PUBLICIDADE
O fitorremediação é a descontaminação de solo, o tratamento de águas residuais ou de limpeza do ar, usando as plantas.
É o uso de plantas para retirar metais ou substâncias químicas presentes no solo.
Existem muito locais onde há contaminação de solos por metais e outros componentes. A fitorremediação vem sendo aplicada na remoção desses contaminantes do solo.
O que é fitorremediação?
Fitorremediação não é um conceito novo, há 3.000 anos, os homens têm usado a capacidade natural de plantas de purificação para tratamento de água. Desde 1970 esta prática tem encontrado interesse renovado, particularmente para o tratamento de pesticidas e metais.
Fitorremediação é um conjunto de tecnologias que usam plantas para reduzir, degradar ou imobilizar compostos orgânicos contaminantes (naturais ou sintéticos) a partir do solo , a água ou ar e originários de atividades humanas. Esta técnica pode também tratar a contaminação por compostos inorgânicos ( metais pesados ou radioisótopos ).
Solo: Esta técnica é usada para descontaminar biologicamente terrenos contaminados metais e metalóides, pesticidas , solventes , explosivos , petróleo e seus derivados, e radioisótopos contaminantes muitos.
Águas residuais: Fitoremediação é também utilizado para a descontaminação de água carregada com matéria orgânica ou contaminantes diferentes ( metais , hidrocarbonetos e pesticidas ).
Ar: Plantas também podem auxiliar a limpar o ar de ambientes fechados através de plantas que descontaminam.
Fitoremediação é um termo usado para descrever o tratamento de problemas ambientais, através da utilização de plantas.
Princípio da fitorremediação
Fitoremediação baseia-se essencialmente nas interações entre as plantas , o solo e microorganismos.
O solo é uma estrutura complexa que suporta o desenvolvimento de plantas e microrganismos que se alimentam de compostos orgânicos ou de componente inorgânico. Quando alguns destes compostos é superior ao estado inicial do solo, que é descrito como um solo contaminado (isto também se aplica à água e ao ar, ao contrário do solo são fluidos).
Os compostos podem ser utilizados em excesso, como uma fonte de energia por plantas e microorganismos. No sistema planta – solo – microrganismos, biodegradação bacteriana é muitas vezes independente da absorção pela raiz.
Plantas e microorganismos têm se evoluído em adotar uma estratégia de exploração mútua, para apoiar a fitotoxicidade , que microorganismos tiram proveito de exsudatos das raízes e a planta irá beneficiar da capacidade de degradação de microorganismos da rizosfera para reduzir o stress devido a fitotoxicidade. Em última análise, a planta é o agente essencial exportação de um contaminante fora do seu ambiente.
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/es.wikipedia.org
Redes Sociais