PUBLICIDADE
Paranormal é uma experiência difícil de explicar por conhecimentos científicos.
Os eventos paranormais são fenômenos descritos na cultura popular, folclore e outros corpos de conhecimento não-científicos, cuja existência dentro desses contextos é descrita para além da experiência normal ou explicação científica.
Um fenômeno paranormal é diferente de conceitos hipotéticos como matéria escura e energia escura. Ao contrário dos fenômenos paranormais, esses conceitos hipotéticos são baseados em observações empíricas e dados experimentais obtidos através do método científico.
As crenças paranormais mais notáveis incluem aqueles que pertencem a fantasmas, vida extraterrestre, objetos voadores não identificados , habilidades psíquicas ou percepção extrasensorial e criptípios.
Etimologia
O termo “paranormal” existiu na língua inglesa desde pelo menos 1920. A palavra consiste em duas partes: para e normal . A definição implica que a explicação científica do mundo que nos rodeia é “normal” e qualquer coisa acima, além ou contrária a isso é ‘para’.
Sobre a classificação de assuntos paranormais, Terence Hines em seu livro Pseudociência e Paranormal (2003) escreveu:
O paranormal pode ser melhor considerado como um subconjunto de pseudociência. O que diferencia o paranormal de outras pseudociências é a dependência de explicações de alegados fenômenos que estão bem fora dos limites da ciência estabelecida. Assim, os fenômenos paranormais incluem a percepção extrasensorial (ESP), telequinesia, fantasmas, poltergeists, vida após a morte, reencarnação, cura de fé, auras humanas, e assim por diante. As explicações para esses fenômenos aliados são formuladas em termos vagos de “forças psíquicas”, “campos de energia humana”, e assim por diante. Isso contrasta com muitas explicações pseudocientíficas para outros fenômenos não-complementares, que, apesar de uma ciência muito ruim, ainda são formulados em termos científicos aceitáveis.
O que é
Paranormais ou fenômenos paranormais são usados para nomear algum tipo de experiências que estão fora do campo de explicáveis termos experiências normais cientificamente . Fenômenos paranormais não podem ser assimilados a outros fenômenos que não são completamente compreendidos, como, por exemplo, a energia escura.
A comunidade científica considera que não há evidências que suportem o conjunto de crenças incluídas no rótulo “paranormal”, considerando-as pseudocientíficas
Fonte: en.wikipedia.org
Redes Sociais