Síndrome de Patau

PUBLICIDADE

Síndrome de Patau – Definição

síndrome de Patau (trissomia 13) é uma condição genética rara quando uma cópia extra do cromossomo 13 se liga a um par de cromossomos.

Os sintomas afetam a forma como o rosto, o cérebro e o coração se desenvolvem, juntamente com vários outros órgãos internos. Os sintomas da trissomia 13 são fatais e muitos casos resultam em aborto espontâneo ou morte do bebê antes de completar 1 ano.

Reconhecida em 1960 por Klaus Patau observando um caso de malformações múltiplas em um neonato, sendo trissômico para o cromossomo 13.

Tem como causa a não disjunção dos cromossomos durante a anáfase 1 da mitose, gerando gametas com 24 cromátides. Cerca de 20% dos casos resultam de uma translocação não-balanceada.

A sua incidência foi estimada em cerca de 1 caso para 6000 nascimentos. Aproximadamente 45% dos afetados falecem após 1 mês de vida; 70%, aos 6 meses e somente menos de 5% dos casos sobrevivem mais de 3 anos. A maior sobrevida relatada na literatura foi a de 10 anos de idade.

Assim como a maioria das outras trissomias, associa-se à idade materna avançada, por estarem mais propícias a ocorrência da não disjunção dos cromossomos.

A idade da mãe é superior a 35 anos em 40% dos casos.

A trissomia tem origem do óvulo feminino, pelo fato da fêmea maturar geralmente apenas um ovócito, em antagonismo com o macho, que matura milhões de espermatozoides.

Gametas masculinos portadores de alterações numéricas cromossômicas tem menor viabilidade que gametas normais, sendo mínimas as possibilidades de um gameta masculino com 24 cromátides fecundar um ovócito.

Síndrome de Patau – O que é

síndrome de Patau é um distúrbio genético raro grave causado por uma cópia adicional do cromossomo 13 em algumas ou em todas as células do corpo. Também é chamada de trissomia 13.

Cada célula normalmente contém 23 pares de cromossomos, que carregam os genes que você herda de seus pais.

Mas um bebê com síndrome de Patau tem 3 cópias do cromossomo 13, em vez de 2.

Isso interrompe gravemente o desenvolvimento normal e, em muitos casos, resulta em aborto espontâneo, natimorto ou morte do bebê logo após o nascimento.

Os bebês com síndrome de Patau crescem lentamente no útero e têm baixo peso ao nascer, juntamente com vários outros problemas médicos graves.

A síndrome de Patau afeta cerca de 1 em cada 5.000 nascimentos. O risco de ter um bebê com a síndrome aumenta com a idade da mãe.

Mais de 9 em cada 10 crianças nascidas com a síndrome de Patau morrem durante o primeiro ano.

Cerca de 1 em cada 10 bebês com formas menos graves da síndrome, como a trissomia 13 parcial ou em mosaico, vive mais de um ano.

Síndrome de Patau – Genética

síndrome de Patau é um distúrbio genético causado pela presença de uma cópia extra do cromossomo 13 ou por uma porção do cromossomo 13 translocada (ligada) a outro cromossomo mais duas cópias do cromossomo 13.

Os bebês nascidos com a síndrome de Patau apresentam um conjunto característico de defeitos faciais, neurológicos e cardíacos e uma taxa de mortalidade muito alta.

síndrome de Patau pode resultar de erros genéticos durante a formação de células germinativas (óvulos e espermatozoides) ou durante a divisão celular logo após a fertilização do óvulo pelo espermatozoide.

forma mais comum da síndrome de Patau, que responde por cerca de 75% dos casos, ocorre quando um óvulo ou espermatozoide carregando duas cópias do cromossomo 13 está envolvido na concepção.

A razão para a cópia extra na célula germinativa anormal é um erro genético chamado não-disjunção. Durante o processo normal de formação de células germinativas, os cromossomos pareados na célula se dividem de modo que cada célula filha tenha apenas um membro do par. Na não disjunção, uma célula filha recebe ambos os membros do par de cromossomos e a outra célula não tem nenhum. Se uma célula germinativa carregando duas cópias do cromossomo 13 for fertilizada por uma célula germinativa normal do outro pai, a criança terá três cópias do cromossomo 13. Esse erro genético é chamado de trissomia completa do cromossomo 13.

Cerca de 20 por cento dos casos de síndrome de Patau se desenvolvem quando uma parte do cromossomo 13 se liga ao cromossomo 14 antes ou no momento da concepção.

Esse tipo de erro genético é chamado de translocação. A criança nascerá com duas cópias do cromossomo 13 mais algum material genético extra do cromossomo 13 ligado ao cromossomo 14.

Diz-se que uma criança com esse tipo de erro genético tem trissomia parcial do cromossomo 13.

Cerca de 5 por cento dos casos de síndrome de Patau ocorrem em crianças que têm algumas células do corpo com a cópia extra do cromossomo 13 e algumas células do corpo sem a cópia extra.

Esta condição é chamada mosaico Patau. Acredita-se que resulte de erros aleatórios na divisão celular durante os estágios iniciais do desenvolvimento fetal.

Crianças com mosaico de Patau geralmente são menos severamente afetadas do que aquelas com trissomia total ou parcial do cromossomo 13 e podem não ter muitas das características associadas à síndrome de Patau.

Os sintomas da síndrome de Patau incluem uma alta taxa de mortalidade antes mesmo do nascimento. Muitos embriões com trissomia 13 completa morrem durante a gravidez ou são expelidos do útero da mãe no que é chamado de aborto espontâneo ou aborto espontâneo. Aqueles que sobrevivem até o nascimento geralmente vivem apenas alguns dias; 69 por cento morrem de problemas respiratórios e outros 13 por cento morrem durante este período de problemas cardíacos.

Embora algumas crianças com síndrome de Patau não tenham todas as características físicas que caracterizam a síndrome, as seguintes são consideradas típicas:

Holoprosencefalia: Este termo refere-se à falha do cérebro do bebê em se dividir em duas metades iguais durante seu desenvolvimento antes do nascimento. Bebês com holoprosencefalia geralmente apresentam anormalidades faciais, incluindo lábio leporino, fenda palatina, nariz deformado ou completamente ausente e olhos anormalmente pequenos colocados incomumente próximos uns dos outros. A cabeça inteira também pode ser extraordinariamente pequena.
Defeitos cardíacos: Oitenta por cento das crianças com síndrome de Patau nascem com um ou mais defeitos cardíacos, incluindo uma abertura entre as duas câmaras inferiores do coração ou o coração situado no lado direito e não no lado esquerdo do corpo.
Polidactilia: Este termo refere-se à presença de dedos ou dedos extras.
Espinha bífida: A espinha bífida é uma condição na qual a medula espinhal está parcialmente aberta no nascimento, em vez de ser coberta pelos ossos da coluna vertebral.
Genitália anormal.
Pés com fundo de balanço: Este termo é usado para descrever pés anormalmente longos e esguios com saltos pontiagudos voltados para fora como os trilhos inferiores de uma cadeira de balanço.
Orelhas de implantação baixa e anormalidades da orelha interna.
Rins anormais.

Síndrome de Patau – Trissomia 13


Síndrome de Patau (trissomia 13)

trissomia 13também chamada de síndrome de Patau, é um distúrbio congênito (presente no nascimento) associado à presença de uma cópia extra do cromossomo 13. O cromossomo 13 extra causa inúmeras anormalidades físicas e mentais, especialmente defeitos cardíacos. Dr. Klaus Patau relatou a síndrome e sua associação com trissomia em 1960.

As crianças normalmente herdam 23 cromossomos de cada pai, para um total de 46 cromossomos.

Um ser humano típico tem 46 cromossomos: 22 pares de cromossomos não ligados ao sexo e um par de cromossomos ligados ao sexo que determinam o sexo da criança. Às vezes, uma criança pode acabar com mais de 46 cromossomos devido a problemas com o esperma do pai ou com o óvulo da mãe; ou, devido a mutações que ocorreram após a fusão do esperma e do óvulo para formar o embrião (concepção).

Normalmente, existem duas cópias de cada um dos 23 cromossomos: uma de cada pai. Uma condição chamada trissomia ocorre quando três, em vez de duas, cópias de um cromossomo estão presentes em um embrião humano em desenvolvimento.

Uma cópia extra de um determinado cromossomo pode vir do óvulo ou do esperma ou devido a mutações que ocorrem após a concepção.

O distúrbio relacionado à trissomia mais conhecido é a síndrome de Down (trissomia 21), na qual o embrião em desenvolvimento possui uma cópia extra do cromossomo 21. Na trissomia 13, o embrião em desenvolvimento possui três cópias do cromossomo 13.

Uma cópia extra do cromossomo 13 não é a única causa da trissomia 13. Outras alterações no cromossomo, como posicionamento incorreto (translocação), também podem resultar nas características associadas ao distúrbio. Nesses casos, ocorre um erro que faz com que uma porção do cromossomo 13 seja trocada por uma porção de outro cromossomo.

Não há produção de cromossomos extras; mas uma parte de cada cromossomo afetado é “deslocada” (translocada) para outro cromossomo.

trissomia 13 causa sérias anormalidades físicas e mentais, incluindo defeitos cardíacos; desenvolvimento cerebral incompleto; características faciais incomuns, como testa inclinada, cabeça menor que a média (microcefalia), olhos pequenos ou ausentes, orelhas de implantação baixa e fenda palatina ou lábio leporino; dedos e dedos extras (polidactilia); genitália anormal; anormalidades da coluna vertebral; convulsões; hérnias gastrointestinais, particularmente no umbigo (onfalocele); e retardo mental. Devido à gravidade dessas condições, menos de 20% das pessoas afetadas sobrevivem além da infância.

Síndrome de Patau – Sintomas


Síndrome de Patau (trissomia 13)

Bebês com síndrome de Patau podem ter uma ampla gama de problemas de saúde.

Seu crescimento no útero geralmente é restrito, resultando em baixo peso ao nascer, e 8 em cada 10 nascerão com graves defeitos cardíacos.

O cérebro muitas vezes não se divide em 2 metades. Isso é conhecido como holoprosencefalia.

Quando isso acontece, pode afetar as características faciais e causar defeitos como:

Lábio leporino e fenda palatina
Um olho ou olhos anormalmente pequenos (microftalmia)
Ausência de 1 ou ambos os olhos (anoftalmia)
Distância reduzida entre os olhos (hipotelorismo)
Problemas com o desenvolvimento das passagens nasais

Outras anormalidades da face e da cabeça incluem:

Menor do que o tamanho normal da cabeça (microcefalia)
Falta de pele no couro cabeludo (aplasia cutis)
Nalformações do ouvido e surdez
Marcas de nascença elevadas e vermelhas (hemangiomas capilares)

A síndrome de Patau também pode causar outros problemas, como:

Um defeito na parede abdominal em que o abdômen não se desenvolve totalmente no útero, resultando em intestinos fora do corpo, cobertos apenas por uma membrana – Isso é conhecido como exômfalo ou onfalocele
Cistos anormais nos rins
Um pênis anormalmente pequeno em meninos
Um clitóris aumentado em meninas,

Também pode haver anormalidades nas mãos e pés, como dedos das mãos ou pés extras (polidactilia) e uma sola arredondada nos pés, conhecida como pés com sola em balanço.

Síndrome de Patau – Causas


Síndrome de Patau (trissomia 13)

síndrome de Patau acontece por acaso e não é causada por nada que os pais tenham feito.

A maioria dos casos da síndrome não ocorre em famílias (não são herdadas). Eles ocorrem aleatoriamente durante a concepção, quando o esperma e o óvulo se combinam e o feto começa a se desenvolver.

Ocorre um erro quando as células se dividem, resultando em uma cópia adicional, ou parte de uma cópia, do cromossomo 13, o que afeta gravemente o desenvolvimento do bebê no útero.

Em muitos casos, o bebê morre antes de chegar a termo (aborto espontâneo) ou morre ao nascer (natimorto).

Na maioria dos casos de síndrome de Patau, um bebê tem uma cópia extra do cromossomo número 13 nas células de seu corpo. Isso às vezes é conhecido como trissomia 13 ou trissomia 13 simples.

Em até 1 em cada 10 casos de síndrome de Patau, o material genético é rearranjado entre o cromossomo 13 e outro cromossomo. Isso é chamado de translocação cromossômica.

síndrome de Patau que surge por causa disso pode ser herdada. Genetic Alliance UK tem mais informações sobre distúrbios cromossômicos.

Em mais 1 em 20 casos, apenas algumas células têm a cópia extra do cromossomo 13. Isso é conhecido como mosaicismo da trissomia 13. Ocasionalmente, apenas parte de 1 cromossomo 13 é extra (trissomia parcial do 13).

Os sintomas e características do mosaicismo e da trissomia parcial tendem a ser menos graves do que na trissomia 13 simples, resultando em mais bebês vivendo mais.

Síndrome de Patau – Diagnóstico

diagnóstico da síndrome de Patau geralmente é feito com base na aparência da criança no nascimento.

Pode ser diagnosticado antes do nascimento com base em estudos ultra-sonográficos durante os primeiros três meses de gravidez; uma amostra do plasma sanguíneo da mãe; ou por análise genética de células retiradas do sangue do bebê ou do líquido amniótico que envolve o bebê dentro do útero.

Síndrome de Patau – Tratamento

Não há tratamento específico para a síndrome de Patau. Como resultado dos graves problemas de saúde que um bebê recém-nascido com a síndrome terá, os médicos geralmente se concentram em minimizar o desconforto e garantir que o bebê seja capaz de se alimentar.

Para o pequeno número de bebês com síndrome de Patau que sobrevivem além dos primeiros dias de vida, seus cuidados dependerão de seus sintomas e necessidades específicas.

Se seu bebê for diagnosticado com a síndrome de Patau, antes do nascimento ou logo depois, você receberá aconselhamento e apoio.

Síndrome de Patau – Prevenção

Como se acredita que a síndrome de Patau seja causada por uma mutação genética espontânea e não por um defeito genético herdado, não há como evitá-la.

Mulheres grávidas com mais de trinta e cinco anos devem fazer exames durante o primeiro trimestre (período de três meses) da gravidez para rastrear a síndrome. Esses testes podem envolver estudos de ultrassom, que podem detectar anormalidades no coração ou no desenvolvimento facial do bebê, seguidos por uma análise fotográfica de células retiradas do fluido que envolve o bebê no útero. Essa análise, ou cariótipo, é necessária para distinguir a síndrome de Patau de outras doenças genéticas que podem causar defeitos cardíacos e anormalidades faciais.

Os médicos recomendam que os pais de uma criança com síndrome de Patau consultem um conselheiro genético para aconselhamento sobre futuras gestações.

Fonte: livingwithtrisomy13.org/www.trisomy.org//www.nhs.uk/www.gale.com/medlineplus.gov/members.optushome.com.au/www.icondata.com/my.webmd.com/my.clevelandclinic.org/oatext.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.