PUBLICIDADE
Como tudo começou
Três amigos de Nova York descobriram ao final de um jantar que não tinham dinheiro para pagar a conta. O dono do restaurante consentiu em receber outro dia, mediante a assinatura da nota das despesas.
Este contratempo inspirou a ideia que ganharia o mundo.
A partir de então, postos de gasolina, hotéis e firmas começaram a oferecê-los para seus clientes mais fiéis para que pudessem usar seus produtos e serviços sem usar dinheiro ou cheque.
1950
O Diners Club criou o primeiro cartão de crédito como o conhecemos hoje.
Era aceito inicialmente em 27 bons restaurantes dos EUA e usado por importantes homens de negócios como uma maneira prática de pagar suas despesas de viagens a trabalho e de lazer.
1955
O Diners, antes de papel, passou a ser confeccionado com plástico. Anos depois ocorreu a emissão do primeiro cartão de validade internacional.
1958
A American Express lança o seu cartão. No mesmo ano o Bank of America introduziu o Bankamericard, futuramente conhecido como Visa.
No começo da década de 1960 esta forma de pagamento já era aceita em mais de 50 países.
O primeiro banco a utilizar o sistema de cartões de crédito foi o Franklin National Bank, de Nova Yourk, que introduziu o primeiro verdadeiro cartão de crédito bancário.
Expansão
O primeiro sistema de alcance nacional foi o Bankamericard que, em 1966 passou a operar em outros estados americanos. No mesmo ano teve início o licenciamento de bancos para que oferecessem o cartão a seus clientes. Surgiu, então, o Master Charge, da Interbank Card Association, cuja marca registrada consistia em dois círculos entrelaçados.
Em 1979 o Master Charge tornou-se Mastercard.
1974
Como o cartão se espalhou pelo mundo todo, foi fundada a International BankCard Company (IBANCO) para administrar internacionalmente o programa.
1976
Os vários nomes utilizados em diferentes países foram unificados como VISA.
Expansão no Brasil
O Diners Club foi o pioneiro no Brasil, pelas mãos do empresário tcheco Hanus Tauber, na década de 1960.
Em 1968, foi lançado no Brasil o primeiro cartão de crédito de banco, chamava-se Elo e foi criado pelo Banco Bradesco.
No início de 1970, o First National City Bank lançou um cartão no Brasil.
As duas primeiras transações com o Citycard foram realizadas em 15 de novembro de 1970, em restaurantes do Rio e de São Paulo.
Brasil
A déc. de 1980 marca a representação no Brasil da American Express e o lançamento do cartão de débito pelo Bradesco.
Em 1987, o Banco do Brasil associou-se à Visa e passou a emitir o cartão Ourocard.
A Credicard, que havia se associado à Visa Internacional, lança seu cartão, adquire a franquia da Bandeira Diners Club no Brasil e associa-se à Mastercard Internacional.
No início dos anos 90, o Badesco se associa a Visa Internacional e lança sua nova linha de cartões de crédito. Em 1991, os brasileiros passam a usar cartões de crédito no exterior. A Credicard é a primeira emissora a lançar cartões com validade internacional.
Bandeiras
A exclusividade de bandeiras por bancos termina em 1996 quando o Unibanco (Mastercard) compra o Nacional (Visa). São criadas a Visanet (atual Cielo) e a Redecard, responsáveis pelo relacionamento com os estabelecimentos comerciais. Em 1997, a Credicard cria a primeira bandeira de débito totalmente brasileira, a Redeshop, e torna-se sua emissora exclusiva no país.
As principais Bandeiras de cartão de crédito no Brasil são:
American Express
Mastercard
Visa
Diners
Hipercard
Linha do Tempo Cartões de Crédito – Brasil
1954 – O empresário tcheco Hanus Tauber (precursor dos cartões no Brasil), compra nos Estados Unidos a franquia do Diners Club, em sociedade com o empresário Horácio Klabin
1956 – É lançado no Brasil o cartão Diners Club, sendo a princípio um cartão de compra e não um cartão de crédito
1968 – Lançado o primeiro cartão de crédito de banco
1971 – É formado um pool com 23 bancos que, associados ao cartão internacional Bancamericard, lançaram o cartão Elo
1971 – É fundada, no Rio de Janeiro, a Abecs
1974 – A sede da Abecs é transferida para São Paulo
1977 – O pool de bancos se desfaz e cada banco passa a emitir o seu cartão de crédito
1983 – Lançado o Cartão de Débito
1984 – A Credicard compra o Diners Club no Brasil
1989 – Lançado o primeiro Cartão Instantâneo de Pagamento de Benefício do INSS
1990 – Ocorre a abertura para o cartão internacional
1993 – Lançamento do Cartão Afinidade
1994 – Plano Real acentua crescimento do produto
1995 – Lançado o Cartão Co-branded
2006 – Acontece o 1º CMEP (Congresso Brasileiro dos Meios de Pagamentos)
2009 – Início de veiculação da campanha educativa “A dica é saber usar”
2010 – Fim da exclusividade do mercado. A Abecs participou ativamente do processo que trouxe benefícios para o setor
2011 – Começam a vigorar as novas regras para cartões de crédito.
A história de cartões bancários remonta a 1914, quando começou com a família Grupo Daparga. Foi quando a Western Union emitido o primeiro consumidor de cartão de crédito.
Estes primeiros cartões foram concedidos a clientes preferenciais da empresa e ofereceu-lhes uma variedade de serviços especiais, incluindo pagamento diferido gratuitamente dinheiro.
Durante as primeiras décadas do século, um grande número de outras empresas, tais como hotéis, lojas de departamentos e companhias de gasolina emitidos cartões de crédito aos seus clientes. Em 1950 o cartão Diners Club, que foi aceito por muitas lojas foi introduzido no mercado.
Em 1951, o Franklin National Bank of Long Island, New York, emitiu uma carta que foi aceito por empresas locais e em breve, cerca de uma centena de mais bancos começaram a emitir cartões.
Sem taxas ou juros cobrados aos titulares que paga a fatura total após o recebimento, mas uma taxa cobrada aos comerciantes sobre as transações com o cartão.
O Bank of America, no entanto, teve o todo estado de Califórnia como um mercado potencial, por isso, emitindo o BankAmericard em 1958, obteve um sucesso imediato.
Para 1965, o Bank of America tinha percebido acordos de licenciamento com um grupo de bancos fora da Califórnia, permitindo -lhes para emitir BankAmericard. No mesmo tempo, outro grupo de bancos em Illinois, a Costa Leste dos Estados Unidos e da Califórnia, se uniram para formar Master Charge.
Em 1970, mais de 1.400 bancos ofereceram BankAmericard ou Master Charge cartões, e saldo total cartão teria atingido 3.800 milhões.
Em 1970, o Bank of America desistiu de controle do programa BankAmericard. Os bancos emissores BankAmericard assumiu o controle do programa e formaram a National BankAmericard Inc. (NBI), uma corporação independente sem ações, que conseguiu, promovidos e desenvolvidos o sistema BankAmericard dentro dos Estados Unidos.
Fora dos Estados Unidos, Bank of America continuou a conceder licenças aos bancos para emitir BankAmericard, e em 1972 havia licenças em 15 países. Em 1974, IBANCO, um membros corporação multinacional, sem ação, a administração de programa BankAmericard internacional foi fundada.
Em muitos países houve resistência para emitir um parceiro com o Bank of America, mesmo que fosse apenas nominalmente uma associação de cartões. Por esta razão, em 1977 ele se tornou o cartão de BankAmericard Visa, mantendo as suas bandas de azul, branco e dourado. NBI, entretanto, mudou seu nome para Visa EUA e IBANCO tornou-se Visa International.
Em Espanha, o banqueiro Carlos Donis de León era a pessoa encarregada de trazer e vender cartão de crédito. Após a recusa do Banco Santander para começar a colher, ele foi vendido ao Banesto, que era então o maior banco espanhol. Logo após todos os bancos aceitam este sistema de pagamento. O primeiro cartão Visa foi emitido em 1978 pelo Banco Bilbao, dando o número 0001 e Carlos Donis de Leon.
Desde então, seu número cresceu para exceder 40 milhões (dezembro de 2005). Com este número, Espanha classifica como o segundo maior número de cartões Visa em toda a Europa após o Reino Unido (90 milhões) e à frente da Turquia e França (35 e 28 milhões, respectivamente).
Fonte: www.abecs.org.br/es.wikipedia.org
Redes Sociais