Lima Barreto
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Com toda a pompa oficial, na presença de altas autoridades, inclusive sua excelência, o senhor ministro do Interior, a Diretoria de Saúde Pública, em dias da semana passada, inaugurou uma Escola Prática de Enfermeiros.
Consta do seu programa de ensino várias disciplinas da mais alta importância para enfermeiros práticos, como sejam: física, química, anatomia, fisiologia, terapêutica, etc.
A muita gente um tal programa se afigurou pomposo e inútil para formar enfermeiros práticos no seu ofício. Outros viram no propósito a idéia de substituir as academias de sessenta mil-réis que tanta celeuma causaram e foram, ao que parece, extintas, ou vão ser, com a recente reforma do ensino público.
Não sei ao certo quais os intuitos dos criadores da Escola, pondo no seu programa tão altas disciplinas; mas peço vênia para lembrar que, se eles querem fabricar bons enfermeiros práticos, não devem seguir tal programa. Modéstia à parte, eu possuo um muito melhor e digo isto por dois motivos:
a) não sou médico.
b) nunca fui enfermeiro.
Mas, como curioso, leio essas coisas de enfermaria e conheço algumas escolas dessa profissão da sábia Alemanha, pela leitura de revistas, certamente.
Há uma em Munique muito afamada, cujo programa é o seguinte:
1º ano – 1ª cadeira: geometria analítica e cálculo diferencial e integral; 2ª cadeira: literatura comparada.
2º ano – 1ª cadeira: máquinas motrizes e operatrizes; 2ª cadeira: economia política.
A outra escola de que tenho lembrança é a que existe em Dresden. O seu programa é mais simples:
1º ano – 1ª cadeira: direito romano; 2ª cadeira: história das religiões.
2º ano – 1ª cadeira: termodinâmica; 2ª cadeira: hidráulica ou jogo de xadrez.
Ambas, ao que dizem, têm dado os melhores resultados e não há motivos para que não as imitemos.
Aí fica a lembrança.
Careta, Rio. 16-10-1915
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