Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla
PUBLICIDADE
O Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla é celebrado no dia 30 de agosto.
A data foi criada para dar uma maior visibilidade para a doença divulgando a doença no país inteiro.
A data foi criada pela ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla) , pois dessa forma iria proporcionar uma visibilidade nacional.
Esse dia foi escolhido, pois foi o dia em que a fundadora da ABEM, Ana Maria Levy nasceu.
( Por Portal São Francisco)
O que é
A esclerose múltipla é uma doença que se caracteriza pelo aparecimento de lesões desmielinizantes, neurodegenerativa e crônica do sistema nervoso central. As causas que produzem são desconhecidas, embora se saiba que existem diferentes mecanismos auto-imunes envolvidos.
Vários subtipos de esclerose múltipla são distintos, e muitos afetados têm diferentes formas da doença ao longo do tempo.
Por causa de seus efeitos sobre o sistema nervoso central, pode resultar na mobilidade reduzida e deficiência em casos mais graves. Se não tratada após o início dos sintomas, pelo menos, 50% dos pacientes mantêm um elevado grau de mobilidade. Menos de 10% dos pacientes morrem das consequências ou suas complicações.
A esclerose múltipla é caracterizada por dois fenômenos:
Surgimento de desmielinização dispersos no cérebro e parcialmente também na medula espinhal causada pelo ataque do sistema imunitário contra a bainha de mielina que abrange os nervos.
Os neurônios , e especialmente os seus axônios são danificados por vários mecanismos.
Como um resultado, os neurônios do cérebro parcialmente ou completamente perdem a sua capacidade de transmissão, fazendo com que os sintomas típicos de entorpecimento, formigueiro, espasmos, paralisia, fadiga e visuais perturbações.
Fonte: es.wikipedia.org
Redes Sociais