PUBLICIDADE
Garça-azul – Definição
Nome comum dado às aves pernaltas aquáticas da família dos ardeídeos, de patas, pescoço e bico longos e delgados, que se alimentam de peixes. As garças têm a cabeça estreita e pernas nuas como as da cegonha. Muitas espécies têm penachos e penas longas no pescoço e no corpo.
Garça, ave aquática de patas, pescoço e bico longos e delgados que se alimenta de peixes.
Garça-azul – Características
Hábitos
Ao voarem, as garças esticam as pernas para trás e aninham a cabeça entre as espáduas.
Elas costumam fazer ninhos e empoleirar-se em bandos, mas cada ave busca alimento sozinha.
Os ninhos consistem de um simples amontoado de gravetos soltos, que a ave acumula no topo das árvores ou em moitas.
A fêmea põe de três a seis ovos.
As jovens garças têm de receber alimento dos pais por algumas semanas, até aprenderem a voar.
A garça fica muito tempo parada com a cabeça enfiada entre as pernas. Parece adormecida, mas está à espreita de peixes, rãs ou pequenos répteis.
Garças Brasileiras
A garça-azul, que vive em toda a América, mede 50 cm de comprimento.
Tem esse nome por causa da plumagem azul característica da ave adulta.
A grande garça-branca, a mais comum no Brasil, tem até 82 cm de comprimento. Suas pernas são pretas e o bico é amarelo. Na Amazônia, é conhecida como garça-real.
Garça de pequeno porte
Garça de pequeno porte medindo em torno de 50 cm de comprimento, com plumagem azul acinzentada, bico forte e pontiagudo de cor azulada. Na cabeça e no pescoço entremeiam-se plumas roxas ou castanhas. As pernas são pretas.
Habitat: Lamaçais do litoral
Ocorrência: Do sul dos EUA e América Central ao Peru, Colômbia e Brasil, ao longo do litoral até Santa Catarina.
Hábitos: É a garça mais adaptada dos lamaçais da vazante.
Alimentação: Vermes, moluscos, crustáceos e peixes
O que é uma garça azul?
As garças são aves pernaltas e estão na família ardeidae.
Há quatro subfamílias de garças: Ardeinae, Nycticoracinae, Tigrisomatinae e Botaurinae.
A garça azul pequena, ou egretta caerulea, é um membro da subfamília garça-real.
Garças primariamente se alimentam de peixes e sapos, e podem ser encontradas em todo o mundo.
A garça azul pode ser encontrada no sudeste dos Estados Unidos, bem como na América Central e do Sul. Elas são aves migratórias, passando meses de inverno principalmente na América Central.
Durante o verão, elas podem ser encontrados ao norte até Illinois, nos Estados Unidos.
Elas são bem diferentes da grande garça azul, com coloração azul mais intensa e menos curva no pescoço.
Ao contrário de algumas garças, a pequena garça azul não tem plumagem, o que as poupa de caçadores.
Como o nome sugere, garças azuis são pequenas.
Tanto os machos quanto as fêmeas da espécie parecem iguais, com corpos azuis, cabeças e pescoços marrom-avermelhados, e notas cinza de ponta preta que são muito longas e levemente curvas.
Suas longas pernas permitem que elas permaneçam na água, caçando presas.
Eles variam de 56 a 74 centímetros de altura e pesam cerca de 296 a 412 gramas.
Elas têm uma envergadura de cerca de 100 centímetros.
Além de peixes e rãs, a garça azul gosta de insetos, moluscos e répteis. Ela espreita através da água e usa sua conta longa e afiada para pegar a presa enquanto nada ou voa.
Garças azuis podem ser encontradas em pântanos, lagos, lagoas e rios.
Durante a época de acasalamento, a garça-real macho escolhe um local para o ninho antes de escolher uma fêmea.
A pequena garça azul nidifica em colônias com outras, principalmente em árvores ou arbustos.
Os ovos são postos de três a cinco de cada vez, e são de cor verde-azulada.
Ambos os pais incubam os ovos, que eclodem em cerca de três semanas.
Quando nascem, os bebês são brancos e começam a ficar azuis ao redor de sua primeira primavera. Os bebês deixam o ninho após 30 a 40 dias. A vida útil média é de sete anos.
Bebê garça-azul pequenas às vezes se agrupam com garças nevadas para caçar. As garças tolera bebês melhor do que os adultos. Pequenas garças azuis que caçam com garças são mais bem sucedidas, o que pode ser o motivo pelo qual elas são brancas quando bebês. Adultos maduros tendem a caçar sozinhos.
O que é uma garça azul grande?
A garça azul (Ardea herodias) é uma grande ave aquática que é conhecida por entrar em águas rasas em busca de comida. Esta garça azul-acinzentada é a maior das espécies de garça e é encontrada em habitats de água doce e salgada da América do Norte. Rios, lagos e pântanos do Canadá à América do Sul servem de lar para essas garças. Eles também podem ser encontrados ao longo das águas oceânicas do Atlântico e do Pacífico.
Abundante em torno da água, essas garças são difíceis de perder. Eles têm até 122 cm de altura e pernas longas e finas. Seus corpos de forma oval são cobertos de finas penas cinzentas. Tão grande quanto parecem, seu peso corporal é de apenas 2,2 a 3,6 kg. Eles têm longos pescoços em forma de s com bicos finos, amarelos e semelhantes a lanças.
A grande garça azul, que pode crescer até quatro pés de altura, entra nas águas da costa para se alimentar.
Estes longos bicos servem bem à grande garça azul, à procura de comida. Andando muito devagar, levantando uma perna na frente da outra, a garça se posiciona na beira da água. Porque tem pernas tão longas, é capaz de percorrer vários pés na água. Uma vez em posição, a garça se inclina para frente para ter uma visão do peixe abaixo da superfície.
Fica imóvel à espera de um peixe se aproximar e, em seguida, ele ataca muito rapidamente para pegar sua presa. Uma vez que o peixe esteja no bico, a garça o colocará na posição inicial e o engolirá inteiro. Além de pescar, a garça que vive perto da costa pode se alimentar de sapos, caranguejos, camarões ou até patinhos. Em terra, a garça pode caçar ratos, lagartos, ratos e insetos.
A proximidade de sua fonte de alimento geralmente determina onde a garça azul e macho fará seu ninho para a estação. Feitos de paus e gravetos, os ninhos geralmente estão em árvores muito altas, bem acima de qualquer predador. Machos e fêmeas são monogâmicos para a estação e muitas vezes retornam ao mesmo ninho da temporada anterior. A fêmea pode colocar até seis ovos a cada estação e estes ovos eclodem em cerca de 28 dias. Ambos os pais se revezam cuidando dos ovos e alimentando os filhotes.
Para os observadores de pássaros que desejam observar a grande garça azul, é aconselhável subir devagar e permanecer muito quieto. Se a garça estiver perturbada ou irritada, ela emitirá um ruído baixo e profundo. Pode então voar e procurar outra área de alimentação. A garça tem uma envergadura bastante grande que pode chegar a 183 cm. Seu tamanho e envergadura tornam a grande garça azul espetacular para assistir.
Garça-morena – Egretta caerulea
Vive nos lamaçais do litoral e é a garça mais adaptada dos lamaçais da vazante.
Ocorre do sul dos EUA e América Central ao Peru, Colômbia e Brasil, ao longo do litoral até Santa Catarina.
Garça-azul-grande
A Garça-azul-grande (Ardea herodias) é uma ave Ciconiforme da família Ardeidae. Possui cinco sub-espécies.
Características
Mede de 91 a 137 cm. e pesa de 2,3 a 3,6 kg. Os jovens são fortemente manchados de marrom e branco.
Alimentação
Come peixes grandes, mas pega pequenos e grandes animais de todos os tipos. Alimenta-se principalmente espreitando a presa; também alimenta-se mergulhando ou nadando. Comumente visto perto de barcos de pesca e em lagoas de criação de peixes. Eles se alimentam de dia ou a noite. Ao longo da costa, o horário de alimentação depende das marés.
Reprodução
Começa a aninhar no fim do inverno e começo da primavera. Em áreas tropicais, eles podem aninhar quase o ano todo. Eles aninham só, ou mais comumente em colônias pequenas. Os ninhos ficam em árvores altas com áreas de alimentação aquáticas perto e consistem de plataformas de galhos com 0,5 a 1 m. quadrado. A quantidade de ovos é de dois a sete, aumentando do sul para o norte. A incubação leva aproximadamente 28 dias. A mortalidade de filhotes é frequentemente alta, apenas um a dois chegam a empenar completamente.
Hábitos
Seu habitat varia de águas profundas a terras secas, em pântanos de água doce e salgados, estuários, pradarias, campos agrícolas inundados e pastos, lagos e praias, bancos de areia em rios, pastos de terra secos e lagunas litorais.
Gosta de ficar em água rasa e empoleirado em vegetação próxima. Se alimenta na água ou na sua margem. Voa com batidas de asa lentas e fortes. Quando perturbado, dá uma chamada rude.
Distribuição Geográfica
Na época de reprodução vive em grande parte da América do Norte com exceção de montanhas altas e desertos, também na América Central e em certas ilhas no Caribe e Pacífico. Fora da época de procriação vive no litoral e sul da América Norte, Caribe, litoral do México, América Central, raramente até o Panamá, norte da América do Sul, alcançando até o Brasil.
Classificação científica
Nome científico: Egretta caerulea
Nome popular: Garça-azul
Nome em inglês: little blue heron
Peso: 340 g (Adulto) Enciclopédia da Vida
Classificação superior: Egretta
Estado de Conservação: Pouco preocupante (Decrescentes)
Ordem: Ciconiiformes
Família: Ardeidae
Tamanho: 52cm
Garça-azul – Fotos
Fonte: www.vivaterra.org.br/www.informaves.hpg.ig.com.br/www.wisegeek.com/www.allaboutbirds.org/fineartamerica.com/www.canadiangeographic.ca
Redes Sociais