PUBLICIDADE
Pitanga Preta – O que é
A pitanga preta (Eugenia sulcata) é uma pequena árvore com uma coroa esparsa e globosa.
Pode crescer até 5 metros de altura. O bole torto pode ter 15 a 25 cm de diâmetro.
Uma árvore no norte do seu alcance, diminuindo a sua estatura e tornando-se mais arbusto em direção ao sul. A planta é colhida da natureza para uso local como alimento, remédios e fonte de madeira.
Tem potencial para uso em paisagismo urbano.
Sucede em pleno sol e em sombra apagada. As plantas estabelecidas são tolerantes à seca. Uma planta de crescimento lento, mesmo quando jovem.
Uso Medicinal – Uso Medicinal: As folhas são adstringentes e febrífugas. Uma infusão é utilizada no tratamento de febres e diarréia, especialmente em crianças.
Uso
Frutificação nos meses de setembro a novembro.
As frutas são consumidas in natura e também na forma de sucos, geléias e sorvetes.
As flores produzem néctar e pólen, e a árvore deve ser esquecida em projetos de pássaros e plantações urbanas, pois seus frutos e atraem muitas espécies de pássaros vivos.
Outros usos
A madeira é de textura fina, de grão direto, pesada, difícil de cortar e durável. Como geralmente só está disponível em tamanhos pequenos, a madeira é usada apenas para fazer itens como alças de ferramentas.
A madeira é usada para combustível.
Pitanga Preta – Árvore
Árvore que chega a ter uma altura de 3 a 6 m, dotada de copa mais ou menos piramidal.
É muito venerada não somente por seus frutos comestíveis, mas também pelo espetacular efeito ornamental proporcionado pela folhagem densa e floração abundante. Ou até pela excelente madeira, característica que já levou à quase extinção.
Folhas simples, comprimento por 1 a 3 cm de largura. Flores solitárias ou em grupos de 3 a 5 nas axilas da extremidade dos ramos.
Frutos negros, de 1 a 2 cm de comprimento, de consistência firme e sem amargor. Assemelham-se apenas no formato aos de sua prima mais conhecida, a pitangueira (Eugenia Uniflora).
Uma das diferenças mais evidentes são as sépalas persistentes bastante longas de tronco acinzentado descamante.
As folhas novas são vermelhas, com pecíolo de 5 mm de comprimento.
A folha é oval ou alongada (mais longa que larga), glabra em ambos os lados, diagonalmente de 2,5 a 5,5 cm de comprimento e 1,5 a 2,7 cm de largura, a base atenuada (achatada) e a ponta pontiaguda (ponta longa).
As flores encontram-se nas axilas das folhas em caules de 1,4 a 3,0 cm de comprimento em fascículos (feixes ou grupos), têm sépalas rosa, as flores abertas têm pétalas brancas e medem 1 cm de diâmetro.
Floresce e frutifica em abundância. Os frutos são comestíveis ao natural. A planta é um espetáculo quando em floração e/ou com brotações novas, que são marrom-avermelhadas.
O fruto é uma baga arredondada, ligeiramente ondulada, tem um diâmetro de 0,8 a 1,2 cm e é preta quando totalmente madura.
Os galhos e brotos jovens auxiliam na identificação das espécies, pois são avermelhados e felpudos.
Gosta de climas tropicais e subtropicais, a sol pleno, em solos bem drenados ricos em matéria orgânica. Beneficia-se de uma boa adubação, podendo frutificar a partir de dois ou três anos de idade.
Pode ser mantida com muito sucesso em vasos e bonsais. Seu habitat natural são as restingas da Costa Atlântica brasileira, bem como a grande bacia do Rio Paraná.
Infelizmente ainda muito pouco conhecida, merece ser mais aproveitada no paisagismo brasileiro, pois além de dar alegria as crianças atraem vários pássaros e pequenos mamíferos.
Pitanga Preta – Classificação
Nome Científico: Eugenia Sulcata
Nome Popular: Pitanguinha preta, Pitanguí, Pitanga-una e Pitanga preta de jardim.
Família: Myrtaceae
Origem: Nativa da Mata Atlântica, ocorre naturalmente desde o estado do Espírito Santo até Santa Catarina.
Nome indígena: Pitanguna – vem do tupi-guarani e significa “Fruta de pele fina e preta”.
Ciclo de Vida: Perene
Pitanga Preta – Fotos
Pitanga Preta
Pitanga Preta – Flores
Pitanga Preta
Pitanga Preta
Fonte: tropical.theferns.info/www.plantasonya.com.br/www.bananasraras.org
Redes Sociais