PUBLICIDADE
Enquanto a maioria das fazendas de café têm estilo colonial, são belas e amplas, porém, sem maior criatividade, o Solar da Morro Azul, se destaca pela excelência de seu projeto arquitetônico e sua forma apalacetada, sendo a única sede rural brasileira com azulejos, portugueses e ingleses, utilizados na decoração de sua fachada.
No processo de tombamento, ocorrido em 1973, comandado pelo pesquisador, Arlindo de Salvo, foi considerada como, “Talvez o mais requintado exemplar de fazenda do Século XIX”.
Por ter hospedado, duas vezes o Imperador Pedro II, é conhecida na região, como a Fazenda do Imperador, mais precisamente, como Casa de D. Pedro.
Na área externa o visitante se deliciará com um riacho de pedras, a floresta com seu centenário jequitibá, a gruta construída pelos escravos e um magnífico conjunto de salas de banho, constituindo as Ruínas das Termas do Imperador.
A Fazenda Morro Azul, está aberta para visitações, previamente agendadas, para grupos organizados, com opção para serviço de restaurante. Os passeios, serão acompanhados por guias ou por pessoas ligadas à família proprietária.
Informações: Fazenda Morro Azul
Rod. Limeira-Iracemápolis
Fonte: www.limeira.sp.gov.br
Fazenda Morro Azul
Fazenda Morro Azul / Fazenda do Imperador
Construção de 1877, sua sede é um palacete azulejado, sendo a única sede rural brasileira com azulejos, portugueses e ingleses, utilizados na decoração de sua fachada.
Serviu de hospedagem a D.Pedro II e intelectuais.
Apresenta um conjunto balneário anexo à casa, constituindo as Termas do Imperador.
Pode-se observar Palmeiras Imperiais e Pau Ferro, papéis de parede franceses e ingleses, gobelinos e quadros antigos, uma capela dourada, lustres e móveis do século XIX, biblioteca, com livros raros e os quartos e camas, em que dormiram, o Imperador D. Pedro II, a Imperatriz e a Princesa Isabel.
Foi tombada pelo CONDEPHAAT em 1973.
Atualmente, boa parte de suas terras se encontra arrendada para o plantio de cana de açúcar.
Localização: Acesso pela Rodovia Limeira-Iracemápolis
Fonte: www.brasilchannel.com.br
Redes Sociais