Oxiurose

PUBLICIDADE

Oxiurose – O que é

Agente etiológico: Enterobius Vermicularis

oxiurose ou enterobiose é uma parasitose intestinal causada por um pequeno verme, cujo nome científico é Enterobius vermicularis ou Oxyuros.

A fêmea apresenta cauda reta e afilada e atinge 10 milímetros; já o macho, com cauda recurvada, atinge 4 milímetros.

O Oxyuros é de distribuição ampla, sendo provavelmente o mais comum e disseminado dos helmintos que parasitam o homem, ocorrendo mesmo em populações que apresentam consições sanitárias satisfatórias.

Os Oxyuros são vermes do tipo cilíndrico (nematelmintos) do tipo árcaris, porém muito pequenos, medem de 5 a 12 mm de comprimento, brancos, com a cabeça obtusa e vesicular. Ocupam a parte final do reto, causando intenso prurido retal, dores abdominais e irritabilidade.

Os oxyuros encontram-se ocasionalmente nas crianças e nos jovens.

Entre as várias formas de transmissão, predominam as numerosas modalidades de auto-infecção, a deposição de larvas nas roupas de cama e de uso pessoal.

Os ovos penetram pela boca, através dos dedos e dos alimentos, e os embriões passam para os intestinos, onde vivem.

As fêmeas, fertilizantes, encontram-se em grande número nas regiões de ceco e no cólon e passam com os ovos para as fezes, parecendo pequenas linha brancas.

À noite as fêmeas saem para o orifício retal, onde causam irritação.

As crianças coçam-se e os ovos e os vermes introduzem-se nas unhas; e se levam, por hábito, os dedos à boca, facilmente os engolem e assim se reinfectam.

As medidas profiláticas compreendem principalmente a educação sanitária, como lavar as mãos antes de ingerir e preparar os alimentos.

Infecção por oxiúros (Enterobius vermicularis)


Enterobius vermicularis

A infecção por oxiúros, ou enterobíase, é uma infecção helmíntica comum que surge quando os humanos bebem água ou comem alimentos contaminados por ovos de oxiúros parasitas

A infecção por oxiúros, ou enterobíase, é uma infecção helmíntica comum que surge quando os humanos bebem água ou comem alimentos contaminados por ovos de oxiúros parasitas.

enterobíase é considerada a infecção por lombrigas mais comum nos Estados Unidos. Embora possa afetar qualquer ser humano, é mais comum em crianças.

Vermes vivem na área geral do corpo conhecida como reto (parte inferior do intestino).

verme branco pequeno e fino (em forma de fio) tem cerca de 1 cm de comprimento, com o macho adulto variando de 0,1 a 0,4 cm de comprimento e a fêmea adulta com um comprimento de 0,32 a 0,50 em (0,8-1,3 cm).

Um verme possui um posterior longo e em forma de alfinete, que dá ao verme seu nome comum.

Vermes são nematóides da família Oxyuridae, gênero Enterobius. A infecção por oxiúros é mais comumente causada pela espécie Enterobius vermicularis, o verme. Uma segunda espécie, Enterobius gregorii, descobriu recentemente que causa a infecção na África, Ásia e Europa.

Oxiurose – Histórico, características e transmissão da doença

O verme é uma lombriga, que é o nome comum de qualquer verme não segmentado localizado em ambientes de água doce, marinhos ou terrestres. As lombrigas são encontradas em quase todo o mundo, vivendo com frequência nas camadas superficiais dos solos.

Vermes se desenvolvem até a idade adulta no intestino do hospedeiro, especificamente no intestino delgado inferior e no cólon superior. Em raras ocasiões, eles são encontrados no revestimento abdominal, trompas de falópio, fígado, útero e vagina. Geralmente, eles não são encontrados na corrente sanguínea ou em outros órgãos além dos intestinos.

O verme macho morre após o acasalamento. A fêmea se move do intestino para a área anal, onde põe de 10.000 a 20.000 ovos. Dentro de quatro a seis horas, os ovos tornam-se maduros e, portanto, infecciosos.

A fêmea logo expele uma substância pegajosa que causa coceira no hospedeiro. A coceira intensa faz com que o humano transfira os ovos para os dedos, que então transferem os ovos para outros objetos.

Os ovos podem viver fora de um hospedeiro por até duas semanas – em alguns casos, três semanas. Os ovos são muitas vezes ingeridos acidentalmente. As larvas então eclodem e se movem para o intestino.

Eles amadurecem dentro de 30 a 45 dias. Sua vida útil total é de cerca de 60 dias. As larvas também podem eclodir fora do hospedeiro e depois passar pelo ânus e entrar nos intestinos. Em alguns casos, os ovos ficam no ar e são inalados pelo hospedeiro.

Os sintomas são geralmente leves e, às vezes, não há sintomas. Quando presentes, os sintomas incluem coceira, problemas intestinais, vômitos, nervosismo e irritabilidade, sono agitado e, às vezes, vermelhidão da pele e infecção ao redor do ânus. Além desses sintomas leves, a infecção geralmente não causa danos permanentes.

Oxiurose – Descrição do parasito

Corpo: filiforme
Tamanho:
 2 á 5 mm
Cor:
 branca.

Oxiurose – Fêmea

Corpo: filiforme
Tamanho:
 8 á 12 mm
Cor: 
branca.

Oxiurose -Ciclo Biológico

Ovos tornam-se infectante algumas horas após a sua expulsão nas margens do orifício retal, onde permanecem viáveis durante muitos dias

Esses ovos são ingeridos pelo homem

No estômago, devido ação do suco gástrico, os ovos enclodem liberando as larvas

Estas larvas evoluem para verme adultos, aptas a reprodução

Este ciclo leva de 15 á 40 dias

Oxiurose – Habitat

Geralmente encontrados no ceco e no apêndice cecal, embora passe as primeiras fases da vida no intestino delgado.
As fêmeas grávidas habitam a região perianal.

Oxiurose – Transmissão


Transmissão de oxiurose

A transmissão da doença é variada. Pode ser de forma direta, onde a criança ao coçar a região do orifício retal coloca a mão infectada pelo verme na boca.

Também pode acontecer indiretamente pela contaminação da água ou alimento, ao cumprimentar uma pessoa que esteja com a mão suja contendo ovos do verme. É muito comum, em ambientes que possuam pessoas que tenha a doença encontrar ovos do verme em roupas de cama, nas toalhas, no chão e nos objetos da casa, sendo frequentes as pequenas epidemias entre aqueles que habitam a mesma residência.

As crianças são as principais vítimas desta infecção, uma vez que nem todas possuem, ainda, noções básicas de higiene pessoal. Assim, o ato de coçar a região e não lavar as mãos pode causar a reinfecção ou infecção de seus colegas. A ingestão de água e alimentos contaminados pelos ovos deste animal podem, também, causar a oxiurose.

Oxiurose – Sintomas

Geralmente o parasitismo pelo verme Enterobius vermicularis é assintomático.


Enterobius Vermicularis

Porém, o paciente pode apresentar náuseas, vômitos, dores abdominais em cólica, tenesmo e, mais raramente, evacuações sanguinolentas.

Mas o sintoma mais característico da oxiurose é o prurido do orifício retal causado pela presença das fêmeas dos vermes nessa região durante a postura dos ovos (fato que acontece principalmente durante a noite).

Como conseqüência disso, os doentes apresentam uma dificuldade para dormir, escoriações na região doorifício retal (que predispõe a infecções bacterianas).

Nas mulheres, o verme pode migrar da região do orifício retal para a genital através da roupa íntima, podendo ocasionar prurido vulvar, corrimento no órgão reprodutor feminino, infecção do trato urinário.

Os sintomas geralmente são:

Diarréias contendo muco
Cólicas abdominais
Náuseas
Vômitos
Prurido do orifício retal intenso (sintoma mais marcante)
Inflamação da região do orifício retal.

Oxiurose – Tratamento


Oxiurose

Podem consistir em lavagens intestinais com água morna e/ou fármacos. A higienização do ambiente e cuidados pessoais desta natureza são fatores importantes para evitar a reinfestação do verme.

Como evitar esta doença

Observação dos hábitos de higiene
Manutenção das mãos limpas
Unhas bem aparadas
Roupas de cama limpas e trocadas freqüentemente
Proteção dos alimentos

Oxiurose – Diagnóstico

Em geral, quadro clínico é marcado pelo prurido do orifício retal
Exame de fezes para procura do parasito e de seus ovos
Método de Hall (Swab do orifício retal) ou Método de Graham (fita gomada)
Pesquisa em matérial de unhas de crianças infectadas.

Prevenção: Lavar bem as mão antes e depois das refeições Manter as unhas bem aparadas Trocar e limpar as roupas de cama freqüentemente Lavar bem os alimentos antes de ingeri-los

Oxiurose – Profilaxia

Tratamento dos parasitados e de toda familia ou grupo ao mesmo tempo
Ferver roupas íntimas, lençois e etc.
Higiene pessoal
Uso correto dos sanitários
Cuidados referentes à alimentação e à água, etc

Fonte: www.nekator.hpg.ig.com.br/www.katyweyne.com/allthematters.com/www.encyclopedia.com/static.biologianet.com/image.shutterstock.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.