Luiz Inácio Lula da Silva – Governo
PUBLICIDADE
Nascimento: 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco.
Luiz Inácio Lula da Silva é um político brasileiro e foi 35o presidente do país a partir de 2003 até 2011.
Membro fundador do Partido dos Trabalhadores, Lula, como Luiz Inácio Lula da Silva é conhecido, concorreu pela primeira vez ao governo do estado de São Paulo em 1982, perdendo.
Como um membro da Câmara dos Deputados e depois de dois falharam lances para a presidência, em 2002, Lula derrotou decisivamente José Serra para a presidência.
Seu mandato de 8 anos foi marcado por avanços no plano econômico, mas marcado por escândalos também.
Seus pais, Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Mello tiveram oito filhos: Lula é o sétimo. Em 1952, aos sete anos, ele acompanha a família que deixa as dificuldades da seca no Nordeste para se instalar em Vicente de Carvalho (SP), onde ele vende amendoim e tapioca no centro da cidade praiana.
Em 1956, a família muda-se para a capital do estado e aos 14 anos de idade, Lula consegue seu primeiro emprego com registro em carteira, trabalhando como operário no setor metalúrgico. Depois é contratado pelas Indústrias Villares e acompanhando seu irmão mais velho, José Ferreira da Silva, entrando para o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. Torna-se primeiro-secretário e, em 1975, presidente do sindicato, tendo papel importante nas greves do ABC paulista no fim do período militar. (prisão)
Lula é casado com Marisa Leticia desde 1974.
Ao todo são cinco filhos: três do casal, um filho do primeiro casamento de Marisa e uma filha de Lula com Míriam Cordeiro.
Em 1980, ao lado de políticos, sindicalistas e intelectuais, Lula fundou o Partido dos Trabalhadores (PT), pelo qual concorreu ao governo de São Paulo, em 82, ficando em quarto lugar. Nesta época, ele incorporou oficialmente o apelido Lula ao seu nome de batismo. Um ano depois participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e, em 86, foi eleito deputado federal. Vem se candidatando nas eleições presidenciais desde 1989, quando perdeu, no segundo turno, para Fernando Collor de Mello por uma margem de apenas 6% dos votos, após derrotar inicialmente políticos de expressão como Leonel Brizola, Mário Covas, Ulysses Guimarães, Paulo Maluf e outros. Candidatou-se nas eleições de 1994 e foi derrotado novamente, desta vez, ainda no primeiro turno, para Fernando Henrique Cardoso. Em 1998, perdeu ainda no primeiro turno para FHC.
Atualmente, é presidente de honra do PT e pode ser considerado quase como um eterno candidato do partido, apesar da decisão de se realizar prévias, que já têm também o senador Eduardo Suplicy como pré-candidato.
Como nas outras campanhas, Lula aparece de novo nas pesquisas como forte concorrente ao Planalto, mas repete performances anteriores: não consegue ultrapassar a barreira dos 30% de intenções de voto.
Luiz Inácio Lula da Silva – Vida
Luiz Inácio Lula da Silva
Torneiro mecânico, Luiz Inácio Lula da Silva é o primeiro pernambucano a ocupar a presidência da República e também o primeiro operário a ser eleito presidente do Brasil.
Foi eleito, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no segundo turno da eleição de 2002, com a maior votação já obtida por um presidente brasileiro em toda a história do País: 52.793.364 votos, o equivalente a 61,27% dos votos válidos, derrotando o candidato do PSDB, senador José Serra.
Mais popular líder sindicalista brasileiro da segunda metade do Século XX, Lula chegou à presidência na quarta tentativa.
Antes, também havia sido derrotado na disputa pelo governo do Estado de São Paulo e sua única vitória ocorrera em 1986, quando foi eleito (por São Paulo) o deputado federal mais votado do Brasil, com mais de 650 mil votos.
Veja, abaixo, os dados biográficos desse pernambucano filho de pequenos agricultores que deixaram o Estado fugindo da seca.
1945 – Dia 06 de outubro, nasce Luiz Inácio da Silva, no então distrito de Vargem Grande, em Garanhuns, Pernambuco (hoje, o distrito é o município de Caetés, no Agreste do Estado). Filho do lavrador Aristides Inácio da Silva e da doméstica Eurídice Ferreira de Melo, Luiz é registrado como tendo nascido no dia 27 de outubro de 1945.
1952 – Lula viaja, num pau-de-arara, para São Paulo, junto com os sete irmãos e a mãe, numa penosa viagem que durou 13 dias. Foram ao encontro de Aristides Inácio (o pai de Lula) que anos antes havia deixado Pernambuco e agora trabalhava como estivador no Porto de Santos. A família vai morar em Guarujá, litoral paulista, onde Lula trabalharia como engraxate, vendedor ambulante e entregador de uma tinturaria.
1959 – Aos 14 anos, Lula vai trabalhar numa metalúrgica. É o seu primeiro emprego com carteira assinada.
1964 – Depois de ter abandonado os estudos na primeira série ginasial, Lula conclui o curso de torneiro mecânico, ministrado pelo Senai. É contratado pela Metalúrgica Aliança, no ABC paulista, onde perderia o dedo mínimo da mão esquerda, num acidente de trabalho.
1966 – É contratado pela Indústria Villares, para o cargo de torneiro mecânico.
1967 – Casa-se com a tecelã Maria de Lourdes da Silva. Levado pelo irmão José Ferreira da Silva (conhecido como Frei Chico), militante do Partido Comunista Brasileiro, Lula assume uma suplência da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, região do ABC paulista, iniciando assim sua militância sindical.
1970 – A mulher de Lula, Maria de Lourdes, morre juntamente com o filho, durante o parto.
1974 – Casa-se com Marisa Letícia, também operária e viúva.
1975 – Lula é eleito, pela primeira vez, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. É à frente do sindicato que se tornaria conhecido no Brasil inteiro, ao mobilizar milhares de trabalhadores em assembléias, passeatas e greves por melhores condições de trabalho.
1978 – Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema em segundo mandato, Lula comanda a primeira greve de operários do ABC paulista desde a implantação da ditadura militar brasileira em 1964.
1980 – A 10 de fevereiro, junto com um grupo de intelectuais, sindicalistas, artistas e acadêmicos, Lula lança o manifesto que deu origem à fundação do Partido dos Trabalhadores (PT).
Depois de comandar uma greve dos metalúrgicos paulistas que durou 41 dias, Lula é preso, fica 31 dias recolhido às dependências do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) de São Paulo e tem seus direitos sindicais cassados.
1982 – Luiz Inácio da Silva incorpora o apelido Lula ao seu nome. Disputa e perde a eleição para governador de São Paulo, ficando no quarto lugar, com 1.144.648 votos.
1983 – Participa da fundação da Central Única dos Trabalhadores – CUT.
1986 – Recebe o Prêmio Bruno Kreisk (Viena, Áustria), concedido a pessoas ou instituições que se destacaram em defesa dos direitos humanos.
É eleito o mais votado deputado federal do Brasil, obtendo, pelo PT de São Paulo, um total de 651.763 votos.
1989 – Disputa, pela primeira vez, a eleição para presidente da República, obtém 31 milhões de votos e chega ao segundo turno, mas é derrotado por Fernando Collor de Melo, por uma diferença equivalente a 6% dos votos válidos.
1994 – Disputa e perde (logo no primeiro turno) para o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, a eleição presidencial.
1998 – Mais uma vez, disputa e perde (logo no primeiro turno) para o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, a eleição presidencial, sempre pelo PT.
2002 – A 27 de outubro, em segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é eleito presidente do Brasil, derrotando o senador José Serra (candidato do PSDB) com uma votação jamais obtida antes por um candidato à presidência da República: 52.793.364 ou 61,27% dos votos válidos.
Lula é o primeiro pernambucano e também o primeiro operário a ocupar a presidência do País.
Luiz Inácio Lula da Silva – Biografia
Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco. Casado com Marisa Letícia, desde 1974, tem cinco filhos. Lula, por sua vez, é o sétimo dos oito filhos de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Mello. Em dezembro de 1952, a família de Lula migrou para o litoral paulista, viajando 13 dias num caminhão “pau de arara”. Foi morar em Vicente de Carvalho, bairro pobre do Guarujá.
Foi alfabetizado no Grupo Escolar Marcílio Dias. Em 1956, a família mudou-se para São Paulo, passando a morar num único cômodo, nos fundos de um bar, no bairro de Ipiranga. Aos 12 anos de idade, Lula conseguiu seu primeiro emprego numa tinturaria. Também foi engraxate e office-boy.
Com 14 anos, começou a trabalhar nos Armazéns Gerais Columbia, onde teve a Carteira de Trabalho assinada pela primeira vez. Lula transferiu-se depois para a Fábrica de Parafusos Marte e obteve uma vaga no curso de torneiro mecânico do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Indústrial. O curso durou 3 anos e Lula tornou-se metalúrgico.
A crise após o golpe militar de 1964 levou Lula a mudar de emprego, passando por várias fábricas, até ingressar nas Indústrias Villares, uma das principais metalúrgicas do país, localizada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Trabalhando na Villares, Lula começou a ter contato com o movimento sindical, por intermédio de seu irmão José Ferreira da Silva, mais conhecido por Frei Chico.
Em 1969, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema fez eleição para escolher uma nova diretoria e Lula foi eleito suplente. Na eleição seguinte, em 1972, tornou-se primeiro-secretário. Em 1975, foi eleito presidente do sindicato com 92 por cento dos votos, passando a representar 100 mil trabalhadores.
Lula deu então uma nova direção ao movimento sindical brasileiro. Em 78, Lula foi reeleito presidente do sindicato e, após 10 anos sem greves operárias, ocorreram no país as primeiras paralisações. Em março de 79, 170 mil metalúrgicos pararam o ABC paulista. A repressão policial ao movimento grevista e a quase inexistência de políticos que representassem os interesses dos trabalhadores no Congresso Nacional fez com que Lula pensasse pela primeira vez em criar um Partido dos Trabalhadores.
O Brasil atravessava, então, um processo de abertura política lenta e gradual comandada pelos militares ainda no poder. Em 10 de fevereiro de 1980, Lula fundou o PT, juntamente com outros sindicalistas, intelectuais, políticos e representantes de movimentos sociais, como lideranças rurais e religiosas. Em 1980, nova greve dos metalúrgicos provocou a intervenção do Governo Federal no sindicato e a prisão de Lula e outros dirigentes sindicais, com base na Lei de Segurança Nacional. Foram 31 dias de prisão.
Em 1982 o PT já estava implantado em quase todo o território nacional. Lula liderou a organização do partido e disputou naquele ano o Governo de São Paulo.
Em agosto de 83, participou da fundação da CUT – Central Única dos Trabalhadores. Em 84 participou, como uma das principais lideranças, da campanha das “diretas-já” para a Presidência da República. Em 1986, foi eleito o deputado federal mais votado do país, para a Assembléia Constituinte.
O PT lançou Lula para disputar a Presidência da República em 1989, após 29 anos sem eleição direta para o cargo. Perdeu a disputa, no segundo turno, por pequena diferença de votos, mas dois anos depois liderou uma mobilização nacional contra a corrupção que acabou no “impeachment” do presidente Fernando Collor de Mello. Em 1994 e 1998, Lula voltou a se candidatar a presidente da República e foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso.
Desde 1992, Lula atua como conselheiro do Instituto Cidadania, uma organização não-governamental criada após a experiência do Governo Paralelo, voltado para estudos, pesquisas, debates, publicações e principalmente formulação de propostas de políticas públicas nacionais, bem como de campanhas de mobilização da sociedade civil rumo à conquista dos direitos de cidadania para todo o povo brasileiro.
Na última semana de junho de 2002, a Convenção Nacional do PT aprovou uma ampla aliança política (PT, PL, PCdoB, PCB e PMN) que teve por base um programa de governo para resgatar as dívidas sociais fundamentais que o país tem com a grande maioria do povo brasileiro. O candidato a vice-presidente na chapa era o senador José Alencar, do PL de Minas Gerais.
Em 27 de outubro de 2002, aos 57 anos de idade, com quase 53 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva é eleito Presidente da República Federativa do Brasil.
O primeiro mandato do presidente Lula colocou o Brasil em ordem e preparou o país para o crescimento econômico, com importantes avanços sociais e significativa melhoria na distribuição de renda, sobretudo, graças à política de valorização do salário mínimo e a programas como o Bolsa Família.
A redução das desigualdades foi uma das marcas dos quatro primeiros anos de governo, e nada menos que 7 milhões de brasileiros e brasileiras ascenderam à classe média. Lula terminou o primeiro mandato com a aprovação histórica de 57%.
Em 29 de outubro de 2006, Luiz Inácio Lula da Silva se reelege Presidente da República com mais de 58 milhões de votos (60, 83% dos votos válidos) vencendo em segundo turno o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Geraldo Alckmin.
Fonte: www.biography.com/www.presidencia.gov.br/www.planalto.gov.br/www.pe-az.com.br
Redes Sociais