Meridianos e Paralelos

PUBLICIDADE

Para a determinação da posição de qualquer coisa sobre a superfície da Terra, ela foi dividida por círculos no sentido vertical e no sentido horizontal.

Meridianos e Paralelos

Estes círculos são chamados meridianos e paralelos.

Meridianos são grandes círculos que passam pelos polos terrestres.

Paralelos (exceto um deles) são círculos menores que cobrem a Terra e são perpendiculares aos meridianos.

Polos

O movimento de rotação da Terra ao redor de seu eixo proporciona dois pontos naturais – os pólos – nos quais está baseada a chamada rede geográfica, que consiste em linhas destinadas a fixar a posição dos pontos da superfície. A rede geográfica consta de um conjunto de linhas traçadas de norte a sul unindo os pólos – os meridianos – e um conjunto de linhas traçadas de leste a oeste paralelas ao equador – os paralelos.

Meridianos

Todos os meridianos são semicírculos máximos, cujos extremos coincidem com os pólos norte e sul da Terra. Ainda que seja correto que o conjunto de dois meridianos opostos constituam um círculo máximo completo, é conveniente recordar que um meridiano é só um semicírculo máximo, e que é um arco de 180º.

Outras características dos meridianos são:

1. Todos os meridianos tem direção norte-sul;

2. Os meridianos têm sua máxima separação no equador e convergem em direção aos dois pontos comuns nos pólos;

3. O número de meridianos que se pode traçar sobre o globo é infinito. Assim pois, existe um meridiano para qualquer ponto do globo. Para sua representação em mapas os meridianos se selecionam separados por distâncias iguais adequadas.

Paralelos

Os paralelos são círculos menores completos, obtidos pela intersecção do globo terráqueo com planos paralelos ao equador.

Possuem as seguintes características:

1. Os paralelos são sempre paralelos entre si. Ainda que sejam linhas circulares, sua separação é constante.

2. Os paralelos vão sempre em direção leste-oeste.

3. Os paralelos cortam os meridianos formando ângulos retos. Isto é, correto para qualquer lugar do globo, exceto para os polos, uma vez que neles a curvatura dos paralelos é muito acentuada.

4. Todos os paralelos, com exceção do equador, são círculos menores. O equador é um círculo máximo completo.

5. O número de paralelos que se pode traçar sobre o globo é infinito. Por conseguinte, qualquer ponto do globo, com exceção do polo norte e do polo sul, está situado sobre um paralelo.

Longitude

O sistema empregado para localizar pontos sobre a superfície terrestre consiste em medir as longitudes de arco ao longo dos meridianos e paralelos. Tomando o equador como linha de partida, os arcos são medidos em direção ao norte ou em direção ao sul até os pontos desejados. Tomando um meridiano determinando ou meridiano principal, como linha de referência, os arcos são medidos em direção a leste ou a oeste até os pontos desejados.

A longitude de um lugar pode definir-se como o arco de paralelo, medido em graus, entre tal lugar e o meridiano principal. Está quase universalmente aceito como meridiano principal o que passa pelo Observatório de Greenwich, perto de Londres, a que frequentemente se designa como meridiano de Greenwich. A este meridiano corresponde a longitude 0º. A longitude de qualquer ponto dado sobre o globo é medida na direção leste ou oeste a partir deste meridiano, pelo caminho mais curto. Portanto, a longitude deve oscilar entre zero e 180 graus, tanto a leste quanto a oeste de Greenwich.

Conhecendo-se somente a longitude de um ponto não podemos determinar sua situação exata, porque o mesmo valor da longitude corresponde a todo um meridiano. Por esta razão, pode definir-se um meridiano como o lugar geométrico de todos os pontos que têm a mesma longitude. Para a longitude 77º03’41” W, pode ler-se “longitude 77 graus, três minutos e quarenta e um segundos oeste de Greenwich”.

Latitude

A latitude de um lugar pode ser definida como o arco de meridiano, medido em graus, entre o lugar considerado e o equador. Portanto, a latitude pode oscilar entre zero grau no equador até 90 graus norte ou sul nos pólos. A latitude de um lugar, que se escreve latitude 34º10’31” N, pode ler-se “latitude 34 graus, 10 minutos e 31 segundos norte”.

Conclusão

Quando se conhecem a longitude e a latitude de um lugar, pode localizar-se este lugar de uma maneira exata e precisa com respeito à rede geográfica.

Meridianos e Paralelos

O paralelo de zero grau (0º) é a linha imaginária traçada na parte mais larga da Terra, denominada Equador. Essa linha divide a Terra em dois hemisférios, duas meias esferas ou duas metades iguais: Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.

Os paralelos são traçados paralelamente a linha do Equador, tanto para o norte como para o sul. Para cada um deles é atribuído um número, seguindo da indicação norte ou sul. Os polos estão a 90º do Equador.

Meridianos

Os meridianos são linhas imaginárias que dão a volta na Terra, passando pelos dois polos. Portanto, ao contrário dos paralelos, todos os meridianos têm a mesma medida. O Meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: ocidental e horizontal.

A partir de Greenwich, que corresponde a 0º, podemos traçar meridianos para leste e para oeste, num total de 360°. da circunferência

Meridianos e Paralelos

Fonte: www.sispesca.io.usp.br/ www.frigoletto.com.br/www.maristas.org.br

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.