PUBLICIDADE
O Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambos a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta à história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho.
Já adulta Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos, pedindo também, auxílio a uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família, sendo que por motivos comerciais a data foi alterada para o 2º domingo do mês de agosto.
Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais:
Itália e Portugal – festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março.
Reino Unido – é comemorado no terceiro domingo de junho.
Argentina – é festejado no terceiro domingo de junho.
Grécia – lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
Canadá – é comemorado no dia 17 de junho.
Alemanha – os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus.
Paraguai – a data é comemorada no segundo domingo de junho.
Peru – é comemorado no terceiro domingo de junho.
Austrália – é comemorado no segundo domingo de setembro.
África do Sul – a comemoração acontece no mesmo dia do Brasil.
Rússia – os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de “o dia do defensor da pátria”.
O Brasil, uma nação conhecida pelo acolhimento, pelo carisma e carinho, o Dia dos Pais é um dia em que as famílias se reunem, relembram velhas tradições, e homenageiam com muita alegria seus papais.
Não importa a maneira que se homenageia o pai, o importante é manter valores como respeito, honra e amor a eles.
Os pais nunca deixam de ser heróis, amigos, exemplos de vida. Uma família com uma figura paterna atuante, sábia e temente a Deus, gera filhos saudáveis, com princípios definidos e valores que irão passar adiante.
Fonte: www.unicespi.com.br
Dia dos Pais
SOBRE A FUNÇÃO PATERNA
Por que falar sobre a função paterna? A temática que gira no em torno dos homens, dos pais e também daquilo a que se denomina por paternagem diz respeito ao fato de que não só para os homens, para as mulheres mas, também para a população em geral, se impõe como difícil saber o que significa, e qual deve ser, o agir de um homem quando na função paterna.
O que é ser um pai? Quais são as funções do pai? Quais podem ser as contribuições de um pai para com seu filho, e para com todos os membros de sua família?
Qual deverá ser o fazer de um sujeito na função de pai? São algumas das questões que urgem para serem respondidas!
Estão totalmente equivocados aqueles que só conseguem pensar a função de um pai enquanto aquela radicalmente ligada à idéia do provedor dos bens materias – em especial os gêneros alimentícios! – para os membros da família. É muito pouco – é mesmo quase nada! – articular a função paterna à idéia do prover. Seja lá de qual nível for: alimentos, pagar contas etc. É bem verdade, também, que algo da função dos pais, muitas vezes passa por isso. Contudo, ainda é muito pouco! Sobretudo quando deixamos vir à tona a noção de que com o avanço das coisas do mundo contemporâneo, muitas são as mulheres que, no seu fazer diário, além de toda a jornada que também mantém no seio da família, ocupam esse lugar de serem as provedoras desses mesmos gêneros. Muitas vezes, em muitos lares, são as únicas!
Daí a termos de conceber a função de um pai como sendo aquela para muito distante desse limite.
Pai toca no campo do simbólico. Toca, mesmo, no campo do sexual. Sexual, sobretudo, porque remete o homem ao campo da linguagem: campo de onde ele veio, e se constituiu. O mesmo campo que garantuirá o bem-estar e a saúde mental (psíquica) para os seus filhos. Acima de tudo, ser pai toca na capacidade que cada homem terá de ter – se quiser e desejar! – de recriar a seu modo o conceito de pai. Sempre com bom senso, bom humor, cautela e respeito às singularidades que, todo tempo, um filho lhe fará ver.
Se nos apropriarmos dos conceitos que advêm da teoria psicanalítica de Freud a Lacan, vamos encontrar a definição da função paterna enquanto aquela atrelada ao fato de poder fazer surgir a marca da Lei – a Lei do Pai – no psiquismo do filho. A marca da Lei no psiquismo, também denominada por Nome-do-Pai, protege o filho contra a doença mental (impõe o tão falado limite!) e deixa fortes indícios para que o viver na vida em sociedade se dê sob as regras da cultura e da moral civilizada.
O pai deixa marcas significantes no psiquismo do seu filho (a) sem mesmo saber que o faz. Eis o grande desafio para que se consiga ser um bom pai! Mas, de todo modo, todos sabem – de um forma ou outra! – quais devem ser os caminhos a serem seguidos para que, então, o melhor para toda a família possa se dar.
O uso da linguagem é de fundamental importância para que possa haver sucesso no exercício da função paterna. O lugar do pai deverá ser a do represente da lei, nunca o lugar de alguém que encarna a lei em si – esse último é, mesmo, o lugar do horror, lugar propicia o adoecimento psíquico para o filho, bem como para todos os outros integrantes da célula familiar.
O pai retira o sujeito do estágio da alienação ao corpo materno, lançando-o, para o seu bem, no estágio da separação: lugar de constituição do sujeito do desejo! E, por se tratar de uma função, pouco importa o seu aspecto corporificado e biologizante. Dito de outro modo: ser pai nada tem a ver com a doação da célula germinativa masculina (espermatozóide). Ser pai, mais que tudo, aponta para o desejo de um homem em querer assumir para si essa função.
Numa das funções dos pais encontramos aquela que diz respeito ao fato de poder efetuar uma divisão simbólica, psíquica no corpo da mulher, a saber, ora ela será a mãe para os filhos; ora será a mulher do desejo do pai (esposa).
Se por um lado é algo que toca efetivamente ao homem, por outro, a função paterna recebe contribuições de todos da família para que se dê ao nível do melhor possível.
Ser pai é dar espaço para a fala do pequeno outro: dar espaço para que ele possa existir na sua diferença e singularidade. Diferenças e singularidades diante dele mesmo. Paternidade anda de mãos dados com o ato augusto que aponta para o acatar da diferença que o outro o lança!
Daí a termos a idéia de que paternidade (função paterna) tem tudo a ver com o ato da adoção!
Ser pai é poder acatar a falta que sempre o outro faz sinalizar a partir dos seus atos. Ser pai, muitas vezes, significa abandonar as marcas nocivas, e prejudiciais, herdadas dos pais que cada um teve na sua história. Função paterna aponta para a possibilidade e abertura para a criação do novo.
É claro que, se nos apropriarmos, ora, do saber comum, vamos falar também do pai enquanto aquele que pula, dança, brinca e ri com seus filhos. Pai que vai à praça, e se enrola com os brinquedos no colo, pai que ajuda a mãe com os cuidados da casa, que encontra recursos para contribuir para a mãe possa amamentar. Pai que cuida do filho quando a mãe está no trabalho. Pai que fica com sono noutro dia porque teve de ajudar sua mulher nos cuidados com o filho doente. Pai que desenha, risca e rabisca, e que sabe dizer sim. Mas que também sabe dizer não! Pai que leva à escola, e mantém contato com professoras e direção para saber sobre o andamento do processo de ensino-aprendizagem. Pai que respeita, e sobretudo, fomenta o desejo do pequeno outro – mesmo que isso venha significar o sinal mais radical e difícil de separação e incompletude entre os seres! Pai vai à praia, e corre na areia. Pai ensina a comer, e dá sorri com solidariedade com toda a comida cai pelo chão da cozinha. Pai carrega no colo, troca fralda, aprende a ler o termômetro, limpa o cocô (e também as gofadas!). Pai pede ajuda e diz que não como fazer. Pai canta e encanta!
Falar de pai significa, também, falar do fato que o ser pai pode, e deve, sempre, andar de mãos dadas com o amor, a doçura, leveza, ternura e a singeleza. Paternidade é dar lugar para o feminino, sem que isso venha significar ser mulher!
Feliz Dia dos Pais!
Fonte: www.gerandoamor.org.br
Dia dos Pais
1909 – Sugestão de um Dia dos Pais
Sonora Louise Smart Dodd, inspirada no Dia das Mães e querendo homenagear seu pai – que havia criado 6 filhos sozinho após a morte da esposa – sugeriu que se comemorasse o dia dos pais em junho, mês de nascimento do seu pai.
1910 – Primeiro Dia dos Pais, EUA.
Foi comemorado no dia 19 de junho de 1910 em Spokane, Washington.
Década de 1920 – Apoio ao Dia dos Pais, EUA
O Presidente Calvin Coolidge demonstrou apoio à idéia de tornar o Dia dos Pais um feriado oficial.
O presidente do Lions Clube de Chicago, Harry C. Meek, também fez diversas palestras por todo o país incentivando a criação de um dia para homenagear os pais. Em 1920 o Lions Clube da América deu a ele um relógio de ouro com a inscrição “Criador do Dia dos Pais“.
1953 – Dia dos Pais, Brasil
No Brasil, a data foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953. A comemoração foi importada dos EUA pelo publicitário Sylvio Bhering e teve sua data alterada de junho para agosto por motivos comerciais.
Outras fontes citam o jornal O Globo do Rio de Janeiro, como o incentivador da celebração em 1953. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.
1966 – Proclamação do Dia dos Pais como feriado, EUA
O Presidente Lyndon Johnson proclamou oficialmente o Dia dos Pais como uma data nacional a ser celebrada no terceiro domingo de junho.
1972 – Lei do Dia dos Pais, EUA
O Richard Nixon passou uma lei proclamando o terceiro domingo de junho como uma data permanente para a comemoração do dia dos pais nos EUA
Datas no Mundo
23 de fevereiro
Rússia (não é propriamente o dia dos pais, mas o Dia do Defensor da Pátria)
19 de março (dia de S José)
Portugal e Itália
3o Domingo de junho
Reino Unido (Inglaterra), EUA, Argentina, Peru, Paraguai
17 de junho
Canadá
21 de junho
Grécia
2o domingo de agosto
Brasil, África do Sul
2o domingo de setembro
Austrália
Fonte: www.bernerartes.com.br
Dia dos Pais
Ser Pai
Ser pai é ser companheiro,
construindo no ninho familiar a grandeza dos filhos,
para alicerçar valores que edificam a sociedade.
Ser pai é ser jardineiro,
plantando raízes de virtudes com mãos delicadas,
para que o lar seja sementeira de luz e de verdade.
Ser pai é ser herói,
protegendo o espaço sagrado de seu templo-família,
cultivando no coração dos filhos o germe da harmonia.
Ser pai é ser fonte de vida,
inaugurando nossa história com gestos de amor,
renovando perenemente a herança da criação.
Ser pai é ser poeta,
declamando com carinho os versos de sua vivência,
para cultivar e enobrecer os projetos de nossa existência.
Pai, paizão !
Este homem que eu admiro tanto,
com todas as suas virtudes e também com seus limites.
Este homem com olhar de menino, sempre pronto e atento,
mostrando-me o caminho da vida, que está pela frente.
Este mestre contador de histórias
traz em seu coração tantas memórias,
espalha no meu caminhar muitas esperanças,
certezas e confiança.
Este homem alegre e brincalhão,
mas também, às vezes, silencioso e pensativo,
homem de fé e grande luta,
sensível e generoso.
O abraço aconchegante a me acolher, este homem,
meu pai, com quem aprendo a viver.
Pai, paizinho, paizão…
meu velho, meu grande amigão, conselheiro e leal amigo:
infinito é teu coração.
Obrigado, pai, por orientar o meu caminho,
feito de lutas e incertezas
mas também de muitas esperanças e sonhos!
Que seu dia seja muito feliz!
QUE TIPO DE PAI VOCÊ É?
Exator = Faz cobranças minuciosas de tudo
Xerox = o filho tem que ser sua cópia perfeita
Expositor = exibe o filho como um produto numa feira
Autocrata = em casa, quem decide, sou eu
Frustrador = corta, pela raiz, qualquer iniciativa
Caxias = se a lei existe, é para ser cumprida
Chantagista = se não fizer isto, é porque não me ama
Irresponsável = resolva isto com sua mãe
Comerciante = só te dou isto, em troca daquilo
Desligado = ignora tudo o que diz respeito ao filho
Inseguro = quem sabe, pode dar tudo errado
Provedor = tranquiliza-se dando coisas ao filho
Permissivo = o filho pode fazer tudo o que quiser
Proprietário = o filho é meu e faço dele e com ele o que quero.
Promotor = sempre encontra algo para acusar o filho
Educador = ajuda a desabrochar o adulto que está na criança
Formador = leva a sério a formação integral do filho
Democrata = dialoga para chegara um consenso
Disponível =reserva um tempo precioso para o filho
Observador = acompanha atento as etapas do desenvolvimento do filho
Previdente =prepara o filho para aprender com os fracassos porvir
Agradecido =reconhece no filho um presente de Deus, aos seus cuidados
Libertador = alerta que a verdadeira liberdade é um bem que se conquista Responsável= paga o preço de nunca ser omisso
Religioso = revela que a vida não se limita aos horizontes terrenos.
Paciente = ensina que a maturidade não acontece sem tropeços
Esperançoso = acena para a luz, que está sempre no fim do túnel
Corajoso = enfrenta os combates pelo sentido da vida
Prudente = orienta afazer os passos, de acordo comas pernas
Realista =prepara o filho para viver muito além dos limites da família
Pai de Verdade
Pai de verdade mesmo sabe que ser pai não é simplesmente
recolher o fruto de um momento de prazer, mas sim perceber
o quanto pode ainda estar verde e ajudá-lo a amadurecer.
Pai de verdade mesmo não só ergue o filho do chão quando ele cai,
mas também o faz perceber que a cada queda é possível levantar.
Ele não é simplesmente quem atende a caprichos: ele sabe perceber
quando existe verdadeira necessidade nos pedidos.
Pai de verdade mesmo não é aquele que providencia as melhores
escolas, mas o que ensina o quanto é necessário o conhecimento.
Ele não orienta com base nas próprias experiências, mas demonstra
que em cada experiência existe uma lição a ser aprendida.
Pai de verdade mesmo não coloca modelos de conduta, mas aponta
aqueles cujas condutas não devem ser seguidas.
Ele não sonha com determinada profissão para o filho, mas deseja
grande e verdadeiro sucesso com sua real vocação.
Ele não quer que o filho tenha tudo que ele não teve, mas que tenha
tudo aquilo que merecer e realmente desejar.
Pai de verdade mesmo não está ali só para colocar a mão no bolso
para pagar as despesas: ele coloca a mão na consciência e percebe
até que ponto está alimentando um espírito de dependência.
Ele não é um condutor de destinos, mas sim o farol que aponta para
um caminho de honestidade e de Bem.
Pai de verdade mesmo não diz ” Faça isto ” ou ” faça aquilo ” , mas sim
” tente fazer o melhor de acordo com o que você já sabe ” .
Ele não acusa de erros e nem sempre aplaude os acertos, mas pergunta
se houve percepção dos caminhos que levaram o filho a esses fins.
Pai de verdade mesmo é o Amigo sempre presente,
atento e amoroso – com a alma de joelhos –
pedindo a Deus que o oriente na hora de dar conselhos …
Pai de todo jeito
Tem pai que ama,
Tem pai que esquece do amor.
Tem pai que adota,
Tem pai que abandona,
Tem pai que não sabe que é pai,
Tem filho que não sabe do pai.
Tem pai …
Tem pai que dá amor.
Tem pai que dá presente,
Tem pai por amor,
Tem pai por acaso,
Tem pai que se preocupa com os problemas do filho,
Tem pai que não sabe dos problemas do filho…
Tem pai …
Tem pai que ensina,
Tem pai que não tem tempo,
Tem pai que sofre com o sofrimento do filho,
Tem pai que deixa o filho esquecido.
Tem pai de todo jeito
Tem pai que encaminha o filho,
Tem pai que o deixa no caminho,
Tem pai que assume,
Tem pai que rejeita,
Tem pai que acaricia,
Tem pai que não sabe onde está o filho que precisa de carinho.
Tem pai que afaga,
Tem pai que só pensa em negócios.
Tem…
Tem pai de todo jeito.
E você???
Que tipo de pai você é?
Eu quero um pai, apenas um pai que esteja consciente do amor
que tem para dividir…
Eu quero um pai, apenas um pai que seja AMIGO!
A todos os Pais, um carinhoso abraço! Deus Pai os abençoe!
Fonte: www.portaldafamilia.org
Dia dos Pais
História do Dia dos Pais
Dizem que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente…
Em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.
Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do pai.
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas.
Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.
O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.
Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Lá, foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos; Silvio Ferrari, de 96 anos, como o pai mais velho; e Inácio da Silva Costa, de 67 anos, como o campeão em número de filhos, um total de 31. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga.
O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.
Muitos países têm datas especiais para homenagear os pais. A Inglaterra e a Argentina também comemoram a data no terceiro domingo de junho. Na Itália e em Portugal, a homenagem acontece no Dia de São José, 19 de março. Na Austrália, é no segundo domingo de setembro. E na Rússia, no dia 23 de fevereiro.
O Dia dos Pais, ao contrário do que muitos pensam, não foi estabelecido como feriado apenas para ajudar às fabricas de cartões a vender mais. Sonora Louise Smart Dodd, de Washington, queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.
Pais em outras culturas
Repouso pós-parto
Em algumas tribos indígenas brasileiras, é costume o pai manter resguardo no lugar da mãe que deu à luz. São quase dois meses de descanso, com alimentação leve e abstenção de sexo. Também para ele são destinados os presentes dados pelos membros da família. Costume machista? Nada disso. É que, para essas sociedades, o pai é o responsável pela existência do filho. O bebê só cresce e se fortalece no útero materno por causa das constantes “visitas” do futuro pai à sua mulher. Esse grande esforço de nove meses de relações sexuais constantes exige repouso, para renovar as energias físicas.
Responsabilidades religiosas
Na cultura judaica tradicional, o pai é responsável pela educação religiosa dos filhos. O destaque fica para a educação do menino, que, a partir dos 7 anos, começa a aprender os rituais religiosos. Com 13 anos, o pai o leva à sinagoga, onde, depois da cerimônia conhecida como Bar-Mitzva, o garoto se torna membro efetivo e participante da comunidade. Nas famílias judaicas, exemplos de patriarcalismo, os pais recebem todo o respeito e obediência dos filhos
Tradição oral
Entre os ciganos, a figura paterna tem papel de destaque. Cabe ao pai a decisão final sobre qualquer atitude dos filhos e é ele quem supervisiona a educação que a mãe dá às crianças. É também o pai quem se encarrega de ensinar aos meninos as técnicas de comércio, forma milenar de sobrevivência do povo cigano. Numa cultura que valoriza a tradição oral, o pai tem o dever de passar para sua descendência os conhecimentos adquiridos nas gerações passadas, como tocar instrumentos musicais (acordeão, violão e violino), fazer artesanato de cobre e falar a língua de seu povo, o romanês. Também é ele quem decide sobre o casamento dos filhos. Namoro? Nem pensar. Os pais da noiva e do noivo se reúnem e definem o dote, pago pela família do futuro marido. O poder do pai sobre os filhos só acaba em caso de casamento desfeito. Nessa situação, o pai não pode mais ver os filhos pelos próximos dez anos. O fim do casamento representa o fim da paternidade.
PAI
Pai tantas coisa eu queria te dizer,
Cresci ao teu lado ,e o tempo passou,
e não sobrou tempo e até coragem
para dizer o quanto você é importante,
na minha vida, no meu dia a dia…
Pai, os momentos mais difíceis de
minha vida, você estava lado meu lado.
Nos momentos de alegria,
estava você lá do meu lado.
E hoje nesse seu dia,
entre todos outros dias,
gostaria muito de estar do teu lado…
Palavras não terei para expressar
o quanto amo você, para dizer-te o
quanto és importante
em minha vida inteira..
Continue sempre assim,
pois se você na altura
do campeonato resolver mudar,
certamente não vai dar certo,
pois gosto de você como você É.
Feliz Dia dos País
PAPAI
Existe um homem que se esmera no comprimento do dever para dar bom exemplo:
Que fica humilde, quando poderia se exaltar;
Que chora à distancia, a fim de não ser observado;
Que, com o coração dilacerado, se embrutece para se impor como um juiz inflexível;
Que, na ausência, usam-no como temor para evitar uma ação menos correta;
Que quase sempre, é chamado de desatualizado;
Que apenas fisicamente, passa o dia distante, na labuta, por um futuro melhor;
Que, ao fim da jornada, avidamente regressa ao lar para levar muito carinho e, as vezes, pouco receber,
Que esta sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora ou relatar uma atitude benfazeja que possa ser imitada;
Que, muitas vezes passa noites mal dormidas a decifrar os segredos da vida, quando extenuado, ainda consegue energias para distribuir energias;
Que é tão humano e sensível, por isso, normalmente, sente a ausência do afeto que lhe é dado raramente e de forma pouco comunicativa.
Que, vibra, se emociona e se orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama.
Esse homem geralmente, se agiganta e passa a Ser o valor inexorável quando deixa de existir para sempre.
Nunca perca, pois, a oportunidade de devotar muito carinho e amizade àquele que é seu melhor amigo: SEU PAI.
( Marco Antonio Struve)
PAI, PERDOA-ME
Pai, perdoa-me
pelas vezes que sentei ao seu lado, mas não ouvi o que dizias…
Pai, perdoa-me
pela visita rápida de fim de tarde, antes do jantar de domingo…
Pai, perdoa-me
pela pouca paciência, quando querias aconselhar-me nos negócios…
Pai, perdoa-me
por achar que tuas idéias já estavam ultrapassadas…
Pai, perdoa-me
por ignorar tua experiência de vida…
Pai, perdoa-me
pela minha falta de tempo para passar contigo…
Pai, perdoa-me
pelo teu convite que recusei porque ia sair com meus amigos…
Pai, perdoa-me
pela minha insensibilidade na hora da tua dor…
Pai, perdoa-me
pelas vezes em que meus filhos não te trataram com o respeito que merecias…
Pai, perdoa-me
pelo abraço que não te dei, pelo carinho que não te fiz…
Pai, perdoa-me
por não ter reconhecido em ti o próprio Cristo…
Pai, abençoa-me…
Meu pai quando eu tinha…
Ann Landers
4 anos: Meu pai pode fazer tudo.
5 anos: Meu pai sabe muitas coisas.
6 anos: Meu pai é mais esperto do que o seu pai.
8 anos: Meu pai não sabe exatamente tudo.
10 anos: No tempo antigo, quando o meu pai foi criado, as coisas eram muito diferentes.
12 anos: Ah, é claro que o papai não sabe nada sobre isso. É muito velho para se lembrar da sua infância.
14 anos: Não ligue para o que meu pai diz. Ele é tão antiquado!
21 anos: Ele? Meu Deus, ele está totalmente desatualizado!
25 anos: Meu pai entende um pouco disso, mas pudera! É tão velho!
30 anos: Talvez devêssemos pedir a opinião do papai. Afinal de contas, ele tem muita experiência.
35 anos: Não vou fazer coisa alguma antes de falar com o papai.
40 anos: Eu me pergunto como o papai teria lidado com isso. Ele tem tanto bom senso, e tanta experiência!
50 anos: Eu daria tudo para que o papai estivesse aqui agora e eu pudesse falar com ele sobre isso. É uma pena que eu não tivesse percebido o quanto era inteligente. Teria aprendido muito com ele.
Fonte: www.arteducacao.pro.br
Dia dos Pais
Brasil
Já no Brasil, quem importou a data foi o publicitário Sylvio Bhering. Instituido no dia 14 de Agosto de 1953, período que coincidiu com o dia de São Joaquim, patriarca da família, atualmente é comemorado no 2º domingo do mês de agosto, sendo a data brasileira diferente da americana e européia.
PELO MUNDO
Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição. Na Itália e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Mesmo com a ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante. Saiba mais:
Reino Unido
No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
Argentina
A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.
Grécia
Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
Portugal
A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.
Canadá
O Dia dos Pais canadente é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, costuma ser uma data mais comercial.
Alemanha
Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou. Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
Paraguai
A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.
Peru
O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.
Austrália
A data é comemorada no segundo domingo de setembro. E a comemoração é igual ao do Brasil, com direito a muita publicidade.
África do Sul
A comemoração acontece no segundo domingo de Agosto, mesmo dia do Brasil, mas não é uma data muito festejada ou tradicional.
Rússia
Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, a chamada data “o dia do defensor da pátria” (Den Zaschitnika Otetchestva).
Fonte: www.nossosaopaulo.com.br
Dia dos Pais
A idéia de se criar um Dia dos Pais partiu do objetivo de se homenagear aquele que, juntamente com nossas mães, nos deu origem à vida e nos ensinou muito do que sabemos.
A iniciativa partiu da norte-americana Sonora Louise Smart Dodd que, ao ouvir um sermão no dia dedicado às mães em 1909, teve a idéia de criar o Dia dos Pais.
A moça pretendia homenagear William Jackson Smart, seu próprio pai, militar que criou sozinho seus seis filhos, logo após a morte de sua esposa em 1898.
Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos.
O primeiro Dia dos Pais norte-americano então foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário de Smart. A rosa foi escolhida como símbolo do evento. As vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.
No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de agosto e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953. A comemoração foi importada dos EUA pelo publicitário Sylvio Bhering e teve sua data alterada de junho para agosto por motivos comerciais.
Fonte: www.sjose.com.br
Dia dos Pais
Primeiro registro de cartão para um papai data da antiga Babilônia
Desde a Antiguidade que os filhos fazem rituais em homenagem aos pais. A única diferença é que não havia troca de presentes como há hoje e nem era comemorado no segundo domingo de agosto.
Para se ter uma idéia, há um registro arqueológico datado de 4 mil anos atrás que deseja bastante sorte, saúde e longa vida para o pai. O bloco de pedra teria sido talhado pelo garoto Elmesu Moldou da Babilônia.
Outros exemplos podem ser retirados do homem bíblico, o qual se caracterizava por profundo respeito as seus pais. O pai era tratado unicamente como senhor e este mesmo termo em hebraico, conhecido como Adonai, passou a ser utilizado para invocar o nome de Deus.
Era Moderna
O século XX recuperou o Dia dos Pais depois que Sonora Luise, nos EUA, decidiu realizar uma homenagem ao seu pai John Dodd. A festa se espalhou para o resto do país até ser oficializada pelo presidente Richard Nixon.
A idéia chegou ao Brasil em 1953, sendo comemorada no dia de São Joaquim, em 16 de agosto. No entanto, como o domingo é melhor para reunir a família, o Dia dos Pais ficou para todo segundo final de semana do mês.
Fonte: www.abril.com.br
Dia dos Pais
A data é móvel, mas ninguém esquece do “velho”
No segundo domingo de agosto, que tal um passeio de bicicleta com o seu pai? Ou por que não sair para vocês darem uma volta a pé? Ou então preparar uma comidinha especial para ele? Vale também um cartão, um beijo. Afinal, esse é o Dia dos Pais.
Dizem que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Boa idéia, não? Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente…
Em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da Guerra Civil John Smart, quis homenagear seu pai. Ele havia criado sozinho seis filhos, depois que sua mulher morreu. Sonora Louise escreveu às autoridades, que concordaram com a idéia. A rosa foi escolhida para simbolizar essa homenagem: vermelha para os pais vivos e branca para os falecidos.
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado no dia 19 de junho de 1910. Da pequena cidade de Spokane, nos Estados Unidos, a idéia passou para o Estado de Washington e de lá para todo o país. Em 1972, o presidente Richard Nixon assinou uma lei oficializando a comemoração. Nos Estados Unidos, porém, o Dia dos Pais é comemorado todo terceiro domingo de junho.
Muitos países têm datas especiais para homenagear os pais. A Inglaterra e a Argentina também comemoram a data no terceiro domingo de junho. Na Itália e em Portugal, a homenagem acontece no Dia de São José, 19 de março. Na Austrália, é no segundo domingo de setembro. E na Rússia, no dia 23 de fevereiro.
No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. O publicitário Sylvio Bhering, inspirado pela comemoração norte-americana, propôs em 1953 a celebração do Dia dos Pais. O primeiro Dia dos Pais foi em 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família Bhering.
A partir de então, comemoramos o Dia dos Pais todo segundo domingo do mês de agosto. No Brasil a homenagem envolve vários costumes e tradições. Muitos filhos comemoram com uma refeição em família. Ou ajudam os pais em alguma tarefa. As crianças costumam confeccionar lembrancinhas ou escrever cartões, seguindo o exemplo do jovem Elmesu.
E vale lembrar também: pai não é só o pai de verdade. Pai é aquele que gosta da gente, que cuida, dá carinho, apoio, e está sempre do nosso lado. É por isso que às vezes quem ganha uma homenagem é o padrasto, o tio, ou um amigo da família.
Fonte: educacao.uol.com.br
Dia dos Pais
Oração aos Pais
Senhor !
Abençoa todos aqueles que têm a difícil tarefa de educar os filhos.
Dá-lhes coragem, compreensão e sabedoria.
Dá-lhes alegria e fé para que possam ser aqueles amigos que a juventude espera;
capazes de ouvir seus anseios sem recriminações;
capazes de aprender a mensagem de seus corações, sem confundi-la com a sua emotividade;
capazes de orientar a sua inteligência num justo termo,sem muitas palavras vazias de significação.
Senhor, se todos os Pais do mundo não forem abençoados,o mundo será estéril e os pequenos, rejeitados;
não mais acharemos quem queira a responsabilidade de ser pai;
não haverá mais amor;
e o riso das crianças não será mais ouvido.
E a terra nada mais produzirá.
Não haverá estímulo, não haverá vida;
E o egoísmo levará o homem a exterminar seu irmão, pois não haverá a simplicidade de crianças para fazê-lo:
pensar na pureza de um gesto;
na responsabilidade de uma vida que depende do outro;
na fraternidade humana de todas as criaturas.
Senhor !
Que todos os Pais do mundo saibam ser verdadeiramente Pais, amando, compreendendo e perdoando…
(Da obra de Ilka Neves e Algair Siqueira – “Dinâmica de Orientação Educacional”)
Fonte: www.anjus.com.br
Dia dos Pais
Pai como Você!
Um Pai dá conselho
e encorajamento quando
a gente precisa.
Um Pai se importa
com as coisas que
são importantes para a gente.
Um Pai fica feliz
com o nosso sucesso
e felicidade,
a vida inteira.
Eu agradeço PAI,
pelos abraços,
risos,
alegrias,
e momentos especiais a cada dia.
Por todas as maneiras
com que você demonstrou
o quanto amava e se importava.
Por sua paciência e seu humor.
Por tudo o que você sempre fez.
Eu tenho muito orgulho e sou muito feliz por ter… .
..UM PAI COMO VOCÊ!!
Pai é Pai !
Pai é Pai !
Pode ser novo, pode ser velho
Pode ser branco, negro ou amarelo
Pode ser rico ou pobre
Pode ser solteiro, casado, viúvo ou divorciado
Pode ser feliz ou infeliz
Pode estar aqui ou já ter ido embora
Pode ter tido filhos ou adotado-os
Pode ter casa ou morar na rua
Pode usar terno ou tanga
Pode ser Deus ou humano
Pode estar trabalhando ou desempregado
Pode ser tanta coisa ou simplesmente PAI
Mas todos, sem faltar um sequer fazem parte da criação.
Que não só hoje, mas em todos os dias desta vida
possa ser lembrado como aquele
que muitas vezes não dormiu
muitas vezes ficou pensando na comida para levar para casa
muitas vezes engoliu sapos
muitas vezes chorou escondido
muitas vezes gargalhou
muitas vezes perdeu a hora
mas nunca deixou de pensar na coisa mais importante da sua vida NÓS!!!!
Poema de homenagem aos pais
Quem disse
que por de trás daquela barba
que nos arranha o rosto
não tem um coração moleque
querendo brincar?
Quem disse
que por detrás daquela voz grossa
não tem um menino criativo querendo falar?
Quem foi que falou
que aquelas mãos grandes
não sabem fazer carinho se o filho chorar?
Quem foi que pensou,
que aqueles pés enormes,
não deslizam suaves na calada da noite,
para o sono do filho velar?
Quem é que achou
que no fundo do peito largo e viril
não tem um coração de pudim,
quando o filho amado,
com um sorriso largo se põe a chamar?
Quem foi que determinou
que aquele coroa,
de cabelos brancos não sabe da vida
para querer me ensinar?
Pai, você me escolheu filho, eu te fiz exemplo! Feliz dia dos pais, meu PAI.
Feliz Dia dos Pais!
Este homem que eu admiro tanto,
com todas as suas virtudes e também com seus limites.
Este homem com olhar de menino, sempre pronto e atento,
mostrando-me o caminho da vida, que está pela frente.
Este mestre contador de histórias
traz em seu coração tantas memórias,
espalha no meu caminhar muitas esperanças,
certezas e confiança.
Este homem alegre e brincalhão,
mas também, às vezes, silencioso e pensativo,
homem de fé e grande luta,
sensível e generoso.
O abraço aconchegante a me acolher, este homem,
meu pai, com quem aprendo a viver.
Pai, paizinho, paizão…
meu velho, meu grande amigão, conselheiro e leal amigo:
infinito é teu coração.
Obrigado, pai, por orientar o meu caminho,
feito de lutas e incertezas
mas também de muitas esperanças e sonhos
Obrigado Pai…
Obrigado, pai Pela vida!
Pela coberta que me aquece
Pelo teto que me abriga
Por tua presença amiga
Obrigado, pai
Pelos doces
Pelos presentes,
Pelos passeios na praça
Obrigado, pai
Pelo suor na fronte
E pelos braços cansados
No final da jornada
Para que nada me faltasse
Obrigado, pai
Pelas noites em claro
Quando o dinheiro não deu
E mesmo assim,
Nunca nos abandonaste
Porque me castigaste
Quando eu estava errado
E por tentar me mostrar
O caminho da verdade
Obrigado, pai
Por tantas vezes que abdicaste
Teus sonhos para realizar os meus
E abriste mão das tuas vontades
Para realizar meus caprichos.
Obrigado, pai
Porque tu existes!
Porque és meu pai,
E porque toda tarde,
voltas pra casa.
Amor de Pai
“Existe algo ilimitado no amor de um pai,
algo que não pode falhar,
algo no qual acreditar
mesmo que seja contra o mundo inteiro.
Nos dias da nossa infância,
gostamos de pensar
que nosso pai tudo pode;
mais tarde,
acreditaremos que seu amor
pode compreender tudo.”
Frederick Faber
O Melhor dos Amigos
Você é o meu maior amigo
Tudo que eu sou devo a você
Onde eu for você está comigo
Sua mão sempre a me proteger
Trago no meu canto uma verdade
Que eu guardo no meu coração
É possível ter até saudade
De quem vive na imaginação
Você meu pai, que me ensinou
Que na tristeza sempre resta uma esperança
Você meu pai, que me mostrou
Que todo homem guarda um sonho de criança
Você falou e acreditou
Que a fé remove qualquer pedra do caminho
Você viveu com muito amor
Me ensinando que ninguém está sozinho
Eu aprendi e sei que nada
É mais bonito que um sorriso de criança
Saber amar e perdoar
São coisas simples que eu trago na lembrança
Eu quero ver o sol nascer
E os passarinhos livres despertando as flores
Eu quero crer e quero ter
Um arco-íris sobre a terra toda em cores
Quero sentir que o coração
Ainda guarda um lugar pros sentimentos
Eu vou gritar pro mundo ouvir:
“O amor está presente em todos os momentos”!
Você meu pai, meu grande amigo
Que me ensinou a perdoar meus inimigos
Eu vim dizer e agradecer
Pois não seria o que sou sem ter você
Ao Meu Pai
Este homem que eu admiro tanto,
com todas as suas virtudes e também com seus limites.
Este homem com olhar de menino, sempre pronto e atento,
mostrando-me o caminho da vida, que está pela frente.
Este mestre contador de histórias
traz em seu coração tantas memórias,
espalha no meu caminhar muitas esperanças,
certezas e confiança. Este homem alegre e brincalhão,
mas também, às vezes, silencioso e pensativo,
homem de fé e grande luta,
sensível e generoso.
O abraço aconchegante a me acolher, este homem,
meu pai, com quem aprendo a viver.
Pai, paizinho, paizão…
meu velho, meu grande amigão, conselheiro e leal amigo:
infinito é teu coração.
Obrigado, pai, por orientar o meu caminho,
feito de lutas e incertezas
mas também de muitas esperanças e sonhos!
Feliz Dia dos Pais!
A Turma Do Balão Mágico
Composição: F.don Diego / A.araujo / Edgard Poças
Um passarinho
Me acordou cedinho
Cantando lindo
Que nem rouxinol
E o céu sorrindo
Azul, azul, limpinho
Abriu caminho
Pra passar o sol
Um dia lindo
Com todas as cores
Um arco-íris
Garantiu que sai
E o bem-te-vi disse
Que viu as flores
Vindo enfeitar
O dia do papai
Amigo velho
Eu queria falar
Meu velho amigo
Foi tão bom te encontrar.
Amigo velho
Eu te amo demais
Meu velho amigo
Todo dia é dos pais
Eu convidei o gato
E o cachorro
Nem um amigo
Vai poder faltar
Super-heroi, também
Tarzan e o Zorro
E o pererê não vai poder mancar
Vai ter pelada
E muita brincadeira
Toda alegria vem nos visitar
Queria tanto
Que esta festa inteira
Fosse um presente
Pra poder te dar.
Amigo velho
Eu queria falar
Meu velho amigo
Foi tão bom te encontrar.
Amigo velho
Eu te amo demais
Meu velho amigo
Todo dia é dos pais
Mensagem
Pode ser novo, pode ser velho;
Pode ser branco, negro ou amarelo;
Pode ser rico ou pobre;
Pode ser solteiro, casado, viúvo ou divorciado;
Pode ser feliz ou infeliz;
Pode estar aqui ou já ter ido embora;
Pode ter tido filhos ou adotado-os;
Pode ter casa ou morar na rua;
Pode usar terno ou tanga;
Pode ser Deus ou humano;
Pode estar trabalhando ou desempregado;
Pode ser tanta coisa ou simplesmente PAI.
Mas todos, sem faltar um
sequer fazem parte da Criação.
Que não só hoje,
mas em todos os dias desta vida
possas ser lembrado como aquele que:
muitas vezes não dormiu,
muitas vezes ficou pensando
na comida para levar para casa,
muitas vezes engoliu sapos,
muitas vezes chorou escondido,
muitas vezes gargalhou,
muitas vezes perdeu a hora,
mas nunca deixou de pensar
na coisa mais importante da sua vida:
NÓS!!
Redes Sociais