Presbiopia

PUBLICIDADE

Presbiopia – Definição

O termo presbiopia significa “olho mais velho” e é uma condição de visão que envolve a perda da capacidade do olho de focalizar objetos próximos.

Presbiopia é a perda da capacidade de focar imagens nitidamente na retina, pela falta de elasticidade do cristalino.

presbiopia ou vista cansada é a perda natural e progressiva da capacidade do olho em focalizar objetos de perto e de longe.

presbiopia é a mais comum das desordens refrativas da vida adulta, estando relacionada a diminuição da amplitude de acomodação17.

Em indivíduos emétropes e hipermétropes, a presbiopia se manifesta em torno dos 40 anos, havendo necessidade de óculos para leitura ou lentes de contato.

vista cansada acontece normalmente a partir dos 40 anos, porque com o passar do tempo, o cristalino (a lente interna do olho) perde a flexibilidade necessária para ajuste do foco.

Um indivíduo é presbíope quando, devido à diminuição da amplitude de acomodação, surge dificuldade para ver ao perto.

O aparecimento da presbiopia é por vezes notado como um fenómeno de aparecimento relativamente rápido, mas na verdade, faz parte de um processo contínuo (perda progressiva da capacidade de acomodação) que poderá ser notada só a partir dos 40 anos porque o indivíduo apercebe-se que tem que afastar ligeiramente a leitura para ver com maior nitidez.

Presbiopia – O que é

presbiopia é uma condição, causada pelo envelhecimento, em que as pessoas têm dificuldade em ler palavras pequenas a distâncias curtas ou trabalhar no computador por longos períodos.

A condição é às vezes chamada de síndrome do braço curto, porque os pacientes geralmente precisam empurrar as letras pequenas no comprimento de um braço para poder lê-las.

Quando os adultos estão na casa dos quarenta, o cristalino começa a ter dificuldade para se acomodar, ou em outras palavras, mudar sua distância de foco.

Isso ocorre devido a um espessamento gradual da lente que cria menos flexibilidade.


Anatomia de um olho humano saudável

Os sintomas da presbiopia incluem dificuldade em ver contrastes entre pequenos trechos de texto, necessidade de maior iluminação para ler ou fazer trabalhos próximos, como costurar, e sensação de cansaço ou fadiga nos olhos após ler por curtos períodos de tempo. Praticamente todos os adultos com mais de quarenta anos apresentam alguns ou todos os sintomas da presbiopia. Felizmente, existem vários tratamentos para a doença. Usar óculos, lentes de contato ou fazer cirurgia a laser pode reduzir o impacto da presbiopia na vida de uma pessoa.

Se houver outra deficiência visual, os óculos bifocais darão às pessoas com presbiopia uma maneira de lidar com a deficiência visual adicional na metade superior das lentes.

Olhar pela parte inferior dos óculos corrigirá problemas de visão ao ler ou trabalhar de perto. Há uma definição clara para o usuário entre as diferentes potências das lentes.

As lentes de adição progressiva são um tipo mais recente de lentes bifocais sem uma linha clara. À medida que o olho varre as lentes desses óculos, a força das lentes muda lentamente.

As lentes de adição progressiva são consideradas mais fáceis de usar e menos desorientadoras, pois o foco muda em estágios em vez de abruptamente.


Lentes de contato multifocais podem ajudar pessoas com presbiopia

Aqueles com presbiopia que não têm outros problemas de visão podem simplesmente optar por óculos de leitura. A vantagem dos óculos de leitura é que eles não precisam ser usados o tempo todo, mas podem ser usados somente quando necessário. Embora o termo óculos de leitura implique que essas lentes sejam usadas para leitura, elas também podem ser usadas para focar em trabalhos de close-up de qualquer tipo.

Se os óculos não agradarem, dois tipos de lentes de contato estão disponíveis para corrigir a presbiopia. As lentes multifocais funcionam como bifocais, fornecendo dois pontos de foco.

As lentes de monovisão funcionam de maneira muito diferente. Um olho é equipado com uma lente para lidar com a distância, enquanto a lente de contato do outro olho tem uma força completamente diferente para lidar com a presbiopia.

Algumas pessoas não gostam da sensação de monovisão e sentem náuseas ou tonturas ao usar essas lentes. Como os olhos não têm mais capacidade estereoscópica por causa da força diferente das lentes, a percepção de profundidade pode ser afetada negativamente.

Existem alternativas cirúrgicas para óculos e lentes de contato. As técnicas de cirurgia Lasik, com tempo mínimo de inatividade após a cirurgia, produzem um efeito de monovisão.

É aconselhável que qualquer pessoa que esteja considerando Lasik experimente lentes de monovisão por algumas semanas antes de sofrer alterações permanentes nos olhos por meio de cirurgia a laser.

Em 2004, o FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos) aprovou uma nova técnica, ceratoplastia condutiva, para o tratamento da presbiopia. Nesta cirurgia, a energia radiofrequente encolhe a córnea, o que resulta no alongamento da lente. Esta cirurgia tem os mesmos efeitos que Lasik, então aqueles que estão considerando a ceratoplastia devem ter certeza de que podem lidar com a monovisão.

Se a monovisão provar ser uma alternativa aceitável para lidar com a presbiopia, a cirurgia em si dura apenas três minutos e tem uma taxa de sucesso de 98% na marca de 12 meses.

Se alguém quiser tentar métodos mais naturais de correção da presbiopia, há algumas sugestões. Muitos fitoterapeutas recomendam tomar o suplemento luteína, que pode prevenir a presbiopia, além de proporcionar saúde geral aos olhos. A luteína também é abundante em vegetais verdes e gemas de ovo.

Alguns optometristas acreditam que os exercícios para os olhos aumentam a acuidade visual e podem diminuir ou eliminar a presbiopia.

Ambos os métodos naturais oferecem evidências anedóticas para apoiar suas afirmações de sucesso. No entanto, não foi comprovado cientificamente que tomar luteína nem fazer exercícios para os olhos corrige problemas de visão.

Presbiopia – Descrição

presbiopia é uma condição que ocorre como parte do envelhecimento normal.

A condição se desenvolve gradualmente ao longo de vários anos.

Os sintomas geralmente são perceptíveis por volta dos 40 a 45 anos e continuam a se desenvolver até que o processo se estabilize, cerca de 10 ou 20 anos depois.

A presbiopia ocorre independentemente de outras condições oculares.

Presbiopia – Causa


Presbiopia

A presbiopia, usualmente chamada de vista cansada, é uma alteração natural da visão que se manifesta em todas as pessoas geralmente após os 40 anos de idade (isto também depende da atividade da pessoa): o cristalino perde a elasticidade, encurva-se de forma insuficiente e perde a capacidade de acomodação, resultando em uma crescente dificuldade para ver bem de perto.

nome presbiopia vem da palavra grega presbus, que significa “homem velho“. Em pessoas jovens, a lente do olho é macia e flexívelcapaz de mudar rapidamente seu formato para focalizar a imagem.

Com o tempo um endurecimento gradual do material que compõe a lente; como resultado, a capacidade de foco diminui.

presbiopia não é um defeito anatômico do globo, e sim uma redução fisiológica da amplitude de acomodação que faz o ponto próximo afastar-se do olho, lenta e gradativamente.

Um olho saudável acomoda-se perfeitamente à refração da luz, tanto ao perto como ao longe. À medida que envelhece o cristalino torna-se menos elástico ao mesmo tempo os músculos oculares perdem flexibilidade.

O mecanismo de acomodação (capacidade do olho modificar a potência óptica para ver a diferentes distâncias), é baseado na variação da forma do cristalino.

Grosso modo, o cristalino é formado por uma cápsula elástica transparente que encerra uma substância mole e deformável de elevada transparência e disposta em camadas como uma cebola.

A acomodação dá-se mediante a alteração da forma do cristalino, sobretudo pelo aumento da curvatura da face anterior.

A forma com que fica o cristalino no estado acomodado depende da interação entre a elasticidade da cápsula e da substancia interna.

As alterações da forma são provocadas pela contração ou relaxação do músculo ciliar, ligado ao cristalino pelas fibras da zónula, e apesar de que a capacidade de contração do músculo ciliar se vá reduzindo não parece ser esse o principal fator causador da presbiopia.

À medida que a idade avança, dão-se alterações químicas e físicas que tendem a aumentar a resistência da massa interna do cristalino e consequentemente, a capacidade da cápsula do cristalino em adoptar uma forma mais curva.

Presbiopia – Sintomas


Presbiopia

No olho, o cristalino está localizado logo atrás da íris e da pupila. Minúsculos músculos ciliares puxam e empurram a lente, ajustando sua curvatura e, assim, ajustando a capacidade do olho de focalizar os objetos.

À medida que os indivíduos envelhecem, o cristalino torna-se menos flexível e elástico e os músculos tornam-se menos poderosos.

Como essas alterações resultam em ajuste inadequado da lente do olho para várias distâncias, os objetos próximos aparecerão embaçados.

A principal causa da presbiopia é a perda de elasticidade da lente do olho.

No entanto, acredita-se que a perda da força do músculo ciliar e a perda da elasticidade das zônulas que conectam o músculo ciliar ao cristalino contribuam para o problema.

Os sintomas da presbiopia resultam na incapacidade de focar em objetos próximos. À medida que a lente endurece, ela não consegue focar os raios de luz que vêm de objetos próximos.

Os indivíduos geralmente têm dificuldade em ler letras pequenas, como listas telefônicas e anúncios de jornais, e podem precisar manter os materiais de leitura à distância.

Os sintomas incluem dor de cabeça e fadiga ocular ao realizar trabalhos próximos; visão embaçada; e fadiga ocular. Os sintomas podem piorar no início da manhã ou quando os indivíduos estão cansados.

A iluminação fraca também pode agravar o problema.

Presbiopia – Diagnóstico

presbiopia é oficialmente diagnosticada durante um exame oftalmológico realizado por optometristas ou oftalmologistas.

O.optometristas ou oftalmologistas, com a ajuda de assistentes oftalmológicos, devem realizar um exame oftalmológico abrangente para diagnosticar a condição.

O assistente deve obter um histórico detalhado do paciente antes do exame. Isso é especialmente importante ao diagnosticar a presbiopia prematura.

O optometrista ou oftalmologista, ou em alguns casos um assistente altamente treinado, iniciará o exame ocular testando a acuidade visual e a refração. Durante o exame, o clínico também determinará a motilidade e alinhamento ocular, ponto próximo de convergência, amplitudes de vergência próxima à fusão, medidas relativas de acomodação, amplitude acomodativa e facilidade de acomodação.

Para determinar ainda mais a presbiopia, o clínico deve realizar retinoscopia de perto e testes de distância intermediária, que podem ser realizados com um foróptero ou lente de teste.

Existem cinco tipos diferentes de presbiopia:

A presbiopia incipiente é o estágio inicial em que os sintomas são documentados. Normalmente, o paciente tem problemas para ler letras pequenas, mas pode ter um bom desempenho no teste e pode, na verdade, rejeitar uma prescrição de visão de perto.
A presbiopia funcional é o ponto em que os pacientes geralmente percebem as dificuldades com a visão de perto. A idade em que isso ocorre varia e depende do ambiente, requisitos da tarefa, nutrição ou saúde geral.
A presbiopia absoluta é o resultado do declínio gradual contínuo da acomodação e é a próxima fase após a presbiopia funcional. Nesta fase, resta pouca capacidade acomodativa.
A presbiopia prematura é o aparecimento da doença em uma idade mais precoce do que o esperado devido a causas nutricionais, ambientais ou relacionadas à doença. Os produtos farmacêuticos também podem ser uma causa de presbiopia prematura.
A presbiopia noturna ocorre quando a acomodação diminui em condições de pouca luz.

Presbiopia – Tratamento


Presbiopia

presbiopia não pode ser curada, mas os médicos podem ajudar os pacientes a compensá-la prescrevendo óculos de leitura, bifocais ou trifocais. Uma lente convexa é usada para compensar a perda de poder de foco automático do olho. Podem ser usados meios-óculos, que deixam a parte superior aberta e não corrigida para visão à distância.

As lentes bifocais atingem o mesmo objetivo ao permitir a correção de outros erros de refração (focalização inadequada de imagens na retina do olho).

Além dos óculos, as lentes de contato podem ser úteis no tratamento da presbiopia.

Os técnicos de lentes de contato precisam obter o histórico médico do paciente para garantir que ele seja um bom candidato para lentes de contato. Algumas lentes exigem um maior compromisso de cuidado, portanto, as expectativas de cada paciente precisam ser discutidas antes de qualquer lente ser prescrita.

Os dois tipos comuns de lentes de contato prescritas para presbiopia são lentes de contato bifocais e monovisão.

As lentes bifocais vêm em dois designs, visão simultânea e visão alternada. Lentes flexíveis e rígidas estão disponíveis no design de visão simultânea, mas apenas lentes RGP estão disponíveis no design de visão alternada.

As lentes de visão alternada se comportam mais como óculos bifocais do que com design simultâneo.

Esta lente alternada permite que os pacientes olhem através de duas zonas visuais distintas e ajustem seu olhar para visão à distância ou para leitura. Para evitar a rotação no olho, as lentes de contato bifocais usam um tipo de lente especialmente fabricado. Bons candidatos para lentes bifocais são aqueles pacientes que apresentam um bom filme lacrimal (olhos úmidos); boa visão binocular (capacidade de focalizar os dois olhos juntos) e acuidade visual em cada olho; e nenhuma doença ou anormalidade das pálpebras.

O usuário de lentes de contato bifocais deve ser motivado a investir o tempo necessário para manter as lentes de contato e estar envolvido em ocupações que não impõem altas demandas visuais. Além disso, as lentes de contato bifocais podem limitar a visão binocular. As lentes de contato bifocais são relativamente caras, em parte devido ao tempo que leva para o paciente ser ajustado com precisão.

Uma alternativa ao uso de óculos ou lentes de contato bifocais são as lentes de contato monovisão.

A adaptação monovisão fornece uma lente de contato que corrige a visão de perto e uma segunda lente de contato para o olho alternativo que corrige a visão de longe. Se a visão de longe for normal, o indivíduo usa apenas uma única lente de contato para visão de perto. A monovisão funciona tendo um olho focado em objetos distantes enquanto o outro olho se torna o olho de leitura.

O cérebro aprende a se adaptar a isso e usará automaticamente o olho correto, dependendo da localização do material em vista. As vantagens das lentes de monovisão são a aceitabilidade do paciente, a conveniência e o custo mais baixo.

Existem vários problemas com o uso de lentes de contato no tratamento da presbiopia.

Os médicos precisam pedir aos pacientes que relatem qualquer dor de cabeça e fadiga ou diminuição da acuidade visual durante o período de ajuste.

As lentes de contato Monovision geralmente resultam em uma pequena redução na acuidade visual de alto contraste e percepção de profundidade reduzida em comparação com as lentes de contato bifocais. Além disso, como a monovisão corrige um olho para longe e outro para visão de perto, os objetos em distâncias intermediárias geralmente ficam fora de foco, especialmente na presbiopia absoluta.

Alguns oftalmologistas estão realizando ceratoplastia térmica a laser (LTK) em pacientes presbitas. O procedimento LTK foi aprovado para tratar a hipermetropia em meados de 2000, mas alguns cirurgiões estão tratando a presbiopia como um procedimento “off-label”. O procedimento LTK leva três segundos por olho e não envolve corte ou remoção do tecido ocular da córnea.

Fonte: www.presbicia.org/www.oftalmojanot.com.br/www.essilor.pt/www.wisegeek.org/www.dayhorc.com.br/www.aao.org/www.health.harvard.edu/www.eyenet.org/www.clao.org/www.slackinc.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.