PUBLICIDADE
Podemos reciclar vários produtos, e para separarmos os tipos de lixos utilizamos algumas cores para cada tipo de lixo.
Quando você encontrar alguma lixeira com essas cores respeite-as na hora de jogar o lixo, colocando cada tipo no seu lugar. Assim, você estará contribuindo com os lixeiros na hora de separar o lixo e estará ajudando a preservar o meio ambiente.
As cores características dos containers apropriados para a coleta seletiva de lixo:
Até hoje, não se sabe onde e com que critério foi criado o padrão de cores dos containers utilizados para a coleta seletiva voluntária em todo o mundo. No entanto, alguns países já reconhecem esse padrão como um parâmetro oficial a ser seguido por qualquer modelo de gestão de programas de coleta seletiva.
Existe uma simbologia específica para a reciclagem de plásticos:
No Brasil existe uma norma (NBR 13230) da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que padroniza os símbolos que identificam os diversos tipos de resinas (plásticos) virgens.
O objetivo é facilitar a etapa de triagem dos resíduos plásticos que serão encaminhados à reciclagem.
Os tipos são classificados por números a saber:
1 – PET – Polietileno Tereftalato, usado em garrafas de refrigerantes.
2 – PEAD – Polietileno de Alta Densidade, consumido por fabricantes de engradados de bebidas, baldes, tambores, autopeças e outros produtos.
3 – PVC – Policloreto de Vinila, comum em tubos e conexões e garrafas para água mineral e detergentes líquidos.
4 – PEBD – Polietileno de Baixa Densidade, utilizado na fabricação de embalagens de alimentos. Ex.; sacos de arroz ou feijão.
5 – PP – Polipropileno, que compõe embalagens de massas e biscoitos, potes de margarina, utilidades domésticas, entre outros.
6 – PS – Poliestireno, utilizado na fabricação de eletrodomésticos e copos descartáveis.
7 – Outros,
As diferentes cores para suas diferentes lixeiras em casa
O melhor da reciclagem é que ela possibilita que as pessoas ajudem em casa quando se trata do meio ambiente. No entanto, para maximizar a reutilização que você obtém e facilitar os centros de reciclagem, você não quer apenas despejar todos os itens que você acha que cabem em uma única lixeira. Existe todo um sistema de codificação de cores projetado para ajudar a simplificar as coisas.
Todas as cores diferentes e para que servem
Cores da Reciclagem
Então, com isso em mente, quais são as cores, exatamente?
A cor de reciclagem mais comum que você provavelmente verá é azul, e isso é para papel.
As lixeiras verdes destinam-se a garrafas ou latas de plástico. Em alguns casos, isso pode ser amarelo, portanto, verifique quais são os regulamentos locais para você.
Papel e plástico são os itens mais comumente reciclados, mas também existem outras cores. Por exemplo, o roxo geralmente está associado a eletrônicos, como telefones ou cartuchos de toner.
Existem alguns itens exclusivos que podem não se encaixar em nenhuma das outras categorias, como papelão ou alumínio. Estes geralmente vão em uma lixeira laranja, para garantir que eles permaneçam separados, mas sejam reciclados.
Na ilustração abaixo são mostradas as cores básicas, as quais são encontradas em todos os locais de coleta seletiva de lixo:
Cores da Reciclagem
Quais as cores características dos containers apropriados para a coleta seletiva de lixo?
RESOLUÇÃO No 275 DE 25 DE ABRIL 2001
O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das atribuições que lhe conferem a Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, e tendo em vista o disposto na Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e no Decreto no 3.179, de 21 de setembro de 1999, e
Considerando que a reciclagem de resíduos deve ser incentivada, facilitada e expandida no país, para reduzir o consumo de matérias-primas, recursos naturais não-renováveis, energia e água;
Considerando a necessidade de reduzir o crescente impacto ambiental associado à extração, geração, beneficiamento, transporte, tratamento e destinação final de matérias-primas, provocando o aumento de lixões e aterros sanitários;
Considerando que as campanhas de educação ambiental, providas de um sistema de identificação de fácil visualização, de validade nacional e inspirado em formas de codificação já adotadas internacionalmente, sejam essenciais para efetivarem a coleta seletiva de resíduos, viabilizando a reciclagem de materiais, resolve:
Art.1º Estabelecer o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva.
Art. 2º Os programas de coleta seletiva, criados e mantidos no âmbito de órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, direta e indireta, e entidades paraestatais, devem seguir o padrão de cores estabelecido em Anexo. § 1o Fica recomendada a adoção de referido código de cores para programas de coleta seletiva estabelecidos pela iniciativa privada, cooperativas, escolas, igrejas, organizações não-governamentais e demais entidades interessadas. § 2o As entidades constantes no caput deste artigo terão o prazo de até doze meses para se adaptarem aos termos desta Resolução.
§ 1º Fica recomendada a adoção de referido código de cores para programas de coleta seletiva estabelecidos pela iniciativa privada, cooperativas, escolas, igrejas, organizações não-governamentais e demais entidades interessadas.
§ 2º As entidades constantes no caput deste artigo terão o prazo de até doze meses para se adaptarem aos termos desta Resolução.
Art. 3º As inscrições com os nomes dos resíduos e instruções adicionais, quanto à segregação ou quanto ao tipo de material, não serão objeto de padronização, porém recomenda-se a adoção das cores preta ou branca, de acordo a necessidade de contraste com a cor base.
Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
JOSÉ SARNEY FILHO
Presidente do CONAMA
ANEXO
Padrão de cores
Código de Cores para os Diferentes Tipos de Resíduos
AZUL: papel/papelão;
VERMELHO: plástico;
VERDE: vidro;
AMARELO: metal;
PRETO: madeira;
LARANJA: resíduos perigosos;
BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;
ROXO: resíduos radioativos;
MARROM: resíduos orgânicos;
CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.
Fonte: www.uniagua.org.br/sunrisesanitation.com/www.compam.com.br
Redes Sociais