PUBLICIDADE
Guaçatonga – O que é
A guaçatonga (Casearia sylvestris Sw.) é uma árvore pequena com ramos longos e delgados e uma coroa muito densa e globosa.
Geralmente é de 4 a 6 metros de altura, mas às vezes pode crescer até 20 metros.
Também conhecida como café-do-mato, erva-de-bugre entre outros.
O bole curto, reto e cilíndrico pode ser de 20 a 30 cm de diâmetro.
A planta é recolhida da natureza para uso local, principalmente por suas virtudes medicinais. Pode ser usado em esquemas de reflorestamento.
Guaçatonga – Uso Medicinal
A casca e as folhas são analgésicas, anti-inflamatórias, anti-reumáticas, afrodisíacas, depurativas, tônicas e vulneráveis.
Eles são usados internamente no tratamento de inflamação, febre, úlceras gástricas e diarreia.
Externamente, as folhas são usadas no tratamento de feridas.
A casca e a folha dizem proteger contra veneno de cobra.
As raízes maceradas, ou uma decocção delas, são utilizadas no tratamento de feridas e lepra.
O óleo da semente é utilizado no tratamento da hanseníase.
Eles têm ação antitumoral, inibem a replicação do HIV e são antibióticos.
Guaçatonga – Uso Agroflorestal
Uma espécie pioneira natural de rápido crescimento que fornece alimentos para várias espécies de aves, pode ser usada em projetos de reflorestamento para restaurar bosques nativos.
Guaçatonga – Classificação
Nome científico: Casearia sylvestris
Nomes Populares: Guaçatonga, Apia-acanoçu, bugre-branco, café-bravo, café-defrade, cafezeiro-do-mato, cafezinho-do-mato, cambroé, chá-de-bugre, erva-debugre, erva-lagarto, erva-pontada, fruta-de-saíra, guaçatunga, guaçatunga-preta, língua-de-teju, língua-de-tiú, paratudo, pau-de-lagarto, pelomba, varre-forno, vassitonga
Família Botânica: Salicaceae
Parte Utilizada: Folhas
Guaçatonga – Descrição
Árvore de 4-6m de altura, dotada de copa densa e arredondada, com tronco de 20- 30cm de diâmetro, nativa de quase todo o Brasil, principalmente no Planalto Meridional. Folhas persistentes, um tanto assimétricas na base, com glândulas, de 6-12cm de comprimento. Flores pequenas, de cor esbranquiçada, reunidas em glomérulos axilares.
Existem no Brasil outras espécies de Casearia conhecidas pelos mesmos nomes populares e com características similares.
Época de colheita: A colheita das folhas da Casearia sylvestris SW é em agosto ou início da primavera, quando começa a floração.
Constituintes Químicos Principais: Terpenos, flavonoides, cariofileno, flavonas, óleos essenciais, saponinas, taninos, resinas e antocianosídeos.
Guaçatonga – Indicação e Usos
As folhas desta planta são de longa data amplamente utilizadas na medicina tradicional brasileira, principalmente para o tratamento de queimaduras, ferimentos, herpes e pequenas injúrias cutâneas.
Suas folhas e casca são consideradas tônicas, depurativas, anti-reumáticas e anti-inflamatórias.
É usada também contra mordidas de cobra, como analgésico e hemostático em mucosas e lesões cutâneas. Em Minas Gerais é utilizada para o tratamento de doenças de pele e como depurativo do sangue.
É recomendada contra gastrite, úlceras internas e mau hálito (halitose) na forma de chá, preparado adicionando-se água fervente em 1 xícara (chá) contendo 1 colher (sobremesa) de folhas frescas picadas, administrado na dose de 1 xícara (chá) 10 minutos antes das principais refeições.
Recomenda-se também em uso externo contra herpes labial e genital, gengivites, estomatite, aftas e feridas da boca.
Em muitos países da América do Sul esta planta entra na composição de produtos dentários e antissépticos.
Os resultados de sua análise fitoquímica indicam a presença em suas folhas de terpenos e flavonoides. Estudos clínicos já confirmaram algumas das propriedades preconizadas pela medicina popular.
Suas propriedades cicatrizantes de ferimentos, bem como sua atividade antiúlceras gástricas foram cientificamente validadas em estudos conduzidos no Brasil.
Num estudo com diterpenos isolados desta planta demonstrou-se uma ação inibitória de tumores. Estudos farmacológicos com ratos utilizando o extrato de sua casca mostraram atividade anti-inflamatória, protegendo-os contra o veneno da cobra jararaca (Bothrops jararaca).
Contraindicações: É contraindicada em gestantes e lactantes.
Guaçatonga – Fotos
Guaçatonga
Guaçatonga
Guaçatonga
Guaçatonga
Fonte: tropical.theferns.info/naturell.com.br/www.plantsoftheworldonline.org
Redes Sociais