PUBLICIDADE
Para usarmos a internet, os celulares, para iluminação das ruas, das casas, usar o micro-ondas para estourar pipoca, assistir um filme, usar o carro ou ônibus, para produzir alimentos, tratar água, necessitamos de energia.
Atualmente nossas atividades econômicas exigem uma demanda muito maior de energia para produção de tecnologias para manter o desenvolvimento, o uso dos transportes, os processos industriais, a manutenção do consumo, surgindo a necessidade de obtenção de combustíveis renováveis que não sejam tão danosos ao meio ambiente e que, de alguma forma, poupe alguns recursos naturais. As transformações químicas ocorrem sempre na absorção ou liberação de energia, e através do conceito de reações exotérmicas e endotérmicas podemos compreender esse processo.
O hidrogênio (H) e o oxigênio (O) são dois elementos que, nas condições favoráveis, seus átomos reagem e formam como produto as moléculas de água. Descrevendo desse modo, nos parece ser uma reação simples, mas não é bem assim. É uma reação de alta reatividade, liberando uma quantidade de energia significativa a tal ponto que, por exemplo, a reação entre os gases de H e O é responsável pela propulsão de ônibus espaciais, dizemos que a reação libera uma quantidade de energia na forma de calor. Esse tipo de reação chamamos de reação exotérmica.
Podemos representar:
H2(g) + 1/2O2(g)à H2O(l) + 285k J (energia liberada)
Por definição, temos: uma reação é exotérmica, quando o sistema composto pelos reagentes dessa reação libera calor na forma de energia para a vizinhança (meio externo). Portanto, dizemos que os processos que liberam calor são denominados exotérmicos.
É importante definirmos o conceito de energia na forma de calor.
Calor: podemos definir calor como a transferência de energia que ocorre em decorrência da diferença de temperatura ente dois corpos ou partes diferentes de um mesmo corpo.
Toda reação de combustão é um processo exotérmico.
Exemplos:
A queima do carvão: C(s) + O2(g) → CO2 + calor
A combustão da gasolina: C8H18(l) + 25/2 O2(g) → 8 CO2(g) + 9H2O + calor
Podemos descrever o comportamento de reação exotérmica através de um gráfico de variação de entalpia.
A variação de entalpia (∆H) pode ser definida, de uma forma mais simples, como a medida de variação de energia na forma de calor trocada pelo sistema, à pressão constante.
Para um processo exotérmico: ∆H < 0
O sistema, à pressão constante, libera energia na forma de calor para a vizinhança. Como há liberação de energia essa variação é negativa.
H2(g) + 1/2O2(g) → H2O(l)∆H = -285k J (energia liberada)
O comportamento descrito pelo gráfico:
HR – entalpia dos reagentes.
Hp– entalpia dos produtos.
A entalpia para os reagentes é maior em relação aos dos produtos no processo exotérmico.A liberação de energia na forma de calor desloca o equilíbrio para formação dos produtos, portanto ∆H < 0, indicando um valor negativo.
Outros exemplos de reação exotérmicas:
1/2H2(g) + 1/2Cl2(g) → HCl(g) ΔH = -91,96 kJ/mol
Quando meio mol de gás hidrogênio, à pressão constante, reage com meio mol de cloro gasoso formando HCl gasoso,ocorre a liberação de 91,96 kJ (quilojoule) de energia na forma de calor.
1/2H2(g) +1/2 Br2(g) → HBr(g) ΔH = -35,95 kJ/mol
A reação de obtenção de HBr gasoso, libera 35,95 kj de energia na forma de calor.
S(s) + O2(g) → SO2(g) ΔH = -296,36 kJ/mol
O enxofre sólido reagindo com oxigênio para formação de um mol de dióxido de enxofre, libera 296,36 kJ de energia na forma de calor.
Exercícios Resolvidos
1) No diagrama a seguir apresenta os valores de entalpia que envolve a combustão da grafite e do diamante. Analise o gráfico e responda:
a) Qual dos alótropos de carbono libera mais calor na combustão?
b) Qual apresenta maior entalpia?
Dados:
ΔH1 = -393,5kJ/mol;
ΔH2 = -395,4kJ/mol;
Resolução
a) alótropo de carbono diamante.
b) alótropo de carbono diamante.
O valor de variação de entalpia sofre influencias devido a formação dos compostos alótropos. A grafite éa forma mais estável do carbono na natureza, enquanto o diamante natural forma-se em altas pressões e temperaturas e apresenta outra estrutura atômica é mais denso e duro. Essas diferentes estruturas na formação da grafite e do diamante, a forma como os átomos estão distribuídos e ligados exercem influências no valor da variação de entalpia.
2) O que podemos compreender da seguinte reação:
C2H6O(l) + 3O2(g) → 2CO2(g) + 3H2O(l)ΔH = -1.367 kJ/mol
Dado: C2H6O- etanol.
Resolução
Processo de reação exotérmica, quando 1 mol de etanol líquido reage com 3 mols de oxigênio, à pressão constante, produz 2 mols de dióxido de carbono e três mols de água no estado líquido, liberando 1.367 kJ de energia na forma de calor.
Bons estudos!
David PancieriPeripato
Redes Sociais