Adensamento

PUBLICIDADE

Adensamento: Um problema que deve ser analisado de forma integrada.

A Geografia por ser uma ciência muito ampla em muitos dos seus estudos é necessária uma abordagem integrada para se compreender completamente os fenômenos socioespaciais e socioterritoriais, como exemplo clássico dessa situação tem-seos estudos sobre o fenômeno de adensamento, que são discutidos no âmbito da Geografia Física e no âmbito da Geografia Humana. Analisando esse fenômeno de forma integrada, tem-se a seguinte situação:

Por adensamento, entende-se como a ocupação intensa do solo de forma ordenada ou não, provocando sua deformação e compactação, tão presente nas grandes cidades que se expandem desenfreadamente não visando os impactos que isso pode causar, inclusive ambientais. Isto quer dizer que cada vez mais seres humanos ocupam menos espaços, ocasionando diversos problemas, os mais frequentes desse adensamento são: Trânsito, poluição sonora, visual e do ar e enchentes.

Adensamento

A alternativa dos governos federais, estaduais e municipais é estimular as construtoras ou as empresas mobiliárias a trabalharem em áreas pouco utilizadas, próximas, por exemplo, as linhas férreas e algumas rodovias, mesmo assim, esse plano divide opiniões entre os urbanistas, arquitetos, geógrafos e outros estudiosos do caso.

Em linhas gerais, percebe-se que este fenômeno acontece em regiões mais indolentes do espaço urbano, por meio da construção de prédios e a espacialização de comércios e diversos estabelecimentos. Mas muitas cidades – a maioria delas – não possuem infraestrutura adequada para essas ocupações desenfreadas, impossibilitando que elas possam atender corretamente as demandas crescentes desses moradores.

Esse fenômeno se intensifica com o processo de êxodo rural, ou seja, da saída de pessoas do campo para a cidade em busca de melhores oportunidades, o que pode também ocasionar o déficit populacional e habitacional, e o conhecido inchaço urbano.

Quando uma cidade é planejada de maneira coerente, esse adensamento pode ser positivo ou até mesmo não ocorre, pois é capaz de minimizar as distâncias e ocasionar melhorias na malha urbana.

Além disso, é necessário que haja um planejamento adequado da mobilidade urbana (transporte público, pedestre e ciclistas), harmonizando a segurança com a qualidade de vida ambiental desses territórios, priorizando os espaços verdes e os espaços públicos.

Existem vários métodos pelos quais a densidade urbana pode ser medida , incluindo:

Área proporção: Total edifício área útil dividida pela área das terras edifícios são construídos em.
Densidade residencial : Número de unidades habitacionais em uma determinada área .
Densidade populacional: número de pessoas em uma determinada área .
Densidade de empregos: número de empregos em uma determinada área .

Adensamento – O que é

É um fenômeno de concentração de pessoas ou de construções em certas áreas de uma cidade.

Através do poder público, pode ser permitido o incentivo do adensamento urbano em  umas áreas da cidade ou bloquear e não estimular o aumento de ocupação em determinadas áreas.

Geralmente, significa aumento de construção verticais, porém a construção não estabelece a densidade populacional.

Fonte: Gean Alef Cardoso,  Colégio São Francisco

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.