PUBLICIDADE
Definição
A definição mais atual para mineral é a seguinte: sólido, homogêneo, natural, com uma composição química definida (mas geralmente não fixa) e um arranjo atômico altamente ordenado geralmente formado por processos inorgânicos
Para atender à definição de “mineral” usado pela maioria dos geólogos uma substância tem de cumprir cinco requisitos:
Que ocorre naturalmente
Inorgânico
Sólido
Composição química definida
Arranjo atômico interno ordenado
“Ocorrência natural” significa que as pessoas não fazê-lo. O aço não é um mineral porque é uma liga produzida por pessoas. “Inorgânico”, que a substância não é feita por um organismo.
De madeira e as pérolas são feitas por organismos e, portanto, não são minerais. “Sólido” significa que não é um líquido ou um gás a temperatura e pressão padrão.
“Composição química definida” significa que todas as ocorrências do mineral que tem uma composição química que varia dentro de uma gama limitada específica.
Por exemplo: o sal-gema mineral (conhecido como ” sal-gema “quando é extraído) tem uma composição química de NaCl. Ele é constituído por um número igual de átomos de sódio e cloro.
“Estrutura interna ordenada” significa que os átomos de um mineral estão dispostas num padrão sistemática e repetitiva.
Halita é composto de uma relação igual de átomos de sódio e cloro dispostos em um padrão cúbico.
A Palavra “Mineral”
O termo “mineral” é usado de muitas maneiras diferentes. A definição dada acima é uma definição formal preferido pelos geólogos.
A palavra também tem um significado nutricional. Ele é usado em referência aos muitos produtos químicos inorgânicos que os organismos precisam para crescer, o tecido de reparação, metabolizar e realizar outros processos do corpo.
Os nutrientes minerais para o corpo humano incluem: ferro, cálcio, cobre, enxofre, fósforo, magnésio e muitos outros.
Um uso arcaico da palavra “mineral” vem da taxonomia de Lineu em que todas as coisas podem ser atribuídos aos animais, vegetais e minerais reinos.
A palavra “mineral” também é usado de forma inconsistente em geologia. Em exploração mineira, nada obtido a partir do solo e utilizada pelo homem é considerado um “produto mineral” ou um “material mineral”.
Estes incluem: brita, que é um produto fabricado feito de pedra britada; cal, que é um produto fabricado feito de calcário ou mármore (ambas compostas do mineral calcita; carvão que é orgânico; petróleo e gás que são fluidos orgânicos; rochas como o granito, que são misturas de minerais e, como rochas de obsidiana que não tem uma composição definida e estrutura interna ordenada.
Os minerais são a base de indústrias que vão desde a construção de fabricação para a agricultura à tecnologia e até mesmo cosméticos.
Usamos Minerais Muitas vezes todos os dias!
Cada pessoa usa produtos feitos a partir de minerais todos os dias. O sal que adicionamos à nossa alimentação é o mineral halita. Comprimidos antiácidos são feitas a partir do mineral calcita.
Leva muitos minerais para fazer algo tão simples como um lápis de madeira. O “lead” é feito de grafite e argila minerais; a faixa de metal é feito de cobre e zinco, e a tinta que as cores que contém pigmentos e materiais de enchimento feitos a partir de uma variedade de minerais.
Um telefone celular é feita através de dezenas de diferentes minerais que são provenientes de minas em todo o mundo.
Os carros que nós dirigimos, as estradas que nós viajamos, os edifícios em que vivemos, e os fertilizantes utilizados para produzir nossos alimentos são todos feitos com minerais. Nos Estados Unidos, cerca de três trilhões de toneladas de commodities minerais são consumidos a cada ano para apoiar o padrão de vida dos 300 milhões de cidadãos.
Isso é cerca de dez toneladas de materiais minerais consumidos para cada pessoa, a cada ano.
O que são minerais?
Um mineral é uma substância inorgânica sólida formada por processos geológicos. Existem cerca de 3.000 que são conhecidos e novas descobertas ocorrem com frequência. Todos têm estrutura atômica, composição química e propriedades físicas específicas. Os minerais variam de elementos puros a sais e silicatos que podem assumir milhares de formas diferentes.
As gemas são atraentes que foram cortadas e polidas para uso na fabricação de joias.
Gemas são minerais que foram cortados e polidos para joalheria
Cada mineral pertence a um grupo químico que representa sua afiliação com certos elementos ou compostos. Eles também pertencem a um grupo de estrutura cristalina e têm outras propriedades, como dureza, cor, brilho, gravidade específica, tenacidade e hábitos de cristal associados a eles. Essas e outras propriedades são usadas para identificá-los e classificá-los.
A estrutura cristalina de uma substância é importante para determinar suas propriedades químicas e físicas. Uma estrutura cristalina refere-se à maneira como os átomos estão espacialmente organizados.
O tipo de estrutura cristalina que alguém possui influencia muito suas propriedades físicas.
Por exemplo, grafite e diamantes são compostos de carbono, mas têm diferentes estruturas de cristal, tornando-os, respectivamente, alguns dos compostos mais suaves e mais duros do mundo.
Um mineral é diferente de uma rocha, que é feita de combinações de diferentes minerais e nem sempre tem a mesma composição química.
Algumas rochas, como o calcário, são compostas quase inteiramente de uma substância, enquanto outras contêm muitas outras. Os minerais específicos em uma rocha também podem variar amplamente.
Rochas que contêm materiais com valor comercial são chamadas de minérios e são mineradas para fins econômicos.
Os minerais são importantes para os humanos há milhares de anos. Guerras foram travadas pelo acesso aos cobiçados, como ouro, prata e diamantes. A maioria dos recursos da terra é finita, e as questões relacionadas à exploração e conservação mineral são altamente políticas.
Algumas dessas substâncias, como o quartzo e o feldspato, são amplamente distribuídas pela Terra, enquanto outras, como as esmeraldas, são limitadas a áreas geográficas específicas.
O quartzo é o mineral mais abundante encontrado na Terra
Feldspato, um mineral comum
A coleta de minerais é um hobby popular, pois eles podem ser muito bonitos e ter propriedades físicas interessantes. Os colecionadores podem coletar seus próprios espécimes em minas ou locais conhecidos, ou comprá-los de revendedores e feiras. Muitas cidades e vilas têm clubes que organizam passeios para coletar espécimes e planejar outras atividades educacionais.
Propriedades Físicas dos Minerais
Há cerca de 4000 minerais diferentes e cada um desses minerais tem um conjunto único de propriedades físicas.
Estes incluem: cor, traço, dureza, brilho, diaphaneity, gravidade específica, clivagem, fratura, magnetismo, solubilidade e muitos mais. Estas propriedades físicas são úteis para a identificação de sais minerais.
No entanto, eles são muito mais importantes para determinar as potenciais utilizações industriais do mineral.
Cada espécie mineral é caracterizada por suas propriedades físicas, químicas e consequentemente morfológicas. Peso específico, cor, brilho, cor do traço, clivagem, fratura, hábito e dureza são algumas das propriedades dos minerais mais facilmente observáveis e passíveis de caracterização macroscópica. O exame macroscópico cuidadoso de amostras manuais, permite a caracterização de algumas dessas propriedades e, através delas, a identificação da espécie mineral.
Como os minerais nas rochas aparecem em grãos de tamanho reduzido e estão agregados, algumas das propriedades observadas em indivíduos isolados, só são observadas com grande dificuldade ou não são passíveis de observação.
Algumas das propriedades mais utilizadas na identificação direta dos minerais são as seguintes:
Cor
A cor de uma substância depende da absorção seletiva da luz por ele refletida ou transmitida. A cor dos minerais deve ser sempre observada em fratura fresca (sem alteração).
Quanto a cor os minerais se dividem em:
Idiocromáticos: apresentam cor própria, constante, inerente à composição química;
Alocromáticos: quando puros são incolores (acróicos) e assumem diversas cores em função da presença de impurezas, variações na composição química ou imperfeições no retículo cristalino.
Brilho: é a capacidade de reflexão da luz incidente.
Distinguem-se minerais de brilho:
Metálico: aparência brilhante de metal;
Não-Metálico: vítreo, sedoso, gorduroso, resinoso, etc..
Fratura e Clivagem
A fratura é a superfície de quebra dos minerais, podem ser plana ou concóide (ou concoidal).
Quando a quebra se dá preferencialmente segundo superfícies planas e que se repetem paralelamente, dizemos que o mineral apresenta clivagem.
Cor do Traço
É a cor do pó mineral. Esta propriedade é especialmente importante em minerais de brilho metálico, visto que em inúmeros casos a cor do pó é bem distinta da cor exibida pela superfície do mineral.
Transparência
Observações em lascas delgadas, onde os minerais podem ser transparentes, translúcidos e opacos.
Dureza
É a resistência que sua superfície lisa oferece ao risco. Em determinações rápidas para se conhecer a natureza relativa de um exemplar utiliza-se uma escala formada por minerais comuns, conhecida por ?Escala de Mohs, que consta de dez minerais em que cada um pode riscar todos os anteriores. Esta escala é relativa, isto é com ela se estabelece a dureza de um mineral em relação a outro(os).
Materiais comuns podem servir juntamente com a escala de Mohs para a determinação da dureza dos minerais
Hábito
É a forma extrema mais freqüente com que se apresentam os indivíduos de uma mesma espécie mineral.
Citam-se os seguintes hábitos:
Equidimensional: as formas assumidas pelos cristais tendem a apresentar dimensões iguais nas 3 direções espaciais. Incluem-se aqui as formas cúbicas, piramidais, romboédricas, octaédricas, etc..;
Prismático: uma das dimensões predomina sobre as outras duas, resultando formas alongadas;
Acicular: o predomínio exagerado de uma das dimensões confere a forma agulha (prisma muito alongado) aos cristais
Tabular: duas das dimensões predominam sobre uma terceira, configurando formas achatadas;
Placóides: o mineral se apresenta em folhas ou placas. Distingue-se em hábito cristalino (cada indivíduo cristalino se apresenta) e hábito dos agregados cristalinos (formado por muitos indivíduos da mesma espécie, e nos quais, freqüentemente, não se consegue a observação de cada indivíduo isoladamente);
Compacto (maciço): massas homogêneas nas quais não se conseguem observar os indivíduos;
Terroso: massas pouco coerentes (friáveis) constituídas por grânulos;
Botroidal: concreções globulares que se reúnem a maneira de cacho de uva;
Fibroso: massas de indivíduos aciculares onde se distinguem os indivíduos
Densidade relativa (peso específico) É o número que indica quantas vezes um certo volume de mineral é mais pesado do que um mesmo volume de água destilada, à temperatura de 4°C.
Características de minerais e pedras preciosas
Os minerais são definidas como substância inorgânicas, que ocorrem naturalmente, com uma fórmula química definida e uma estrutura geral.
Quase todos os elementos químicos na crosta terrestre estão associadas com, pelo menos, um mineral.
Eles variam em cor, dureza, densidade, forma de cristal, tamanho de cristal, a transparência, a composição, localização e abundância.
Alguns minerais são radioativos (uranophane), enquanto outros são magnéticos (magnetita). Alguns são elementos não combinadas, tais como ouro, prata, enxofre, bismuto, cobre e platina. Certos minerais, tais como fluorite (fluoreto de cálcio), com um brilho de luminescência vibrante após a exposição à luz ultravioleta.
Feldspato (um silicato de alumínio de potássio) e quartzo (dióxido de silício) são os minerais mais abundantes na crosta da Terra.
A humanidade tem cobiçado muitos minerais e pedras preciosas, devido às suas impressionantes, belas cores.
Alguns espécimes de opala exibir, cores iridescentes do arco-íris-como dentro de seus cristais, enquanto alguns espécimes das pedras preciosas turmalina mostra progressões de melancia-like verde para cor-de-rosa de um lado de um cristal para outro.
Embora interessante, alguns minerais estão enganando; muitos garimpeiros amadores foram levados a pensar que encontraram ouro, mas em vez disso encontrou pirita (dissulfeto de ferro), também conhecido como “ouro de tolo”, devido à sua estranha semelhança com o metal precioso.
Diamante, a mais difícil substância natural encontrada na Terra, tem sido valorizada como o mais desejável de todos os minerais, devido à sua interação com a luz deslumbrante.
A maioria dos diamantes, no entanto, são impuros e não é adequado como pedras preciosas; em vez disso, encontrar o uso industrial como ferramentas de corte, e são ainda feitos sinteticamente para atender a essa demanda.
Pirita
Quartz
Os Minerais
Calcita
A calcita é um mineral constituído de CaCo3 e ocorre com diferentes colorações tais como: incolor, branco, cinzento, azul, vermelho, rosa, castanho, verde e preto.
Apresenta brilho resinoso e dentro da escala de dureza de Mohs representa a dureza 3. Tem clivagem perfeita e reage a HCl a frio.
É usado em construção civil e ótica.
Quartzo
Mineral constituído de SiO2, é o mineral mais abundante da Terra seguido da Calcita.
Aparece com grande variedade de colorações diferentes:
Violeta: Ametista
Amarelo: citrino
Preto: quartzo fume
Rosa: quartzo róseo
O transparente é conhecido como cristal de rocha. O quartzo é observado com formato hexagonal, apresenta dureza 7 na escala de mohs e sua fratura é conchoidal.
O Brasil é um dos países com maior abundancia desse mineral, possuem as mais ricas jazidas de quartzo. O mineral é utilizado para fabricação de vidros, aparelhos de óticas e comercializado em joalherias.
Corindon
O corindon é constituido de Al2O3 e ocorre nas colorações:
Incolor = leucosafira;
Vermelho = rubi;
Azul = safira;
Amarelo, rosa, púrpura, verde e cinzento.
Vemos o mineral com brilho adamantino ou vítreo, representa na escala de dureza de Mohs a dureza 9.
É usado como esmeril para material abrasivo e a safira e o rubi são pedras preciosas utilizadas em joias.
Resumindo
Todo mineral tem uma estrutura interna organizada organizada.
Isto significa dizer que ele tem partículas bem pequenas que estão arrumadas de uma forma especial, fazendo com que cada mineral tenha um arranjo só dele ? chamado cristal cristal.
Fonte: geology.com/www.ige.unicamp.br/domingos.home.sapo.pt/www.geologiabrasil.hpg.ig.com.br/www.oum.ox.ac.uk/www.wisegeek.org/www.qm.qld.gov.au/earth.rice.edu/www.sciencelearn.org.nz
Obrigado.Eu amo seu post obrigado.