O ácido tânico é um polifenol vegetal de ocorrência natural e pode …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.