PUBLICIDADE
O teste de Papanicolaou (chamado de Georgios Papanicolaou , médico grego que foi pioneiro na citologia e detecção precoce de câncer ), também chamado de citologia vaginal , é uma análise complementar que é feita para diagnosticar câncer cervical.
Objetivo
O objetivo deste teste é encontrar alterações nas células do colo do útero que são precursores de câncer, antes de começar a causar sintomas e permitindo tratamentos para ser eficaz. O câncer de colo do útero é uma doença evitável a 90%, se o teste de Papanicolaou é realizado regularmente. Este teste deve ser feito por todas as mulheres que começaram sua vida sexual uma vez por ano.
Se houver fatores de risco para o câncer de colo do útero (início precoce de relações sexuais, infecção por papilomavírus humano , doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo, multipartite, imunossupressão ou contracepção oral), o seguimento deve ser anual.
A técnica de Papanicolau também pode ser aplicada à citologia de outros órgãos, desde o material da via aérea expectorada até a escovação endoscópica gástrica, sem mencionar um cotonete nasal ou retal.
Análise clínica
As amostras utilizadas para este teste são retiradas de três partes:
Endocervix, que é o buraco que se comunica com o útero.
O colo do útero, que é a parte mais externa do útero, e que se comunica diretamente com a vagina .
Órgão genital
Se o estudo for realizado durante a gravidez, a amostra não será retirada do endocervix, mas apenas do colo e da vagina externa.
Embora seja um teste com baixa sensibilidade (50-60%) e uma alta taxa de falso negativo (30%), em muitos casos são erros na amostragem ou no laboratório. A técnica pode ser melhorada usando citologia em um meio líquido que consiste em diluir a amostra em uma solução fixada para processamento (isto também permite o estudo da infecção pelo vírus do papiloma humano).
Se o resultado for positivo, dependendo das circunstâncias particulares e do resultado específico de cada caso, existem várias opções: o procedimento pode ser retomado após seis meses ou mesmo um exame chamado colposcopia , que permite observar a lesão suspeita in situ e faça uma biópsia . Um profissional de saúde é aquele que deve orientar o paciente, levando em consideração todos os dados no registro médico .
O teste de Papanicolau é um teste barato, fácil e simples que qualquer médico ou enfermeiro pode realizar e que contribui eficazmente para o diagnóstico precoce de câncer cervical. A amostra obtida deve ser analisada por médicos especializados em anatomia patológica com treinamento específico. Seu uso reduziu as mortes por câncer cervical em mais de 50%.
Fonte: es.wikipedia.org