PUBLICIDADE
Nascimento: 1 de dezembro de 1743, Wernigerode, Alemanha.
Falecimento: 1 de janeiro de 1817, Berlim, Alemanha.
Químico alemão Martin Heinrich Klaproth descobriu um número de elementos no século 19, incluindo urânio e zircônio.
Nascido na Alemanha em 1743, químico Martin Heinrich Klaproth foi o principal químico de seu tempo e descobriu uma série de elementos, incluindo o urânio e zircônio.
Ele foi o primeiro professor de química na Universidade de Berlim.
Martin Heinrich Klaproth – Vida
Martin Heinrich Klaproth
Nascido em Wernigerode, Alemanha, Klaproth foi colocado como um boticário.
Depois de trabalhar em Hannover e Danzig, mudou-se para Berlim, onde ele montou seu próprio negócio.
Em 1792 ele se tornou professor de química na Escola de Artilharia Berlim e em 1810 ele se tornou o primeiro professor de química na Universidade de Berlim.
Sua principal fama como um químico repousa sobre sua descoberta de vários novos elementos.
Em 1789 descobriu zircónio , com o nome de zircão, o mineral a partir do qual foi isolado.
No mesmo ano, ele extraiu urânio de uraninita e nomeou-o para o planeta recém-descoberto, Urano.
Ele também redescobriu de titânio em 1795, cerca de quatro anos após a sua descoberta original, e descobriu cromo em 1798.
Klaproth usou o tellus Latina (terra) em sua nomenclatura de telúrio (1798), que tinha sido descoberto pelo geólogo austríaco Franz Joseph Muller ( 1740-1825) em 1782. em 1803 ele descobriu cério óxido , nomeado para o recém descoberto asteróide, Ceres.
Martin Heinrich Klaproth – Biografia
Martin Heinrich Klaproth
Químico alemão. Ele descobriu urânio, zircônio e titânio.
Durante grande parte da sua vida, ele seguiu a profissão de farmacêutico.
Aprendiz de farmácia, em 1775 estabeleceu um laboratório em Berlim.
Descobriu o urânio na pechblenda e o zircónio no zircão. Comprovou a descoberta do titânio e estudou o telúrio. Em 1802 foi-lhe confiada a primeira cátedra de Química na Universidade de Berlim.
Depois de ser assistente em farmácias em Quedlinburg, Hanover, Berlim e Danzig foi sucessivamente a Berlim após a morte de Valentin Rose (seu chefe) em 1771 e teve o cuidado de seus negócios.
Em 1780 ele começou um assentamento por conta própria, na mesma cidade, onde a partir de 1782, foi promovido a consultor farmacêutico Ober-Medicum College.
Em 1787, foi nomeado professor de química da Artilharia Real, e quando a universidade foi fundada em 1810, ele foi eleito para ser um professor de química. Durante este tempo como professor, escreveu e publicou um dicionário de química.
Ele morreu em Berlim, na manhã de 01 de janeiro de 1817.
Klaproth foi o principal químico de seu tempo na Alemanha.
Um trabalhador precisa e consciente, que fez muito para melhorar e sistematizar os processos de química analítica e mineralogia.
Sua apreciação do valor dos métodos quantitativos levou a se tornar um dos primeiros adeptos das doutrinas de Lavoisier fora da França.
Descoberto urânio, zircónio e titânio, e caracteriza-se como elementos distintos.
Apesar de não ser obtido por esta elementos de estado metálico puro, em que a referida composição das substâncias até agora conhecidos, incluindo os compostos de acordo com os elementos até então conhecidos: telúrio, de estrôncio, de cério e de crómio.
Seus papéis, mais de 200 em número, foram coletados no sul Beiträge.
Escrito sobre a composição química do corpo humano (5 volumes, 1795-1810) e vários escritos e teorias da química orgânica e química inorgânica foram encontrados.
Fonte: www.biography.com/www.nndb.com
Redes Sociais