PUBLICIDADE
Ideologia é, sem dúvida, um dos conceitos das ciências humanas e sociais mais utilizados. É bem provável que você já ouviu a música Ideologia de autoria de Roberto Frejat e Cazuza, ou ainda, em suas aulas de Filosofia, Sociologia, História, Literatura; e certamente já se deparou com esse termo que está muito além de significar apenas um conjunto sistematizado de ideias.
O termo ideologia foi largamente usado por filósofos, sociólogos e afins. Encontramos seus usos, pra citar alguns, em: Destutt de Tracy, Lênin, Lukács, Althusser, Marx, Gramsci, Mannheim, Comte, Durkheim, entre outros que ao usar o termo para as mais diversas finalidades acabaram estabelecendo uma polissemia para o conceito de ideologia.
Assim como a quase totalidade dos grandes conceitos das ciências humanas e sociais, o termo ideologia sofreu constantes metamorfoses semânticas desde a seu primeiro uso em 1801 pelo filósofo francês Antoine Louis ClaudeDestutt de Tracy, designando a análise crítica das ideias.
Conforme ressalta Abbagnano, na modernidade, mais especificamente século XIX, o marxismo irá se apropriar do termo na luta contra a cultura burguesa, ou seja, em Marx embora não tenhamos uma efetiva teorização sobre a ideologia as diversas leituras de suas obras tendem a apontar o sentido negativo da ideologia entendida enquanto instrumento da classe hegemônica (burguesia) para mascarar “uma realidade menos morta” e impedir nos dominados (proletariado) a consciência de sua condição de classe dominada e explorada.
No limite, em Marx, a ideologia camuflaria a luta de classes fazendo parecer que a sociedade é um todo harmônico onde os interesses de todos são atendidos, independentemente de suas respectivas classes sociais.
Contrário à Marx, o filósofo e cientista político Antonio Gramsci não entende toda e qualquer ideologia como sendo necessariamente negativa, mas antes entende também como força mobilizadora na construção e reconstrução da história. Desse modo, o filósofo italiano alarga o conceito de ideologia atribuindo-lhe significação tanto positiva quanto negativa. E aproxima a noção de ideologia ao processo de tomada de consciência (conscientização) da dominação de classe.
Fábio Guimarães de Castro
Referências Bibliográficas
PERRUSI, Artur. Sobre a noção de ideologia em Gramsci: análise e contraponto. Revista Estudos de Sociologia, Recife, v. 2, n 21, p. 415-442, 2015. Disponível em: <http://www.revista.ufpe.br/revsocio/index.php/revista/article/view/501/391>.Acesso em: 13 out. 2017.
Redes Sociais