Abacaxi

PUBLICIDADE

Um abacaxi é uma fruta tropical com um sabor doce, ligeiramente ácido e carne muito suculenta. Os abacaxis são nativos da América Central e do Caribe, onde continuam sendo amplamente consumidos e cultivados, e também são cultivados nos trópicos do mundo, especialmente nos estados americanos da Flórida e do Havaí. Embora os abacaxis possam ser nativos das Américas, eles também foram adotados na culinária de várias outras regiões do mundo, especialmente na Ásia.

Os europeus deram o nome de abacaxi depois da pinha, já que essas frutas se parecem mais com pinhas, e provou ser um grande sucesso quando foi introduzida nos tribunais europeus. Como outras frutas tropicais, o abacaxi a princípio era limitado às mesas da realeza, e era frequentemente objeto de pinturas, gravuras e outras obras de arte, devido à sua aparência distinta. Com o tempo, o cultivo generalizado do abacaxi tornou-o muito mais acessível.

Nome científico: Ananas comosus (L.) Merril
Nome popular: ananás; abacaxizeiro
Família botânica: Bromeliaceze
Origem: América Central e México.

O abacaxi, é uma planta perene da família das bromélias, nativa da América do Sul.

Esta espécie, de tamanho limitado e folhas duras e lanceoladas de até 1 metro de comprimento, dá frutos uma vez a cada três anos a produção de uma única fruta perfumada e doce, muito apreciado na gastronomia.

Origem

Origina-se da América Tropical, sendo também cultivado em outros países de clima tropical e subtropical. Pertence à mesma família botânica do gravatá e da samambaia conhecida como barba-de-velho,da família das bromeliáceas.

Frutificação: durante o ano todo.

História

Consta que o abacaxi ou ananás foi descoberto, para o velho mundo, em 4 de novembro de 1493, quando Cristóvão Colombo descobriu a ilha de Guadalupe, onde encontrou e experimentou o fruto, que era amplamente disseminado na América Tropical, desempenhando parte importante na alimentação das populações indígenas. Acredita-se que no final do século XVII, a planta já era conhecida na maioria das áreas do globo.

Hoje, o abacaxi é um autentico fruto símbolo das regiões tropicais e subtropicais.

Taxonomia

O abacaxi, Ananas comosus (L.) Mernil, pertence à família Bromeliaceae, que apresenta cerca de 46 gêneros e 1700 espécies, ocorrendo principalmente em zonas tropicais. Sendo chamado por sua forma em espanhol “piña” e no inglês “pineapple”, mas o nome “ananás” usado por franceses, italianos, holandeses e alemães, também se usa no inglês e no português (ananás é o fruto, naturalmente; a planta é ananaseiro).

O vocábulo ananás é originário de nana, da língua tupi, falado pelos nativos que habitavam o litoral do Brasil.

Atualmente, ananás é usado para indicar os frutos selvagens ou pertencentes a variedades desconhecidas pelo povo, pois as variedades conhecidas são vulgarmente chamadas de abacaxi, vocábulo proveniente de ibacati (iba= fruto, cati= que exala cheiro) da língua guarani.

Características

AbacaxiAbacaxi

Planta herbácea, terrestre, de até 1 metro de altura, com caule pouco desenvolvido, folhas lineares, alongadas, em forma de calhas e dispostas em torno de um eixo central. Flores de coloração roxo-purpúrea, reunidas em inflorescência terminal, de eixo grosso, carnoso e cônico-oval. Abertas as flores, as pétalas se desprendem e as sépalas, junto com outras partes das flores e da inflorescência, soldam-se formando o fruto. Trata-se de uma inflorescência denominada sorose (nome de origem grega, derivado de soros, que significa agrupamento). Conhecido mundialmente como ananás e no Brasil como abacaxi.

Partes aproveitadas

Toda a fruta

Indicações

Energeticamente é refrescante, de sabor doce e ácido. Acalma, abaixa a pressão, é diurético e nutritivo, é importante para a formação óssea dos adolescentes, fluidificante de secreções de vias aéreas, indicado nas bronquites e gripes.

Utilidades Medicinais

Anemia: A acidez do abacaxi favorece,na digestão, a absorção de ferro. O anêmico pode, no intervalo das refeições, usar um pouco de suco de abacaxi diluído em água e adoçado com melado de cana.
Diurese:
O suco de abacaxi é excelente diurético.
Inapetência:
O suco de abacaxi, sem açúcar,tomado em pequena quantidade uma ou duas horas antes da refeição, ajuda a abrir o apetite.
Nefrolitíase:
Para auxiliar na eliminação de cálculos, há tratamentos naturais específicos.

O suco de abacaxi pode participar juntamente com outros sucos e chás.

Pode-se passar alguns dias com dieta exclusiva de abacaxi,e tomar chás como o de quebra-pedra, folha de abacate, cana-do-brejo e cavalinha. Convém, entretanto, seguir orientação médica para cada caso

O Abacaxi

É eupéptico, germicida, oxidante forte, desobstruente do fígado, antiictérico, antiartrítico, antihidrópico, antidiftérico, bom contra as afecções da garganta e contra a arteriosclerose.

Na culinária:

O abacaxi é utilizado na indústria para produzir essências.
De sua poupa são feitos inúmeros pratos saborosos.
Seu sumo é empregado em sucos e doces
Sua casca é aproveitada para fazer um delicioso licor .

Propriedades Nutritivas por 100 gramas da fruta(polpa):

Vitamina A
(mg)

Vitamina B1
(mg)

Vitamina B2
(mg)

Vitamina C
(mg)

Niacina
(mg)

Calorias
(Kcal)

4,00

51,00

17,00

10,90

0,245

52,00

Glicídios
(g)

Proteínas
(g)

Lipídios
(g)

Cálcio
(mg)

Fósforo
(mg)

Ferro
(mg)

13,70

0,40

0,20

18,00

8,00

0,50

O abacaxizeiro é uma planta herbácea perene da família Bromeliácea, quase sem caule, com folhas estreitas, compridas e resistentes, margeadas por espinhos e dispostas em rosetas.

Ao longo de um ramo, medindo cerca de 30 a 35 cm de altura, nascem as flores, nas cores lilás, arroxeada e vermelha.

Cada planta produz um único fruto, de aroma intenso e sabor inconfundível que se forma a partir do eixo florífero. Ao seu redor surgem diversas bagas de formato poligonal, salientes e carnosas. Esse eixo termina, na parte superior, com uma coroa de folhas pequenas.

Além de ser uma ótima fonte de cálcio, vitaminas A, B e C, o abacaxi possui uma substancia de alto valor medicinal a bromelina. Trata-se de uma enzima muito utilizada como digestivo, anti-inflamatório e solventes de mucosidades, como por exemplo, as que se acumulam nas vias respiratórias quando há afecções broncopulmonares.

Na culinária, o suco de abacaxi é empregado no preparo de carnes, pois a bromelina, contida no suco, tem o poder de amacia-las.

É uma planta de clima tropical e subtropical.

Melhores variedades: Cayenne (smooth cayenne) , pérola (pernambuco) e boituva (amarelo comum).

Época de plantio: O ano todo.

Espaçamento:

Variedades pérola e boituva: plantio em linha simples: 1 x 0,40m.
Variedade cayenne:
plantio em linhas duplas: 0,90 x 0,45 x 0,30m.

AbacaxiAbacaxi

Mudas necessárias: 25-50 mil / hectare.

Combate à erosão: Plantio em linhas de nível ; terraçamento .

Adubação e calagem

Dois a três meses antes do plantio , por hectare: até 3t de calcário dolomítico incorporadas ao solo; depois do plantio , para a primeira safra por planta: até 50g de sulfato de amônio (ou o equivalente em uréia ou nitrato de amônio) ; até 10g de superfosfato simples e até 30g de sulfato de potássio, distribuídos em três parcelas crescentes: a primeira, em cobertura junto as linhas de plantio; as demais, nas axilas das folhas basais, sem deixar cair adubo dentro da roseta foliar

Para cada soca, por rebentão: metade das doses indicadas para a primeira safra .

Combate à ervas más

Capinas e emprego de herbicidas, como o diuron e derivados de triazina.

Combate à moléstias e pragas

Gomose: Ainda não se conhece produto eficiente
Podridão-negra:
Pincelamento da seção de pedúnculo do fruto com uma solução alcoólica de ácido benzóico a 10% ou de Benomil na concentração de 2.000 ppm
Broca-do-fruto:
Polvilhamentos e pulverizações, nas inflorescências e frutos novos, com paration metílico, diazinon, malathion, a cada 8 ou 10 dias
Cochonilha:
Tratamento das mudas e plantas com um dos inseticidas citados
Formiga – lava – pés:
Bom preparo do solo e incorporação de aldrim, na base de 6Kg de princípio ativo por hectare, antes do plantio.

Época de colheita

Janeiro – fevereiro, ou o ano todo, induzindo-se a iniciação floral com carbureto de cálcio, acetileno ou hormônios vegetais ( ácido alfanaftalenoacético, ácido 2-cloroetano fosfônico etc. )

Melhor rotação: Adubos verdes.

Produção normal: 20-45 mil frutos/hectare/safra.

Observações

Pode ser cultivado em todo o Estado, exceto nas áreas sujeitas ao encharcamento e às geadas.
A variedade cayenne tem as folhas praticamente sem espinhos, é a mais adequada para industrialização e também se presta muito bem para o consumo ao natural. As duas outras citadas servem apenas para a comercialização in natura e têm as margens das folhas armadas de espinhos.
Os principais tipos de mudas são os filhotes e os rebentões, cuja inserção ocorre, respectivamente, no pendúculo do fruto e no talo da planta.
No caso da variedade cayenne – cujas mudas são de preço elevado – além desses tipos, também é indicado o uso da coroa dos frutos destinados á industrialização e de plântulas (mudas resultantes do enviveiramento de seções dos demais ou do próprio talo do abacaxizeiro).
De cada cultura, convém explorar uma ou duas safras.
Para prevenir pragas e moléstias, evitar locais ou proximidades de abacaxizais em mau estado sanitário e mudas deles provenientes.

Essa fruta é rica em vitamina C e sais minerais como Cálcio, Ferro e Fósforo.

A vitamina C é um remédio de choque contra o frio, cansaço,gripe e depressão.

É necessária ao desenvolvimento de ossos e dentes, aumenta a resistência dos tecidos e dos vasos sanguíneos.

Os sais minerais contribuem também para ossos e dentes, mantêm o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso.

O abacaxi facilita a digestão de produtos protéicos como carnes, peixes e aves pela alta porcentagem de celulose.

Nos casos de febre, recomenda-se suco de abacaxi por ser refrescante e eliminador de impurezas. É também indicado para enfermidades da garganta e da boca.

No tempero, ele amacia a carne. E para combater a bronquite, seu xarope é muito eficaz. Para prepará-lo, corte a fruta em rodelas, coloque-as numa panela, regue com mel e cozinhe. Deixe esfriar, retire o suco e coloque-o em vidro bem tampado. Tome 3 a 4 colheres de sopa por dia.

Também a casca cozida em forma de chá é utilizada para purificar o sangue e para combater diferentes processos inflamatórios.

O abacaxi está maduro quando as folhas da coroa se soltam com facilidade. Se você preferir comprá-lo verde, deixe-o amadurecer em temperatura ambiente.

E, para reconhecer quando ele está maduro demais, observe a região próxima à base. Em caso positivo, ela estará com manchas escuras e partes amolecidas.

Essa fruta madura, e em boas condições, conserva-se na geladeira por 2 a 4 semanas.

Ele pode ser encontrado o ano inteiro, mas seu período de safra vai de dezembro a fevereiro.

Abacaxi
Abacaxi, planta originária da América tropical que alcança 90 cm de altura e produz frutos de até 4 kg.

O abacaxi

Planta originária da América tropical, cultivada em muitas regiões quentes. Alguns estudiosos afirmam que a planta é nativa do Brasil, outros dizem que procede do Paraguai, tendo-se espalhado pelo continente, especialmente até a América Central e as ilhas do Caribe.

O Pé do Abacaxi pode chegar a 90 cm de altura e a fruta pesa até 4 kg.

Na parte de cima, um grupo de pequenas folhas forma a coroa. A polpa, que constitui a parte comestível, é rija e amarelo-clara ou esbranquiçada.

A planta possui folhas verde-azuladas em forma de espada. Elas crescem em torno de um caule grosso. As bordas das folhas têm espinhos pontudos. A planta possui raízes subterrâneas e também pequenas raízes que se desenvolvem acima da superfície do solo.

Quando a planta tem entre 14 e 16 meses de vida, surge uma inflorescência em seu centro, que cresce cerca de 5 cm e produz flores da cor azul-violeta.

Cada flor se transforma numa pequena fruta. As partes carnosas dessa fruta se unem à haste à qual já estava presa. A combinação da fruta e da haste forma a polpa amarela do abacaxi.

A casca se desenvolve a partir de estruturas espessas, duras e semelhantes a folhas, chamadas brácteas florais.

Cultivo e Produção

Os abacaxis precisam de clima quente e de solos bem irrigados.

Eles se multiplicam a partir de qualquer uma das três partes da planta: dos pedúnculos, dos rebentos e das coroas. Os pedúnculos crescem no caule principal. Os rebentos nascem da haste das flores, logo abaixo da fruta.

As coroas são as folhas situadas na parte de cima do abacaxi.

Os abacaxis são consumidos ao natural ou em conserva. Várias partes da planta são utilizadas na fabricação de alimento para o gado. Nas Filipinas, tecem-se as fibras da planta e fabrica-se um tecido chamado piña.

História

Cristóvão Colombo e sua tripulação, que exploraram as Antilhas em 1493, provavelmente foram os primeiros europeus a experimentar essa fruta.

A produção comercial de abacaxis começou em meados do séc. XIX na Austrália, nos Açores e na África do Sul.

A planta, cujo nome científico é Ananas comosus, pertence à família das bromélias e o fruto é, na verdade, uma frutescência: cada gominho é um fruto independente que se juntou com os demais durante o processo de crescimento.

É famoso em todo o mundo pelo seu perfume delicioso, pelo seu sabor acre-doce e por seu grande valor nutritivo.

O abacaxi é uma fruta deliciosa, muito apreciada em todos os países tropicais. Sua polpa saborosa é ligeiramente ácida, e muito refrescante.

Ao lado das qualidades organolépticas, que o distinguem universalmente, há o seu alto valor dietético, comparável ao das melhores frutas tropicais.

Por exemplo, o suco de abacaxi é um alimento energético, pois um copo (150 cm3) propicia, em média, cerca de 150 calorias ao organismo humano.

O teor de açúcar do suco varia, em geral, em trono de 12 a 15%, dos quais aproximadamente 66% são de sacrose e 34% de açúcares redutores (glicose e frutose).

O abacaxi contém, principalmente, potássio, além de magnésio e cálcio.

As vitaminas presentes são muito numerosas.

Considera-se o suco de abacaxi uma fonte de vitaminas: A (0,3mg em 100g de suco), vitamina B1 e uma fonte aceitável de vitamina C (8,5mg em 100g em média), porém não contém vitamina D.

É um adjuvante da digestão, em virtude de conter a bromelina, uma mistura de enzimas proteolíticas (que desdobram proteínas), que em meio ácido ou alcalino ou neutro transforma as matérias albuminóides em proteoses e peptonas (fragmentos resultantes da destruição enzimática da proteína).

Origem

Origina-se da América Tropical, sendo também cultivado em outros países de clima tropical e subtropical. Pertence à mesma família botânica do gravatá e da samambaia conhecida como barba-de-velho,da família das bromeliáceas.

Utilidades Medicinais

Anemia: A acidez do abacaxi favorece,na digestão, a absorção de ferro. O anêmico pode, no intervalo das refeições, usar um pouco de suco de abacaxi diluído em água e adoçado com melado de cana.

Diurese: O suco de abacaxi é excelente diurético.
Inapetência:
O suco de abacaxi, sem açúcar,tomado em pequena quantidade uma ou duas horas antes da refeição, ajuda a abrir o apetite.
Nefrolitíase:
Para auxiliar na eliminação de cálculos, há tratamentos naturais específicos.O suco de abacaxi pode participar juntamente com outros sucos e chás.

Pode-se passar alguns dias com dieta exclusiva de abacaxi, e tomar chás como o de quebra-pedra, folha de abacate, cana-do-brejo e cavalinha. Convém, entretanto, seguir orientação médica para cada caso

VALOR NUTRITIVO

É uma fruta com alto teor de vitamina C.

Além disso, contém celulose, uma substância indispensável para o bom funcionamento intestinal, e bromelina, uma outra substância que facilita a digestão das carnes. Também é bastante rico em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

VALORES NUTRICIONAIS

Porção: 100g
Kcal: 52.0
HC: 13.7
PTN: 0.4
LIP: 0.2
Colesterol: 0
Fibras: 1.4

O abacaxi (Ananas comosus) é de origem sul-americana e foi oferecido aos primeiros colonizadores como um gesto de hospitalidade e boas vindas. O nome da fruta tem origem indígena, “inaka ti”, que significa “fruta cheirosa.” É a fruta tropical mais famosa do mundo.

Propriedades Nutricionais

O abacaxi é um alimento rico em vitamina C, betacaroteno (provitamina A), vitaminas do complexo B e minerais como potássio, manganês e cálcio. Além disso, também contém uma poderosa enzima, a bromelina, que segundo recentes pesquisas, pode ajudar na redução de inflamações de muitas causas e ajudar na digestão.

Valor Calórico

100 gramas de abacaxi fornecem 52 calorias.

Propriedades Medicinais

O abacaxi ajuda a dissolver coágulos sanguíneos, a reduzir inflamações, a acelerar a cicatrização de tecidos e na digestão.

Além disso, é antiviral, antibacteriano e um bom alimento para prevenir a osteoporose e as fraturas ósseas, devido ao seu alto teor de manganês. Ajuda nas tosses produtivas.

Informações Nutricionais

Destaca-se no abacaxi a presença da “bromelina”, uma substância de natureza protéica (enzima) que facilita a digestão das carnes.

100 g contêm, em média:

Macrocomponentes Glicídios (g) 4
Proteínas (g) 2
Lipídios (g) 0
Fibras alimentares (g) 3
Vitaminas Vitamina A1 (mg) 290
tbImparVitamina B1 (mg) 30
Vitamina B2 (mg) 90
Vitamina B3 (mg) 0
Vitamina C (mg) 42
Minerais Sódio (mg) 102
Potássio (mg) 214
Cálcio (mg) 112
Fósforo (mg) 40
Ferro (mg) 2
Conteúdo energético (kcal) 28

Como Comprar

Os abacaxis já devem ser colhidos maduros, pois não ficam mais doces depois de colhidos. Uma coroa de folhas, compacta e pequena, em relação ao tamanho do fruto, indica que está bem desenvolvido.

Para se escolher um abacaxi maduro deve-se puxar as folhas para ver se soltam-se facilmente.

Como Conservar

Conserva-se à temperatura ambiente em local arejado por cinco a sete dias.

Como Consumir

Eliminada a casca, a polpa pode ser consumida diretamente, sob a forma de fatias ou pedaços. Batida em liquidificador, fornece um suco saboroso, que pode ser associado ao de outras frutas, como a laranja e a acerola. A associação com folhas de hortelã é também muito apreciada.

O abacaxi é muito consumido na forma de doces e compotas, e ainda na preparação de diversos pratos doces (tortas, pavês…) e salgados (geralmente acompanhando carnes). O efeito digestivo da bromelina é mais pronunciado quando se consome a polpa fresca ou o suco recém-preparado

O abacaxizeiro é uma planta tropical originária de regiões de clima quente e seco ou com chuvas irregulares. Até poucos anos, era cultivado em áreas virgens, recém-desmatadas, e por isso considerado rústico, pouco exigente de tratos.

Herbácea geralmente com 80 cm de altura.

AbacaxiAbacaxi

Flores pequenas, de coloração rósea.

As folhas são longas, estreitas, duras e com ou sem espinho segundo as variedades.

Frutificação durante todo o ano.

De alto valor dietético, a polpa do abacaxi é energética ( 150 cal. por copo de suco); contém boas quantidades das vitaminas A, B1 e C, e, ainda, a bromelina que favorece a digestão.

Cada planta, produz um fruto e uma única vez. Sobrevive por vários anos através da formação de brotações laterais (rebentões)

O que é

É uma fruta nacional, de sabor agradável, refrescante e delicioso.

Indicações: Pode ser aplicado como grande remédio para o tratamento da bronquite, afecções da garganta e difterias.

O seu suco é diurético e vermífugo. Combate também a prisão de ventre, controla as funções hepáticas e favorece a digestão.

Auxilia também no combate a febres intestinais, enfermidades da bexiga,da próstata e da uretra, elimina cálculos renais e auxilia na função da vesícula. É empregado também no tratamento do reumatismo, da artrite, a hidropisia e icterícia. Ótimo suco alimentar e é depurativo do sangue.

Cuidados

O uso abusado agride o estômago principalmente se a fruta não estiver bem madura e pode provocar sangramento na boca e ou gengivas.

Origem

América do Sul, na sua parte costeira; os índios dessa região costumavam pendurar folhas de abacaxi, ou mesmo o próprio fruto, na entrada das cabanas, para indicar que as visitas eram bem-vindas.

Grande parte dos abacaxis comercializados no mercado brasileiro, tem como origem as plantações da região Nordeste do Brasil, principalmente nos Estados da Paraíba e de Pernambuco.

Tipos

Quanto ao tamanho:

Grande: Pesa mais de um quilo e meio
Médio:
Pesa entre um quilo e um quilo e meio
Pequeno:
Pesa menos de um quilo

Quanto à variedade:

Tipo Pérola: Tem formato cônico, coroa de diâmetro pequeno, coloração interna amarelo-pálida, quase branca
Tipo Jupí:
Tem formato cilíndrico, isto é, tem o mesmo diâmetro de cima até embaixo
Tipo Havaí:
Também tem formato cilíndrico, mas a coroa apresenta maior diâmetro, não tem espinhos e a coloração interna é amarelo-palha ou mesmo amarelo-forte

Características

É uma fruta muito refrescante, cheirosa e sumarenta; cada gomo que vemos externamente, é um fruto independente.

Seu maior valor comercial ocorre quando é de:

Tamanho: grande (um quilo e meio de peso)
Coloração: amarelada na base
Coroa: Firme
Variedade: Pérola.

Dicas para comprar

Procure os que estão:

Sem defeitos, tais como:

Manchas;
Marcas;
Deterioração;
Deformidade.

A melhor maneira de saber se o abacaxi está no ponto exato para ser consumido, é quando uma das folhas da coroa se solta com facilidade ao ser puxada, lembrando que ele não amadurece facilmente depois de colhido.

Outra dica

Pressionar ligeiramente a casca: se estiver macia, é sinal de que está bom para ser consumido de imediato. Ao contrário, se passar do ponto, a casca apresenta manchas escuras e algumas partes ficam amolecidas de mais, principalmente junto à base; – os menos ácidos são aqueles que têm pequenos espinhos na coroa.

Procure adquirir os que têm boa fragrância e a polpa amarela clara ou branca.

Dicas para guardar

Para que o abacaxi verde amadureça, deixe-o à temperatura ambiente, enrolado em jornal e longe da luz direta do sol.

Dicas para consumo

É uma fruta muito versátil e que se presta à composição de inúmeros pratos tanto os doces quanto os salgados, tais como:

Compotas;
Doces cristalizados ou em pasta;
Geléias;
Sucos;
Pudins;
Saladas;
Bebidas;
Sorvetes;
Gelatinas.

Obs.: No caso dos dois últimos, é preciso ferver o suco e a polpa antes de preparar, pois, caso contrário, não haverá a solidificação.

Se quiser fazer um suco bem concentrado, use a própria casca da fruta, assim procedendo: Descascar a fruta, deixar a casca repousar numa vasilha com água por algumas horas, e depois bater no liquidificador e coar, servindo gelado.

ATENÇÃO: As pessoas com tendência a aftas bucais, ou mesmo com alto nível de acidez estomacal, devem evitar sempre a ingestão do abacaxi, ou então, fazer uso moderado e esporádico.

Composição

Vitaminas (A, B, B1, B2 e C)
Sais minerais diversos
Magnésio
Enxofre
Potássio
Cálcio
Ferro
Iodo
Flúor
Fósforo
Carboidratos
Fibras (Celulose)
Proteínas
Saponinas
Flavonóides
Glicosídeos
Sacarídeos
Taninos

Valor calórico

75 calorias / 100g

Indicações Terapêuticas

O abacaxi é altamente eficiente para:

As vias urinárias, por ser diurético, detergente e desintoxicante dos rins
Prevenção da formação de cálculos renais e biliares
Prevenir prisão de ventre, devido ao seu alto teor de fibras
Bronquite (é expectorante – fazer suco com a casca)
Aliviar cólicas menstruais
Combater a anemia, pois favorece a absorção do ferro
Falta de apetite, desde que ingerido o seu suco, sem açúcar, 1 ou 2 horas antes da refeição.

Obs.: O abacaxi possui uma enzima chamada bromelina que, em contato com a pele, pode causar dermatite em pessoas sensíveis.

Características da planta

Planta de pequeno porte, podendo atingir 80cm de altura. Folhas longas e duras, dispostas espiraladamente, partindo da base, formando uma roseta. Flores pequenas, de coloração rósea a roxo-purpúrea, surgem aglomeradas em uma haste, formando uma espiga que se desenvolverá originando a fruta do abacaxi.

Fruto

O conjunto dos pequenos frutos formam a estrutura de forma ovóide do abacaxi.

Na sua porção superior forma-se uma “coroa” de folhas duras, de coloração verde intensa denominadas brácteas.

A haste interna do abacaxi é envolta pela suculenta polpa que é comestível.

Cultivo

Prefere solo rico em nutrientes, não suportando os encharcados. O plantio é feito no início das chuvas desenvolvendo-se bem em locais de temperaturas de 16° a 20° C e livres de geadas. Produz 20 kg por planta ao ano. Frutifica o ano todo.

Quando Cristóvão Colombo chegou à ilha de Guadalupe, no Novo Mundo, o abacaxi foi oferecido aos invasores europeus num gesto de hospitalidade e boas-vindas. Por sua semelhança, um tanto forçada e bastante apressada, com o fruto do pinheiro europeu, a fruta foi então chamada de pina, como é até hoje conhecida nos p de língua espanhola.

Para os indígenas de língua guarani, seu nome significava “fruta saborosa”, de onde derivou a palavra ananás, como são ainda conhecidas algumas de suas espécies silvestres. Mas foi “iuaka’ti” ou “fruta cheirosa”, outra de suas denominações indígenas, que deu origem à palavra abacaxi em português.

Provavelmente nativo do sul da América do Sul, da região onde hoje fica o Paraguai, o abacaxi foi carregado por toda a América pelos índios guaranis, tornando-se espécie cultivada pelas populações autóctones até a região da América Central e Caribe muito antes da chegada dos europeus.

O abacaxi, com o nome de pina, foi levado para a Europa como testemunho da exuberância exótica das terras existentes a oeste do Atlântico.

Espécie de fruto de fácil dispersão e cultivo, o abacaxi cruzou os mares do mundo a bordo de galeões e caravelas, chegando para ficar na África, na China, em Java, na Índia e nas Filipinas.

Nesses locais o abacaxi se propagou com facilidade e rapidez, tendo sido muito bem aproveitado nos últimos cinco séculos, e não apenas como saboroso fruto.

Na Inglaterra, verdadeira paixão, a partir do século XVII iniciou-se o cultivo do abacaxi em estufas especialmente preparadas para manter a temperatura equivalente à temperatura tropical de que a planta necessita para crescer.

Com sua coroa espinheinta, passou a ser chamado, no feminino, de “a rainha das frutas”. Transformado em iguaria de reis e rainhas, o abacaxi foi oferecido como símbolo de hospitalidade a convidados especiais da nobreza, também nas cortes européias.

Em seu transporte do Novo para o Velho Mundo, o abacaxi deixou de ser apenas uma fruta e passou a ser um verdadeiro modelo de beleza e exotismo, representado incansavelmente pelas belas artes, estudado e admirado pelas ciências da natureza. Uma imagem que permaneceu misteriosa por muito tempo, até que pudesse ser completamente desvendada pela botânica.

Soube-se, depois de muito tempo, que aquilo que costumava ser considerado como uma frota inteira, única, não passava de uma ou duas centenas de pequenos frutos aglomerados em torno de um mesmo eixo central: cada “olho” ou ‘escama” da casca do abacaxi é um fruto que cresceu a partir de uma flor, fundindo-se todos os frutos em um grande corpo, chamado infrutescência, no topo do qual se forma a coroa.

De perfume forte e sabor variado, ora dulcíssimo, ora bastante ácido, esse conjunto de frutos do abacaxi possui uma polpa refrescante e cheia de caldo. Tais virtudes o recomendam como fruta que se presta à produção de compotas, doces cristalizados, geleias, sucos, sorvetes, cromes, gelatinas e pudins.

No Brasil faz-se também uma bebida, chamada alua, bastante conhecida e apreciada no nordeste: deixam-se as cascas do abacaxi imersas em água por alguns dias, até que se processe a sua fermentação.

O abacaxi é, seguramente, uma das frutas tropicais mais populares do mundo, sendo muito utilizada no preparo de coquetéis de espírito festivo, tais como a mundialmente famosa pina colada, feita com suco de abacaxi e rum.

O abacaxi não é fruta calórica, mas seu conjunto contém altas porcentagens de vitaminas A, B e C, assim como carboidratos, sais minerais e fibras. Além disso, dos restos do abacaxizeiro pode-se extrair a bromelina, uma enzima nobre que ajuda a decompor proteínas, resultando dessa extração um bagaço consistente que pode ser utilizado como ração animal.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de abacaxi, com mais de 700 mil toneladas anuais, perdendo, no início dos anos 90, apenas para a Tailândia, para as Filipinas e para a China. As principais plantações brasileiras estão concentradas na região Nordeste do país, em especial no Estado da Paraíba; no Triângulo Mineiro; e nos Estados da Bahia e de São Paulo, onde os municípios de Araçatuba e Bauru são os líderes.

Apesar de manter uma área de cultivo muito maior que os outros países produtores, o Brasil ainda não detém completamente as técnicas que permitem a alta produtividade obtida nos abacaxizais asiáticos. Basicamente, no Brasil, cultivam-se as variedades Pérola, a preferida pelo mercado in natura, e Smooth Cayenne ou Havaiana, que produz um fruto maior, mais ácido e resistente e que, por isso mesmo, é normalmente destinada à exportação e às indústrias de compotas e de sucos.

Fonte: br.geocities.com/www.agrov.com/www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/www.clickeducacao.com.br/www.batuquenacozinha.oi.com.br/www.agrobyte.com.br/www.ceasacampinas.com.br/saudealternativa.org/ www.paty.posto7.com.br

Veja também

Índice Glicêmico

PUBLICIDADE Diabetes é uma condição em que o sucesso do tratamento depende de quão bem …

Eritritol

Eritritol

PUBLICIDADE O eritritol, como outros álcoois de açúcar, tem um efeito de resfriamento quando dissolvido …

Marshmallow

Marshmallow

PUBLICIDADE Definição de marshmallow O marshmallow é um doce de confeitaria branco geralmente na forma de propagação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.