Louis Agassiz

PUBLICIDADE

Nascimento: 28 de maio de 1807, Suíça.

Falecimento: 14 de dezembro de 1873, Cambridge, Massachusetts, EUA.

Religião: Protestante.

Louis Agassiz era um suíço biólogo, médico, geólogo, professor, e o mais importante, um inovador de destaque no campo do estudo das ciências naturais.

Um dos grandes cientistas de sua época, e um dos “pais fundadores” da tradição científica moderna americana, Louis Agassizpermanece um enigma histórico.

Um grande sistemata e paleontólogo, um professor de renome e incansável promotor da ciência na América, ele também era um oponente ao longo da vida da teoria da evolução de Darwin. No entanto, até mesmo os seus ataques mais críticas sobre a evolução forneceram biólogos evolutivos com insights.

Seu marco de trabalho sobre a atividade geleira e peixes extintos foram suas contribuições revolucionárias.

Agassiz cresceu na Suíça e passou a se tornar um professor na Universidade de Neuchâtel ensino de história natural.

Mais tarde, ele aceitou um cargo de professor na Universidade de Harvard, onde ele ganhou fama através de seu estilo de ensino inovador que alterou o método de ensino de ciências naturais em os EUA.

Louis Agassiz – Vida

Louis Agassiz
Louis Agassiz

Louis Agassiz foi zoólogo, geólogo e paleontólogo, com uma experiência especial em ictiologia.

Fundador e diretor do Museu de Zoologia Comparada de Harvard.

Um dos mais famosos cientistas de sua época.

Louis Agassiz foi um naturalista suíço-americano, foi um anatomista comparativo excepcional.

Ele promulgou a teoria glacial e oposição teoria da evolução de Darwin pela seleção natural.

Louis Agassiz nasceu em Motier-en-Vuly na Suíça francesa, em 28 de maio de 1807.

Seu pai, o último de uma linha de sete clérigos protestantes, incutiu em Louis Agassiz as qualidades religiosas que marcaram sua vida, e sua mãe, Rose Mayor Agassiz, incentivou o gosto precoce para a ciência que o levou a negligenciar seus livros a fim de recolher uma enorme variedade de animais de estimação.

Louis Agassiz foi casado duas vezes, com a primeira esposa, ele teve um único filho, Alexander Agassiz, nascido em 1835.

Em 1850, depois da morte de sua primeira esposa, ele se casou com sua segunda esposa, Elizabeth Cabot Cary de Boston.

Louis Agassiz – Biografia Acadêmica

Jean-Louis Rodolphe Agassiz foi um naturalista, anatomista comparativo, paleontólogo, glaciologista e geólogo suíço especialista no estudo comparativo da-base de peixe a ictiologia – e análise do movimento de geleiras.

Agassiz é lembrado principalmente por seu trabalho sobre a glaciação , mas também por ser um dos maiores zoólogos que se opunham à teoria da evolução de Charles Darwin, tornando-se um dos principais defensores da fixidez no Estados Unidos.

Como anatomista comparativo, sua contribuição foi a criação de um “triple paralelismo” entre a série sistemática, paleontológico e embriológicas.

Juventude e formação

Louis Agassiz nasceu em Motier ( Suíça ). Educado em primeiro na casa de sua família acontece próximos quatro anos em uma escola secundária em Bienne e concluir seus estudos elementares na Academia de Lausanne.

Entre 1824 e 1826 estudou medicina na Universidade de Zurique , sob Heinrich Rudolf Schinz (1777-1861). Entre 1826 e 1827 continuou a sua formação médica na Universidade de Heidelberg , onde ele descobre a paleontologia por Heinrich Georg Bronn (1800-1862) e anatomia comparada por um ex-aluno de Schinz, Friedrich Tiedemann (1781-1861). Entre 1827 e 1830 ele continuou seus estudos na Universidade de Munique, onde ele ainda cursos de Lorenz Oken (1779-1851) e herpetólogo Johann Georg Wagler (1800-1832).

Obtém o grau de doutor em filosofia em 1829, em Erlangen e em 1830 doutorou-se em medicina. Em seguida, mudou-se para Paris, onde, sob a tutela de Alexander von Humboldt e Georges Cuvier vai para a geologia e zoologia . Até esse momento, não prestando atenção à ictiologia, que se tornaria sua principal ocupação.

Os primeiros trabalhos

Louis Agassiz
Annularis Orbicella Dana. In: “Relatório sobre a Flórida Reefs”, 1880, por Louis Agassiz. Memórias do Museu de Zoologia Comparada de Harvard College, Vol. VII, n º 1. Placa IV.

Entre 1819 e 1820, Johann Baptist von Spix (1781-1826) e Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868) fez uma expedição ao Brasil, durante o qual ele coletou, entre outros, uma coleção de peixes de água doce, principalmente a partir de Amazon . Quando ele morreu, pouco depois (1826), Spix não tem tempo para estudar todos os espécimes, e Agassiz, mas tinha acabado de terminar seus estudos, é eleito por Martius de sucesso. Agassiz vem a este trabalho com o entusiasmo que o caracterizou até o fim de sua carreira. Complete a sua lição de casa e publicaram seus resultados em 1829. Ao longo do próximo ano continua este trabalho através de uma investigação sobre a história do peixe encontrado no lago de Neuchatel. Naquele mesmo ano, ele publicou uma versão abreviada do histórico de peixes de água doce na Europa Central. A versão definitiva foi publicada em 1839 e concluída em 1842.

Em 1832, Agassiz foi nomeado professor de história natural na Universidade de Neuchâtel . Logo os peixes fósseis atrair sua atenção. Na época, os fósseis contidos nos folhelhos do cantão de Glarus e rochas sedimentares do Monte Bolca eram conhecidos, mas mal tinha sido estudada. Desde 1829, Agassiz prevê a publicação do trabalho que será reconhecido como uma autoridade neste domínio. Cinco volumes de sua pesquisa sobre fósseis de peixes aparecem em 1833y 1843, ilustrado por Joseph Dikel.

Agassiz percebe que suas descobertas paleontológicas exigem uma nova classificação dos peixes. Os fósseis encontrados raramente têm tecido macio e até mesmo osso são mal conservados e muitas vezes se trata de dentes, escamas e barbatanas. Assim, decidiu-se por Agassiz classificadas em quatro grupos com base na natureza das escalas e outros apêndices dérmicos.

Como o progresso da obra de Agassiz, torna-se claro que os seus recursos financeiros limitados são um obstáculo para a investigação. Finalmente, obter ajuda da Associação Britânica para o Avanço da Ciência . Por outro lado, o conde de Ellesmere – Senhor Francis Egerton – 1290 compra os desenhos originais para submissão à Sociedade Geológica de Londres , que em 1839 concedeu-lhe a Medalha Wollaston . Em 1838 ele foi eleito para a Royal Society. Durante todo esse tempo, está interessado em invertebrados . Em 1837, ele publicou uma monografia sobre o avanço espécies contemporâneas e fósseis de equinodermos , que aparece na primeira parte de 1838, as seções dedicadas aos equinodermes fósseis suíços aparecem entre 1839 e 1840, e entre 1840 e 1845 os Estudos Críticos em o molusco fóssil.

Antes de sua primeira visita à Inglaterra, em 1834, as obras de Hugh Miller e outros geólogos trazer à luz os fósseis contidos nas cascas de idade cerâmica vermelha a nordeste da Escócia. Fósseis revelam vários gêneros de peixes desconhecidos até então. Interesse por estes espécimes raros, Agassiz escreveu, entre 1844 e 1845 um peixe Monografia fóssil de Old cerâmica vermelha ou Devoniano System (Old Red Sandstone) das Ilhas Britânicas e da Rússia.

As glaciações

Em 1837, Agassiz foi o primeiro a propor a existência de um cientificamente era do gelo no passado da Terra. Com ele, de Saussure , Venetz , Jean de Charpentier e outros estudaram as geleiras dos Alpes. Agassiz não só fez várias viagens para os Alpes na companhia de Charpentier, mas ele mesmo construiu uma cabana na geleira de Aar onde ele morava, a fim de estudar a estrutura eo movimento do gelo. O resultado de sua pesquisa, em 1840, mostra seus estudos sobre as geleiras que descreve o movimento das geleiras, suas morenas, sua influência sobre o deslocamento e erosão de rochas e à formação de estrias e rochas empilhadas observados em paisagens alpinas . Agassiz não só aceita a idéia de Charpentier, em que as geleiras estendido ao longo do vale do rio Aare e Rhône , mas vai mais longe e conclui que a Suíça tem sido no passado relativamente recente, uma espécie de Greenland, em em vez de várias geleiras que se espalharam pelos vales, um vasto mar de gelo originário dos Alpes teria coberto todo o noroeste da Suíça, o Jura.

Familiarizados com os fenômenos associados com o movimento das geleiras, Agassiz está pronto para a descoberta feita em 1840 com William Buckland. Eles visitam as Terras Altas da Escócia e estão em vários locais as taxas de antiga atividade glacial. Esta descoberta foi anunciada na Sociedade Geológica de Londres, em várias comunicações. Os distritos montanhosos da Inglaterra, País de Gales e Irlanda também são considerados centros de formação Agassiz Glacier e observa que “campos geleira de grande porte, como os da Groenlândia cobrimos todos os países onde cascalho estratificada e descobriu que este é produzido por abrasão das geleiras nas rochas subjacentes.

Agassiz nos Estados Unidos

Louis Agassiz
Louis Agassiz

Entre 1842 e 1846 Agassiz publicou seu Gazetteer zoologicus a classificação completa com referências de todos os nomes usados em biologia para o gênero e espécie. Com a ajuda do rei da Prússia , Agassiz cruzou o Atlântico com o duplo objetivo de estudar a história natural ea zoologia dos Estados Unidos e dar um curso de zoologia, a convite do JA Lowell no Lowell Institute , em Boston (Massachusetts). Os benefícios financeiros e pesquisas que apresentam você decidir se estabelecer em os EUA, onde permanecerá até o final de sua vida.

Em 1847 foi nomeado professor de Zoologia e Geologia, da Universidade de Harvard e em 1852 aceitou uma posição de anatomia comparada em Charlestown (Massachusetts), mas demitiu-se após dois anos.

A partir desta data o seu trabalho científico diminui, mas atinge uma profunda influência através de seu ensino para os futuros grandes cientistas, como David Starr Jordan (1851-1931), Joel Asaph Allen (1838-1921), Joseph Le Conte (1823-1901 ), Nathaniel Southgate Shaler (1841-1906), Alfeu Primavera Packard (1839-1905), Primeiro Templo (1832-1905), seu filho Alexander Emanuel Agassiz (1835-1910), Charles Frédéric Girard (1822-1895), Frederic Ward Putnam (1829-1915), Samuel Garman (1843-1927) ou Samuel Hubbard Scudder (1837-1911).

No entanto, Agassiz continua a escrever. Publicou quatro volumes de História Natural dos Estados Unidos ( Natural History of the United States ) (1857-1862) e um catálogo de itens de seu campo favorito – Bibliographia Zoologiae et Geologiae – em quatro volumes (1848-1854). Em 1861, ele recebeu a Medalha Copley , o maior prêmio da Royal Society.

Ao longo dos anos sessenta sua saúde declina e decide voltar para o trabalho de campo para relaxar e para continuar seus estudos de peixes do Brasil.

Então, em abril de 1865 lidera uma expedição ao Brasil.

Em seu retorno, em 1866, escreve: “Uma viagem no Brasil” ( Uma Jornada no Brasil ), publicado dois anos depois. Em 1871, visitar a costa (do Atlântico e do Pacífico), no sul da América do Norte.

Nos últimos anos de sua vida, Agassiz trabalhar em um ambiente escolar onde zoologia permamente podem ser estudadas in vivo.

Em 1873, um filantropo , John Anderson, ele doou a ilha de Penikese em Buzzard Bay (Massachusetts) e 50 000 dólares para criar a escola John Anderson. Ele fechou logo após a morte de Agassiz, mas é considerado o precursor do Instituto vizinha de Oceanografia Woods Hole Oceanographic Institution. Além disso, Agassiz ajudou a criar o Museu de Anatomia Comparada em Cambridge (Massachusetts), que a morte vai receber sua coleção particular.

Louis Agassiz – Trabalho

Louis Agassiz
Louis Agassiz

Fixismo e catastrofismo

Agassiz oposição a evolução das espécies, defendendo uma visão fijista , catastrófico e criacionista na história da Terra. Para Agassiz, principal expoente da teoria das criações sucessivas , dados paleontológicos revelaram estáveis longos períodos separados por grandes revoluções que ocorreram na mudança de uma espécie para outra, devido à intervenção divina.

Publicações

Histoire des poisson d’eau douce en Europe centrale
Recherches sur les poissons fósseis (1833-1843)
História dos peixes de água doce da Europa Central (1839-1842)
Études sur les geleiras (1840)
Études critiques sur les Mollusques fósseis (1840-1845)
Nomenclatura Zoologicus – De l’Espece et de la classificação em Zoologia – (1842-1846)
Fossiles Monographie des poissons du Vieux Gres Rouge, UO Système Dévonien (Old Red Sandstone) des Iles Britanniqu et de Russie (1844-1845)
Bibliographia Zoologiae et Geologiae (1848)
Princípios de Zoologia para o uso das Escolas e Faculdades com AA Gould (Boston, 1848)
Lago Superior: Seu caráter físico, vegetação e animais, comparados com os de outras regiões e como (Boston: Gould, Kendall e Lincoln , 1850)
Natural History of the United States (1847-1862)
An Essay on Classification (1859)
Viagem ao Brasil (1868)

Abreviatura

A abreviatura Agassiz é usado para indicar a Louis Agassiz como uma autoridade na descrição e classificação científica das plantas. (Veja a lista de todos os gêneros e espécies descritas por este autor em IPNI ).

Abreviatura

A abreviatura Agassiz é usado para indicar a Louis Agassiz como uma autoridade na descrição e taxonomia em zoologia.

Fonte: www.famousscientists.org/www.ucmp.berkeley.edu/es.wikipedia.org

 

Veja também

John Locke

PUBLICIDADE John Locke, nascido em Wrington (Inglaterra), estudou em Oxford. Em 1688, fora nomeado membro …

Gugu Liberato

PUBLICIDADE Antonio Augusto Liberato de Moraes, muito conhecido por” Gugu”, foi um importante apresentador de …

Friedrich Nietzsche

Friedrich Nietzsche

PUBLICIDADE Quem foi Friedrich Nietzsche? O filósofo alemão influente Friedrich Nietzsche (1844-1900) é conhecido por seus …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.