PUBLICIDADE
A fitogeografia (do grego φυτο, phyto = planta e γεωγραφία, “geografia” que significa também distribuição) ou geografia botânica é o ramo da biogeografia que se preocupa com a distribuição geográfica das espécies de plantas e sua influência na superfície terrestre.
Fitogeografia é o estudo da distribuição de plantas ou grupos taxonômicos de plantas e seu foco é explicar os intervalos de plantas em termos de sua origem, dispersão e evolução.
A fitogeografia está preocupada com todos os aspectos da distribuição da planta, desde os controles sobre a distribuição de intervalos de espécies individuais (tanto em escalas grandes como pequenas, ver distribuição de espécies ) aos fatores que regem a composição de comunidades inteiras e floras. Geobotânica, em contraste, enfoca a influência do espaço geográfico nas plantas.
Fitogeografia
Campos
A fitogeografia é parte de uma ciência mais geral conhecida como biogeografia. Os fitogeógrafos estão preocupados com os padrões e o processo na distribuição da planta.
A fitogeografia em sentido mais amplo engloba quatro campos, de acordo com o aspecto focado, ambiente, flora, vegetação ( comunidade vegetal ) e origem, respectivamente:
-ecologia das plantas (ou mesologia – no entanto, a abordagem fisionomia-ecológica na vegetação e no estudo do bioma também são geralmente associadas a este campo);
-geografia vegetal (ou fitogeografia em sentido estrito, corologia , florística );
-sociologia da planta (ou fitossociologia , sinecologia – no entanto, este campo não exclui do estudo da flora, pois sua abordagem para estudar a vegetação depende de uma unidade fundamental, a associação da planta , que é definida sobre a flora).
-geografia histórica da planta (ou paleobotânica , paleogeobotânica)
A fitogeografia é muitas vezes dividida em dois ramos principais: fitogeografia ecológica e fitogeografia histórica . O primeiro investiga o papel das interações bióticas e abióticas do dia atual na influência nas distribuições das plantas. Estes últimos estão preocupados com a reconstrução histórica da origem, dispersão e extinção de táxons.
Visão Geral
Os elementos de dados básicos da fitogeografia são registros de ocorrências (presença ou ausência de uma espécie) com unidades geográficas operacionais, como unidades políticas ou coordenadas geográficas. Esses dados são frequentemente usados para construir províncias fitogeográficas ( províncias florísticas ) e elementos.
As questões e abordagens em fitografia são amplamente compartilhadas com a zoogeografia, exceto que a zoogeografia está preocupada com a distribuição de animais em vez de distribuição de plantas.
O termo fitogeografia em si sugere um significado amplo. Como o termo é realmente aplicado pelos cientistas praticantes é aparente na forma como os periódicos usam o termo.
Fonte: en.wikipedia.org/biomania.com/wiseggek.com
Redes Sociais