PUBLICIDADE
Arte colonial brasileira se refere a todas as manifestações artísticas e artes criadas no período em que o Brasil se manteve como colônia de Portugal, de 1500 a 1822 quando foi proclamada a independência. Época de forte influência européia, eliminação da cultura indígena local e início da identificação da cultura brasileira como cultura própria, embasada quase totalmente na cultura imigrante.
A expressão artística desse período se iniciou na arquitetura a partir de 1530, quando foram criadas as capitanias hereditárias, e se desenvolveu em vínculo com a igreja católica. Esse espaço da arquitetura se deu pela necessidade de construir cidades para os imigrantes que aqui chegavam povoando o país, de forma que as casas fossem seguras, adaptadas ao clima tropical e bem decoradas, tudo de acordo com os materiais disponíveis no Brasil e sem deixar de seguir o estilo Barroco, o qual estava vigente na Europa.
A igreja católica como grande financiadora de artistas na Europa não fez diferente no Brasil, chegou através dos Jesuítas para catequizar os índios, trazendo construções de igrejas esplendorosas, cheias de ouro e de preferência em regiões altas da cidade, com bastante exibição de obras artísticas que representavam os santos ou simbolismos católicos. As igrejas construídas nessa época seguiam também o estilo barroco, o qual se caracteriza pelas curvas e sensação de movimento das esculturas e pinturas.
Alguns dizem que as construções dessa época são do estilo maneirismo, essa confusão ocorre devido ao período de transição do renascimento para o barroco, período cujo os indícios do barroco, chamado de maneirismo, aparecia nas obras, assim é possível encontrar ambas denominações para essa chegada da arte europeia no Brasil.
Houveram muitos artistas europeus que trabalharam nas obras brasileiras, porém, alguns artistas brasileiros se destacaram, sendo um desses o Aleijadinho, escultor dos 12 profetas em pedra sabão do Santuário do Bom Jesus do Matosinhos em Congonhas do Campo, Minas Gerais.
Luciana Moretti Angelo
Redes Sociais